5 centímetros por segundo - Byōsoku 5 Senchimētoru


           

             Há muito tempo, venho adiando assistir ao anime e ler o mangá. O motivo? Eu tinha certeza que iria sofrer e que a história não iria correr para o que eu esperava. Então, eu precisava me preparar. Finalmente, resolvi tirar o curativo de uma vez por todas, assim, se doesse, seria de uma vez só. O meu GRANDE erro foi achar que eu deveria ver o anime primeiro, antes de ler o mangá. Mesmo que o filme seja quem veio primeiro, tem muitas lacunas, tantas que chega a dar muita raiva. Sinceramente, eu ODIEI o filme. O mangá foi a adaptação do filme, no entanto, a história foi muito bem detalhada. Deu para entender melhor os sentimentos de todos personagens, diferentemente do anime, que deixa tudo muito vago. Indico ler o mangá primeiro e  depois ver o filme.
            A história gira em torno de um garoto que, no primário, teve seu primeiro amor, no entanto, acabaram sendo separados, pois a menina teve que mudar de cidade. Mesmo achando que estaria tudo bem e que ele poderia levar a vida numa boa, o buraco que ela deixou era evidente. Trocas de cartas era o único meio de manter aquela conexão, no entanto, o garoto também estava para se mudar para ainda mais longe, o que poderia tornar mais impossível que eles pudessem se ver. Com medo de que essa fosse a última chance de poder vê-la e confirmar seus sentimentos, acabou por ir ao encontro dela. Esse era, ainda, um amor imaturo, mas era real. Ele sentia que queria manter esses sentimentos para sempre. Ele conseguirá vencer a distancia e o tempo? Como ambos irão viver a partir de agora?


“Você vai se distanciando. Provavelmente, um dia, vou perder para essa distancia e para o tempo que se passa. Um dia, devo esquecer a sua voz e até o seu rosto. Como posso conseguir forças para impedir que isso aconteça? O que devo fazer para te ver novamente?”
            Takaki Touno  é um rapaz muito gentil e convicto, porém solitário. Quando criança, ele tinha asma e por isso não fazia esportes. Acabou fazendo amizade com Akari por ela, como ele, também não ser boa em esportes e estar sempre na biblioteca.  Com essa convivência, acabaram criando um laço. Takaki é alguém que se apega intensamente a algo, mas não sabe como lidar com isso. Não consegue dizer o que sente e, talvez, por esse motivo, não conseguiu dar um fim nem ir em frente com os seus sentimentos. Uma vez que ele decidiu que queria lutar pelo que sentia e vencer a distancia, o tempo e, mesmo assim, permanecer amando a mesma pessoa, ele criou uma barreira para manter longe qualquer coisa que pudesse mudar esses sentimentos. Porém, o que não consigo entender é porquê parou de manter contato. Se não conseguia ir atrás dela, então por que ainda se mantinha preso a isso, sem conseguir seguir em frente, sem conseguir se libertar daqueles sentimentos e poder amar outra pessoa? Minha personalidade não me permite entender isso. Sinceramente, ele se tornou uma pessoa lamentável e me fez gostar menos ainda dessa história.


            “Takaki, tem alguém que você gosta? O que você está pensando nesse lugar que eu não conheço? Será que nosso tempo juntos já se tornou só uma lembrança?"
           Akari Shinohara  é uma garota meiga e não tem facilidade para se relacionar com as pessoas. No primário, seu único amigo era Takaki, por quem acabou criando sentimentos além de amizade. Foi doloroso se mudar, ainda mais doloroso ele ter ignorado-a e nem sequer ter se despedido. Mesmo assim, ainda que de longe, ela tentava manter contato com ele, porque não conseguia esquecê-lo. Não da para saber ao certo como foi a vida de Akari depois da última vez que eles se reencontraram. No fundo, ela queria muito dizer os seus sentimentos, mas não teve coragem. Mesmo assim, ambos permaneceram presos a esses sentimentos por alguns anos. Quando Takaki parou de manter contato, ela ainda, no fundo, tinha esperança. Akari ainda queria saber se deveria ou não continuar esperando, mas ela tinha muito medo de perguntar. Com o tempo, ele não deu mais sinal de vida e ela só poderia imaginar que ele seguiu em frente.


            Kanae Sumida é uma garota da Ilha de Tanegashima, a nova cidade onde Takaki  mora. É uma garota alegre e esperta, porém pode ser tímida diante da pessoa que gosta. Está tentando aprender a surfar. Se apaixonou à primeira vista por Takaki e passou a segui-lo, mesmo sem ele saber. Logo conseguiu se aproximar. Ficava cada vez mais apaixonada por ele ser um garoto tão gentil. Mesmo sempre conversando e indo para casa juntos, ela não conseguia  passar da barreira que ele tinha ao seu redor. O garoto estava sempre olhando distante, com pensamentos Deus sabe lá onde e, não importa o que, não deixava ninguém entrar em seu mundo. Kanae não sabia o que fazer com seus sentimentos, mesmo sabendo que não ia conseguir nada se declarando, ela queria tentar. Como esperado, Takaki, sem dizer uma única palavra, apenas com o olhar, não a permitiu que dissesse uma frase.


            Risa Mizuno é uma personagem que, no filme, nos deixa perdidos igual a cego em tiroteio. Não dizem quem ela é, mas sabemos que está relacionada ao Takaki adulto, no entanto, não entendemos ao certo sua relação e o que está acontecendo. Já no mangá, há mais detalhes sobre Risa. Engraçado que essa personagem, não só pelo nome, mas também as feições, é muito parecida com a Risa de "Tokyo Ghoul". Deixando isso de lado, ela é uma moça que namorou Takeki por três anos, no entanto, o pobre rapaz, por motivo desconhecido por ela, nunca se abriu totalmente. Mesmo amando-o tanto e tendo alguns momentos juntos, a verdade é que nunca sentiu que ele a amou. Isso foi  ficando mais evidente quando ele estava cada vez mais distante. Depois dela pô-lo na parede, descobre sobre o passado, o qual ele ainda se encontra preso. Só que isso você só vê no anime.


            Não consigo entender o Takaki e isso me frustra. Talvez eu só não queira entender porque, no fundo, queria muito que ele lutasse pelo primeiro amor. Era esse tipo de história que eu queria. Então, não consigo entender o porquê dele reagir dessa forma. No final das contas, ele amava ainda a Akari ou só estava preso no seu senso de responsabilidade inútil? É inútil, porque o que adianta se achar responsável por um sentimento e por uma pessoa, mas, no fim, não fazer nada a respeito? Não ir atrás, não procurar, não manter contanto? Não consigo entender. O que ele queria no final das contas? Se alguém leu e entendeu, me diga, eu agradeço. Seriamente, não entender  algo é frustrante. 
            É uma ótima história, mas não é o meu tipo. Não é uma história com um final tão aborrecido. O anime nunca verei novamente. O mangá, quem sabe? Não é ruim, mas realmente não me agrada esse tipo de coisa, em que o protagonista não é feliz no final. Isso realmente não me agrada.


Gênero:   Drama 
Autor: Makoto Shinkai
Mangá:  2 Volume 
Filme animado:  1

Assistar : Netflix

0 comentário

Postar um comentário