Magic Knight Rayearth (CLAMP)



Estou tentando lembrar quantos anos faz que eu assisti a esse anime pela primeira vez. No entanto, não vem à mente, no momento. O que importa realmente é que eu consegui ver mais uma vez. Vou dizer: não é uma tarefa fácil, pelo menos não para mim.  A história é maravilhosa, mas o anime não segue o mangá, o que o tornou muito longo, mas esse não é o problema. O verdadeiro problema é a bendita dublagem. Eu poderia ver em japonês? Poderia, mas só consegui ver uma parte, já que as demais não tinham legenda. Então, fui obrigada a ver o restante todo dublado. A dublagem toda, em si, não é de fato ruim, mas ter os nomes dos personagens trocados foi um verdadeiro pesadelo, para mim. A voz da protagonista, não quero ofender quem fez a dublagem, mas não caiu bem na personagem e foi insuportável de ouvir. Dos demais, até que foi tranquilo, mas, em particular, a da personagem principal não desceu muito bem. Acho extremamente errado mudar os nomes dos personagens, pois causa uma confusão no coração da gente. Vamos relevar, já que era algo que eles costumavam fazer muito, antigamente.


Sim, essa história é um pouquinho velhinha. O mangá foi lançado em 1993, com 6 volumes. Veio para o Brasil, pela editora JBC, em 2013. Nessa época, eu fiz a assinatura e recebi todos os volumes em casa. Uma coleção lindíssima, por sinal. A história corre de forma desenrolada e muito rápida. Acho que quem não atura enrolação vai amar o mangá. Além de que, o final é MIL vezes melhor e diferente. O anime foi lançado em 1994, porém, a sua adaptação sofreu muitas alterações, como novos personagens e situações. Por essa razão, se tornou um anime bem longo, com 49 episódios. A qualidade é de acordo com a época em que foi lançado, já que dá para notar claramente que é um anime antigo. Em 1997, lançaram 3 OVAS, que eram adaptações do próprio mangá. Contudo, eu não encontrei para ver. Então, não sei dizer sobre sua qualidade.
A história gira em torno de três jovens garotas que, apesar de não se conhecerem, o destino levou as suas vidas a se cruzarem em um mesmo ambiente, uma excursão escolar. As três foram levadas para um mundo totalmente diferente, misteriosamente. Assustadas em estar em um local totalmente diferente de onde estavam, não demora muito para elas perceberem que aquele não era o mundo em que viviam. Era um lugar totalmente mágico. O que as levou para aquele lugar? Um nativo um tanto peculiar aparece e explica o motivo delas terem sido trazidas a esse mundo. A princesa Emeraude havia as invocado para que pudessem se transformar em guerreiras mágicas e salvar Cephiro, que é esse mundo onde estavam e que entraria em colapso. Primeiramente, duas delas ficaram resistindo aos seus deveres, mas logo perceberam que, para sair daquele mundo ao qual não pertenciam, teriam que terminar a sua missão naquele lugar estranho. E agora? Elas conseguirão se tornar guerreiras mágicas, salvar esse mundo e voltar para casa?


Hikaru Shidou é uma adolescente de 14 anos, animada, corajosa e amigável. É uma pessoa muito firme naquilo que acredita. Confia facilmente nas pessoas e se apega a elas com a mesma facilidade. Tem um coração grande. Na sua vida real, mora com seus três irmãos e seu pai, que no momento está viajando pelo mundo, após perder uma luta de kendo para a própria filha. Eles tem um dojo de kendo, por essa razão, todos os membros da família são muito habilidosos, principalmente ela. Por isso, quando chegou à Cephiro, não teve dificuldade para usar uma espada. Ela foi a primeira a ficar animada por ter sido levada àquele mundo e se propôs a dedicar sua vida a cumprir a sua missão. Sempre muito obstinada a salvar o mundo e proteger a todos, fez muitos bons amigos e até mesmo se apaixonou. No anime, na versão dublada, seu nome é Lucy e mostra estar apaixonada especificamente por Lantis, personagem que vocês conhecerão na segunda fase. No mangá, apesar de ela ter sentimentos por ele, não individualiza seus sentimentos apenas nele, pois diz amar a todos igualmente. Coitado do Lantis.


Umi Ryuzaki é uma adolescente de 14 anos que vem de uma escola de elite. Uma garota bonita, otimista, sem papas na língua e mimada. Ela, no começo, mostra ser um tanto egoísta, mas, no decorrer, mostra que é muito atenciosa com as pessoas com quem se importa. No começo, achei ela uma barulhenta irritante, mas acho que, por ser filha única e mimada, ela era muito imatura e nunca havia passado por situações como essa, por isso reagia assim. Essa missão a fez amadurecer muito. Umi se importa profundamente com suas amigas e deseja protegê-las com sua vida, além de desejar, do fundo do coração, proteger Cephiro. Ela praticava esgrima no seu mundo, por isso não teve dificuldade de manejar uma espada também. Na segunda fase, ela a chega pedir perdão a Clef, por ter sido muito mal-educada com ele e imatura com a situação de Cephiro. No anime, ela se chama Marine e parece ter muita admiração e carinho por Guru Clef, chega até parecer com amor. Todavia, ela é muito imatura ainda com coisas de amor e não entende os sentimentos. No mangá, ela parece ficar mais próxima de Ascot, que vocês vão conhecer depois, e não aparenta ter qualquer tipo de sentimento pelo Guru Clef, além de respeito.


Fuu Hoji é uma adolescente de 14 anos que estuda em uma escola de elite. É uma garota calma, educada e perspicaz. É muito madura, não enxerga as coisas de forma simples e nem confia tão facilmente nas pessoas e nas situações, o que é ótimo, já que suas companheiras não têm esse lado desconfiado. Ela se importa muito com seu bem-estar, porque, para ela, cuidar de si significa não causar problemas ou preocupação às pessoas que ela ama.  Quando foi levada à Cephiro, passou por muitas situações que jamais imaginaria, inclusive se apaixonar. Ela foi a primeira a ter um interesse amoroso naquele mundo. Apesar de, no começo, ela ser bem espinhosa com ele, por não confiar, logo acabou apaixonada. No anime, ela se chama Anne e não mudam praticamente nada sobre ela, na história.


(Atenção: spoiler!!!)
Princesa Emeraude ou Esmeralda, na versão dublada, é o pilar de Cephire. Ela, com o poder da oração, mantém aquela terra de uma forma linda e mágica para todos os habitantes dali. Contudo, essa linda terra se abala quando a princesa é sequestrada. No começo, todos acham que essa era razão, no entanto, no decorrer, descobrimos que a verdade é que o mundo começou a se abalar após a princesa se apaixonar e negligenciar a sua atenção a sua terra amada. Isso foi imperdoável para ela, que amava tanto Cephiro. Por essa razão, ela invocou as guerreiras mágicas e, nesse mesmo tempo, foi isolada pelo seu amado, que não aceitava o que estava por vir. Para mim, Emeraude é uma princesa muito egoísta. A típica pessoa que quer abraçar o mundo com as mãos sozinha e, obviamente, não dá conta. Ninguém é capaz de viver sozinho e ela acabou se apaixonando e se envolvendo em uma situação tão tensa. Egoistamente, trouxe meninas de outro mundo, que estavam vivendo a vida delas, para uma missão que parecia honrável, no começo, mas se tornou algo extremamente sofrido e traumatizante para essas meninas. Eu não desgosto dela. É uma princesa fofa, muito meiga e tem uma história bonita, mas achei egoísmo dela fazer isso com as meninas. No mangá, vemos que sustentar Cephiro sozinha foi uma escolha dela, e não era de fato uma regra. Então, sei lá, achei isso um tanto egoísta.


Guru Clef é o chefe de todos os feiticeiros de Cephiro. Ele era alguém de confiança da princesa e sabia de tudo que estava para ocorrer, mas não podia fazer nada a respeito. Ele se sentiu culpado por envolver essas meninas nisso e sente muito pelo pilar. Aparentemente, ele é uma criança, mas ele tem 745 anos. Quando conheceu as meninas, por ele parecer tão novo, elas não o levaram a sério, no começo, e lhe faltaram com respeito. No decorrer do caminho, ele as ajudou muito, até mesmo lhes dando coragem em momentos críticos, e isso as fizeram ter muita admiração por ele. Na segunda fase, ele está praticamente sozinho, sustentando o pouco que resta de Cephiro e na espera de um novo pilar. No entanto, ele não deseja um novo pilar, porque não quer que passe pela mesma situação que a princesa passou. Aquilo foi injusto e um dever pesado demais para ser carregado sozinho.


Presea é a melhor ferreira de Cephiro. É uma mulher que, no começo, parece ser assustadora, mas é um amor de pessoa, brincalhona e atenciosa. Foi ela quem fez as espadas das guerreiras mágicas. No anime, ela se chama Priscila e tem um destino totalmente diferente da do mangá. Além de que, aparenta ter sentimentos românticos por Guru Clef. No mangá, ela não mostra esse lado, não.


Ferio é um jovem durão que vive a viajar por aí. Ele não parece ser muito confiável, principalmente no anime. Aprontou um pouco com as meninas. Existem muitos mistérios sobre esse personagem. No anime, ele é mais desenvolvido e tem uma história mais detalhada, como o fato dele ter tido sua memória apagada. Na segunda fase do mangá, é revelado que ele é um príncipe e irmão mais novo da Princesa Emeraude. Ele também desenvolveu sentimentos pela garota que implicou com ele logo de cara, Fuu, uma jovem bem calculista que usou de sua sabedoria para o ter na rédea, no começo. Depois, ambos se apaixonaram.


Mokona é uma entidade deixada pela princesa para guiar as guerreiras mágicas e ajudá-las com o que fosse necessário nessa jornada. É um bichinho muito fofo, brincalhão e bagunceiro. Ele sempre some nas horas de combate para se proteger. Espertinho, esse bichinho fofo. No mangá, é revelado que o Mokona é uma entidade muito poderosa e importante. Porém, isso vai ser um segredo que vou guardar e você só vai descobrir se ler o mangá.


Zagato é o suposto vilão terrível da história. Ele é o sumo sacerdote da princesa e o braço direito dela.  É um homem bonito, sério e obstinado. Zagato acaba se apaixonando pela princesa e acha injusto que ela tenha que sofrer sozinha pelo bem de Cephiro. Mesmo ela tentando esconder seus sentimentos, ficou cada vez mais difícil, para ele, vê-la sofrer tanto assim, pois não conseguia mais equilibrar seus sentimentos e estava levando Cephiro à ruína. Isso significava que uma lenda estava para se cumprir. A vinda das guerreiras mágicas, que apesar de ter a ilusão que era de fato para salvar Cephiro do caos que estava acontecendo, era pior que isso, mas ele não deixaria isso acontecer. Zagato se empenhou até o fim para destruir as guerreiras e salvar o que lhe era importante. Acho que não existe personagem mais miserável que esse.


Ascot é um invocador de monstros que foi expulso de sua terra natal porque as pessoas tinham medo dos monstros que ele tinha como seus preciosos amigos. Assim, Zagato o recrutou. Nessa época, ele era apenas um garotinho. Ele lutou com as guerreiras, mas acabou tendo uma lição de moral da Umi e deixou de atacá-las. Passou a ter uma admiração muito grande por ela. Na segunda fase, ele aparece em uma forma adulta, porque os sentimentos que ela depositou no coração dele, naquele dia, o fizeram amadurecer. É um rapaz muito tímido e atencioso. É apaixonado por Umi, porém, a ficha dela ainda não caiu. Prefiro acreditar que seja isso.


Caldina é uma dançarina ambiciosa que veio para Cephiro de um planeta chamado Chizeta. Ela foi recrutada por Zagato, que ia pagá-la para lutar ao lado dele. Porém, perdeu para as guerreiras. Ela se importa muito com Ascot e o tem como irmãozinho. Sabe bem dos sentimentos dele por Umi e fica tentado fazer as coisas se desenvolverem, mas não parece ser uma tarefa fácil. Ela se apaixonou por Rafaga, que logo vocês conhecerão.


Rafaga é o capitão da guarda, responsável por proteger o pilar. Ele acaba sendo controlado pelos poderes de Zagato, que o faz trabalhar para ele. Porém, enquanto lutava contra as guerreiras mágicas, foi liberto de sua hipnose. Fica muito sentido, determinado a acabar com Zagado e a resgatar a princesa. Rafaga parece também ter desenvolvido sentimentos por Caldina, na segunda temporada, e não gosta de Lantis, que é um personagem que conhecerão.


Lantis é irmão mais novo de Zagato. Anteriormente, era um dos cavaleiros da princesa, no entanto, acabou indo embora de Cephiro e voltando apenas na segunda fase. Ele é um homem bonito, sério e indiferente. No começo, tinha atitudes totalmente suspeitas, pois ficava saindo sozinho do castelo e não falava com ninguém. Depois, percebemos que é um homem de bom coração, que salvou muitos cidadãos e que estava sofrendo. Além de que, ele estava obstinado a destruir o caminho para não nascer um novo pilar e ter o mesmo destino miserável que a princesa e seu irmão mais velho. Hakari fica muito incomodada quando o vê, pois se sente mal por ser a pessoa que combateu seu irmão. Contudo, ele não parece culpá-la e ela é a primeira pessoa a ver o verdadeiro eu dele. Isso a levou a se cativar por ele e o defender de qualquer coisa. Lantis acaba apaixonado pela menina. No anime, ela sente o mesmo. No mangá, eu não sei se ela entende esse sentimento ou não.


Nova é uma personagem criada pelos sentimentos negativos que Hikaru teve no fim da batalha da primeira fase. É uma parte de Hikaru que tem praticamente a mesma personalidade, no entanto, se desenvolveu um pouco má, por ser criada por algo ruim. Nova é fascinada por Hikaru e tem o desejo egoísta de que Hikaru tenha só ela em seu coração. Como esse não é o caso, acaba querendo ferir as pessoas que Hikaru ama. Essa é uma personagem que só aparece no anime. Foi feita especialmente para ele.
Com o fim da primeira fase, Cephiro entrou em colapso sem um pilar, o que chamou a atenção de outros reinos que queriam ser o pilar para sua própria ambição. Eles não sabem que não é assim que funciona, mas querem esse poder à força. Vamos conhecer quais são esses.


Autozan, que tem como comandante dessa missão Eagle, que veio para ser o pilar de Cephiro, pelo bem de seu planeta. Essa terra foi onde Lantis passou um tempo e ele e Eagle se tornaram bons amigos, o que deixa ambos muito tristes, por terem que lutar um contra o outro.  Porém, ele está disposto a dar sua vida por isso. Eagle acaba conhecendo Hikaru e se encanta por ela também.


Cinzeta, que trouxe as duas princesas, Tata e Tetra, com a missão de ser o pilar e expandir as suas terras. Elas têm um estilo meio indiano. Ambas as irmãs têm sua personalidade específica. No anime, as princesas conhecem Umi, lutam contra ela e acabam sendo convencidas, após a derrota, a desistir. Com isso, viraram muito amigas.


Fahren, que trouxe como sua representante a Princesa Aska, uma garotinha muito infantil e chatinha. Ela é bem novinha e não se restringe quando quer mostrar o tamanho de seu poder. No anime, ela conhece Fuu, que luta contra ela. Após a derrota e uma conversa séria, entende que não pode ser o pilar, porque ela já tem alguém que ama. Essa personagem me lembra muito a Mei Lin, de Cardcaptor Sakura. Ninguém me tira da cabeça que foi nela que as autoras se inspiraram para fazê-la. Caso vocês não saibam, Mei Lin é uma personagem criada apenas para o anime.
Esses são praticamente todos os personagens. Ficaram de fora uns três, que me deram a maior preguiça de falar sobre, desculpem. Porém, esses são os mais importantes e já são muitos, né? Eu gosto mais do mangá, que é mais objetivo, mas o anime não é de se jogar fora, não. Da aquela sensação de nostalgia dos velhos tempos, sabe? Então, deem oportunidade para ambos e me digam o que acham, depois. INDICADO!
               

Gênero:   Mahou Shojou, Mecha, ação, aventura
Autor:  CLAMP
Mangá: 6 volume 
Anime:  49 episodio  + 3 Ova

0 comentário

Postar um comentário