Kimi ni Todoke

       
   
        Esse é um daqueles animes (mangá) que acredito representar muito bem os relacionamentos dos adolescentes japoneses. Embora ele me gere algumas frustrações por causa da lentidão do desenvolvimento dos relacionamentos, ao ponto de eu querer arrancar os cabelos ou querer socar o personagem, não resta dúvida de que essa é uma história extremamente adorável. Se existe um anime shoujo de tamanha pureza, com certeza é esse aqui. O mangá foi lançando em 2005, ainda se encontra em andamento e atualmente está com 28 volumes. Amo sua ilustração. A editora Panini nos trouxe essa série maravilhosa. É um lançamento semestral. Claro que tenho em minha coleção, embora seja a partir do volume 8. Um dos maiores motivos para que vocês leiam o mangá, se gostaram da história, é que as duas temporadas vão até, no máximo, o volume 10, se eu não estiver equivocada. É a partir daí que as coisas passam realmente a ficarem legais. Então, leiam o mangá. Sério, vocês vão amar.
            A primeira temporada do anime foi lançada em 2009 e a segunda temporada em 2011. Mesmo não sendo tão novo, tem uma ótima qualidade e segue perfeitamente o mangá, pelo menos até onde consegui comparar. A primeira temporada tem mais episódios e é bem mais tranquila. Se você estiver esperando romance logo de cara, pode tirar o cavalo da chuva, pois a primeira mostra muito mais o desenvolvimento da personagem com todas as pessoas ao redor e ela descobrindo seus sentimentos de amor. A segunda tem apenas 13 episódios. Somente essa realmente começa a andar mais para o romance, embora essa seja a temporada mais frustrante de todas. É um mal-entendido atrás do outro.


            Em 2010, foi lançando o live-action, que eu simplesmente amei. Os atores escolhidos caíram tão bem para os personagens, que fiquei emocionada de quão bom estava esse filme. Claramente a história foi reduzida e, para dar um fim em que o casal possa finamente ficar junto, nesse pouco tempo, eles tiveram que mudar algumas coisas. Mesmo assim, foi ótimo. Chorei vendo esse live-action e queria uma segunda parte. Fiquei surpresa. Eu já disse isso aqui muitas vezes, mas é quase uma raridade esses filmes japoneses se encaixarem tão bem com a história original, principalmente os atores se encaixarem tão bem. Eu realmente amei e devo assistir mais vezes. Assistam!!


            A história envolve uma garota que, por ser tímida e sua aparência, é sempre mal compreendida. Seus colegas de sala até mesmo a apelidaram de Sadako, por causa de sua semelhança com a personagem de um filme de terror, chamado "Ringu" ("O chamado"). Com isso, vários boatos correm pela escola sobre ela ser capaz de ver fantasmas e amaldiçoar pessoas. Quando o garoto popular da escola começa a observa-la, compreende que, na verdade, ela é uma garota gentil e muito tímida, então passa a tentar falar com a garota e tudo começa a mudar. A estudante tímida passa a fazer novos amigos, conhecer novas pessoas e, ainda que os boatos corressem pela escola, pelo menos em sua sala as pessoas já não tinham tanto medo dela. Assim, pouco a pouco o novo sentimento começou a nascer. Aquilo que era só admiração pelo garoto que compartilhou um pouco do seu brilho estava constantemente mudando, mas que sentimentos são esses? Poderia isso ser amor? Que tipo de situação a garota que costumava ser ignorada na escola irá passar a partir de agora?


            Sawako Kuronuma é uma garota honesta, tímida, gentil, esforçada e  inteligente.  Como fica muito nervosa perante as pessoas, acaba, às vezes, olhando-as de modo assustador, o que, somando com sua aparência, acaba por ser comparada com uma personagem de filme de terror. Desde criança, ela ganhou o apelido de Sadako e por esse motivo não conseguia fazer amizade com ninguém, já que todos tinham medo. No entanto, ela nunca ligou tão seriamente para esses boatos, o que ela queria e sonhava era poder ter amigos e poder participar das coisas junto de seus colegas. Sawako está sempre sendo prestativa e gosta muito de ajudar em tudo que puder. Quando finalmente conseguiu fazer suas primeiras amigas, ela ficou muito emocionada. Porém, por sempre ter sido evitada, ela passou a ser uma pessoa um tanto insegura, por isso, muitas das vezes, achou que poderia ser um incômodo ou que talvez ela teria que dar mais duro para poder realmente ser amiga daquela pessoa.
(Atenção: uma pitadinha de spoiler!!!)


            Essa garota passou por algumas dificuldades no processo de fazer amigos, no entanto, embora às vezes estivesse insegura, deu o seu melhor para fazer o seu lugar. Então, conseguiu maravilhosas e boas amigas, que provavelmente seriam companheiras para sempre. Agora, em relação ao popular Kazehaya, o garoto que fez tudo isso possível, no começo, apenas o admirava, o respeitava e o idolatrava. Eventualmente, se apaixona, mas queria apenas poder carregar esse sentimentos. Mais tarde, percebeu que só ter esses sentimentos não era mais suficiente e quanto mais gananciosa pelo seu admirado Kazehaya ela ficava, mais distante Sawako ficava, talvez por medo, por não achar que a olharia do mesmo jeito. Aí, através de incontáveis mal-entendidos que nos levam à loucura, os sentimentos deles, por um triz, acabam alcançando um ao outro.


            Shota Kazehaya é extrovertido, alegre e atencioso. No entanto, também pode ser teimoso, temperamental e egoísta. Ele passa a ter mais conhecimento sobre ser egoísta após compreender que estava apaixonado. Kazehaya é um garoto que tem um poder de arrastar multidões, pois todos gostam muito dele. Quando mais novo, praticava beisebol, mas no ensino médio resolveu largar o esporte, mesmo gostando muito, por motivos que só entenderemos no mangá. No começo, ele achava que seu interesse por Sawako era amizade, mas logo percebeu que já estava atraído por ela há mais tempo do tivera percebido. Shota, mais que ninguém, sabia que não poderia simplesmente  dizer o que sentia, porque além de não saber sobre os sentimentos da garota, ela estava só começando se enturmar, conhecendo coisas novas. Porém, a cada dia estava mais difícil guardar seus sentimentos, mais que isso: ele já estava impaciente e com medo que mais alguém visse o que ele via nela.
(Atenção: spoiler!!!).


            Seriamente, esse casal me deu uma dor de cabeça. Teve hora em que eu queria bater neles com muita força. Porém, fui capaz de compreender as dificuldades deles. Normalmente, uma pessoa tímida, totalmente insegura e que sempre foi rejeitada pelas outras pessoas, não seria tão fácil ela ter confiança para dizer seus sentimentos ou até mesmo acreditar tão facilmente que seus sentimentos seriam, de fato, correspondidos. Ainda mais com um cara tão brilhante, que tem uma fila de meninas que gostam dele. O garoto, que apesar de achar que era quem mais entendia Sawako, acabou que, no fim, não a compreendeu e deixou que os mal-entendidos os afastassem. Quando finalmente tudo dá certo, no mangá, vem o desenvolvimento do relacionamento deles. Qual é a melhor hora para pega na mão? Qual a melhor hora para poder abraçar? Qual o melhor momento para chamar um ao outro pelo primeiro nome? A insegurança os toma novamente. Como é namorar com responsabilidade? O que namorados deveriam fazer? Quanto mais amamos uma pessoa, mais queremos ficar junto, mais queremos tocar. Mesmo dentro do relacionamento, eles passaram por vários mal-entendidos por demorarem a falar o que realmente sentiam e pensavam. Atualmente, no mangá, eles tiveram a sua primeira briga. Quero só ver no que isso vai dá.


            Ayane Yano é aparentemente muito madura, uma garota vaidosa, calma e amigável. Também é muito observadora, por isso percebe o clima ao seu redor com muita facilidade. É capaz de entender os sentimentos das pessoas ao redor antes mesmo das próprias. No entanto, não se intromete e apenas da uns conselhos para direciona-los, deixando que eles possam desenvolver isso por si mesmos. Embora pareça ser uma menina experiente, que sempre gostou de namorar garotos mais velhos, a verdade é que ela nunca se apaixonou de fato por ninguém. Antes de conhecer Yoshida, ela não confiava em garotas, por isso não queria fazer amizades, mas acabou gostando da sua nova amiga e, pela primeira vez, criou um bom laço. Logo depois, conheceu Sawako, por quem se cativou muito. Está constantemente tentando proteger suas amigas, antes dela mesma. Às vezes corre uns boatos maldosos sobre ela ser uma garota fácil, mas não é bem assim. No mangá, ela acaba tendo um relacionamento com Kent, mas eu a shippo com o professor Pin. Não sei o porquê, mas sempre senti que tinha algo entre esses dois.


            Chizuru Yoshida é uma garota alegre, apesar de seu jeito meio durão e muito sensível. É um tanto lenta para compreender as coisas ao seu redor. Apesar de não gostar de estudar, é uma garota muito responsável que, se precisar, passa noites sem dormir para conseguir alcançar o que quer, como ir estudar na mesma escola que seu amigo de infância, Ryu. Além disso, também é bem competitiva. Ama esportes, embora não pratique nem um em particular. Yoshida é apaixonada pelo irmão mais velho de Ryu, mas acaba por ter seu coração partido quando ele anuncia seu casamento. No entanto, seu melhor amigo, que sempre o teve como irmão, Ryu, acaba se declarando, o que a deixa  na defensiva e muito brava por ele estar atrapalhando o relacionamento de amizade deles. No mangá, está tendo um lindo desenvolvimento na relação deles, o que me deixa feliz, porque os shippo fervorosamente.  Na escola, ela também é vítima de boatos maldosos, como ela ser uma delinquente. Chizuru estima muito suas amigas e está sempre disposta a protegê-las, embora seja lenta para perceber quando estão precisando de ajuda. 

            Ryu Sanada é um garoto muito quieto. Embora não fale muito, é uma pessoa gentil e atenta. Na maioria das vezes, ele está dormindo, comendo ou correndo. É uma pessoa muito sincera e fala o que sente com muita facilidade. Na maioria das vezes, tem cara de paisagem, mas não significa que possa estar embaraçado. Gosta muito de beisebol, para o qual tem muito talento. É apaixonando por sua amiga de infância, Chizuru, e sempre teve ciúmes do sentimentos dela por seu irmão, mas nunca fez nada a respeito. No mangá, ele resolve começar a dar algumas investidas, o que, claro, ela não percebe nada. Só depois dele se declarar abertamente, cai a ficha da garota. Mesmo Yoshida começando a evitar, isso o deixou feliz, porque isso mostrava que ela estava  consciente dos sentimentos. Ryu é um cara pé no chão e tenho certeza que dará duro até o fim pela garota que ama.


            Kazuichi Arai, mais conhecido como Pin, é professor de educação física e treinador do time de beisebol da escola. Como professor responsável pela sala dos alunos  acima ficou doente, ele ficou responsável pela sala. Pin é um homem excêntrico, convencido e, apesar de ser adulto, às vezes se comporta como adolescente. Também tem sua pitada de mulherengo e está sempre à caça, mas, por causa do seu jeito, quase nunca é levado a sério. Professor Arai ama beisebol e, embora no passado tivesse a oportunidade  de fazer parte de um time profissional, preferiu virar professor, por querer reviver o melhor tempo do beisebol da sua vida.  Pin adora se intrometer, muitas vezes atrapalhando algum casal ou qualquer momento interessante. Mesmo sendo assim, muitas vezes dá bons conselhos e se gaba quando alguém o agradece. Adora fazer o Kazehaya de escravo, por conhecer muitas coisas embaraçosas dele de quando criança.   Gosto muito desse homem, mesmo às vezes sendo tão louco. Eu não sei, mas sinto uma química tão interessante entre ele e a Yano. Me pergunto se, depois que ela terminasse a escola, ele a corresponderia.


            Ume Kurumizawa é uma garota aparentemente fofa e muito simpática, no entanto, atrás disso, também existe a Kurumi agressiva e manipuladora, principalmente se alguém cruzar seus objetivos. Ela é apaixonada por Kazehaya desde o fundamental. Não havia se confessado até então por ter como objetivo conquista-lo, enquanto isso, estava sempre por baixo dos panos, afastando as garotas que  gostavam dele. Depois de perceber que ele tinha um interesse diferente por Sawako, começou a ficar com muita raiva e trabalhou para prejudicá-la. Como espalhar boatos não adiantou, ela resolveu  se aproximar por conta própria e, talvez se aproveitando da ingenuidade da garota, conseguir manipula-la. No entanto, acabou que ela só deu um empurrão para a Sawako entender os seus verdadeiros sentimentos por Kazehaya e o tiro saiu pela culatra. No final, embora a Sawako quisesse que fossem amigas apesar de tudo, Ume  declarou que elas eram rivais. 

            Kento Miura é um garoto amigável, alegre e tem um grande coração. Embora aparente ser mulherengo, na verdade, ele é o tipo de cara que se importa com o bem estar das garotas ao seu redor e está sempre as aconselhando, ajudando a superar situações difíceis. Eu diria que ele está sempre procurando alguém para amar também.  No segundo ano, ele passa a estudar na mesma sala que Sawako e acaba se interessando por ela. Depois de descobrir os sentimentos dela por Hazehaya, ele passou a tentar ajuda-la a esquecê-lo e seguir em frente, porque  Kent jugou impossível que  Hazehaya  pudesse corresponder os sentimentos da garota. O que ele fez foi uma baita de uma cagada, atrapalhando totalmente os dois. No entanto, para Hazehaya, Kent era um potencial rival, o qual estava estremecendo de ciúmes. Por fim, Kent, que estava tentando ajudar a garota, na verdade já tinha sentimentos por ela. Depois de seu coração partido, no mangá, ele se apaixona por Yano e mostra que pode ser um namorado intenso, verdadeiro chiclete e romântico. Embora goste dele, não acho que sirva para ela.

            Essa história nos deixa loucos, mas também nos deixa suspirando por ser tão adorável. Eu indico com toda certeza e espero que vocês possam assistir, porque ele é um dos melhores shoujos, apesar de toda lentidão e desentendimentos. Tenho a impressão que japoneses são feitos de desentendimentos. Brincadeira à parte, o mangá é tão gotoso de ler! Abro o mangá e, quando percebo, já terminei. Então é isso: assistam, leiam, conheçam essa história e esses personagens maravilhosos. 

Gênero:   Drama, Comedia,  Romance, Shoujo
Autor: Karuho Shiina
Mangá: 29 Volume - Em andamento
Anime:  2 temporadas, 38  Episódios 
Live-action:  1

Assista o Live-action:  Clique aqui

0 comentário

Postar um comentário