Um pouco da história da música japonesa – playlist enka


            Em um país onde habitam milhares de grupos musicais e onde a maior gravadora do mundo nasceu, o império Sony, a música é uma arte muito complexa, porém estimada pelos japoneses. A palavra japonesa “ongaku” significa  “música”. O kanji de "on" vem de som e o de "gaku" se refere à diversão e desfrute, o que quer dizer que  a música nada mais é que o som para se desfrutar e se diverti. No século VII, nasceu um dos primeiros gêneros musicais, que se chama gagaku, um estilo que se desenvolveu com adaptações de ritmos locais dos países vizinhos, China e Coreia. Ainda hoje, existem apresentações desse gênero na corte imperial japonesa. Esse vídeo abaixo mostra como é .

            A música também é um fator muito importante nos teatros tradicionais, como Noh, Kabuki e Bunraku, que fazem uso dos instrumentos tradicionais, como shamisen e o taikô, um tambor japonês que é também usando nas apresentações folclóricas e das gueixas.
            Um dos gêneros musicais mais marcantes, que expõe muito bem a cultura nipônica, é o enka, que é uma balada japonesa. É um estilo musical que tem uma semelhança com as músicas ocidentais dos anos 50. Enka é uma canção dramática, triste, nostálgica e, às vezes, traz lembranças. Suas letras contam histórias de amor que não deram certo ou saudade da terra natal, letras que nos fazem entender o romance japonês. Fiz uma playlist de algumas canções que gostei. 



            A cantora e atriz Misora Hibari é considerada a rainha do enka. Começou sua carreira no anos 40, quando tinha 7 anos. Além do mais, participou de 70 filmes. Apesar de sua voz não ser o tipo que me agrada, eu não poderia deixar que a rainha ficasse fora dessa playlist, então escolhi a música "Inori" e a "Kawa no Nagare no Youni", que foram grandes sucessos em suas épocas.


            Hiroshi Itsuki é um compositor e cantor que fez sucesso nos anos 80. Escolhi a música "Noren", por ter uma letra romântica muito bonita. Sinceramente, me faz lembrar as músicas que meu pai escutava quando eu era criança.


            Encontrei esse dueto, que achei muito bonito, com o cantor Maekawa Kiyoshi,  que estreou nos anos 60 e Mizumori Kaori, que estreou nos anos 90. Achei muito bonita essa música, “Love is over”, que fala do termino de um amor. “É o fim do amor. Apesar de ser triste, vamos terminar, se não, não haverá um fim. É o fim do amor, não existe motivo, somente uma coisa para falar. É para o seu bem.”



            Fuyumi Sakamoto é uma cantora que estreou nos anos 80. Achei a voz dela bem suave, então acabei gostando. Escolhi a música “Mata kimi ni koishiteru” e a “Asia no kaizoku”, que é agitada, um dos estilos que gosto muito.


            Rimi Natsukawa começou a cantar aos 7 anos. Além de enka, também canta  outros gêneros. Achei muito linda a música "Shima Uta" e tenho a sensação que já a escutei antes. Essa cantora tem uma voz gostosa de ouvir.


            Yuki Maeda é uma ex. cantora que estreou nos anos 2000 e parou por motivos  que desconheço, em 2011. Por ser uma cantora mais nova, achei interessante trazê-la. Gostei da música “Daijoubu”. A voz dela não é o meu tipo, mas é muito bonita.




            Misaki Iwasa é a cantora mais jovem de enka. Começou sua carreira em 2008, fazia parte de um j-group, AKB48. Escolhi música “Ai no mamade” e “Koisuru Fouchunkukkiu”.
            Gosto muito das músicas japonesas, porque sempre estão falando do amor de uma forma bonita, sobre a força interior e etc. Confesso que nunca havia parado para ouvir enka, de fato. Ouvi algumas misturas de j-pop e enka, achei muito bonitas e interessantes. Espero que tenha gostado de conhecer esse estilo musical tradicional do Japão.

0 comentário

Postar um comentário