Kuroko no basket


           

         Este é o primeiro anime de esporte que me conquistou. Não me lembro o que me levou a assisti-lo há uns três anos, no entanto, quando comecei a ver, simplesmente não consegui parar de assistir. O mangá começou a ser lançado em 2008 e tem uma ilustração muito bonita. Se você começar a ler desde o volume um, vai ver que o mangaka foi evoluindo e melhorando os traços. A editora Panini trouxe esse mangá para nós, aqui no Brasil, e claro que fiz a minha coleção, a qual estimo muito. São 30 volumes de muita emoção e excitação. O anime foi lançando em 2012 e são 3 temporadas que seguem muito bem a história do mangá, embora tenha alguns detalhes que foram cortados, mas nada que interfira. A qualidade é ótima. Acho que a ilustração, do anime para o mangá, é um pouco diferente. A história é maravilhosa, tanto que, mesmo não gostando de esporte, me conquistou ao ponto de ter vontade de praticar o esporte. Entretanto, isso é só em sonho mesmo (Risos).



            A história gira em torno de um garoto misterioso que ama basket. No secundário, na escola, Teiko fazia parte do time prodígio, conhecido como "geração milagrosa”. Por causa da sua distinta habilidade, ganhou o título de “o sexto jogador fantasma”. Começando uma nova etapa da vida, no ensino médio, o rapaz misterioso resolveu ir para a escola Seirin, que tem uma poderosa, mas não tão conhecida, equipe de basket. Agora, com sua habilidade especial como sombra, dentro dessa nova equipe, está em busca de sua nova luz. Então, ele conhece o explosivo, porém talentoso nato do basket, que pode ser a sua luz perfeita. Juntando seus talentos e os dos veteranos, eles  têm como objetivo se tornarem o time número um do Japão, derrotando todos que vierem a competir, inclusive cada um dos jogadores prodígios da "geração milagrosa". E agora? Que tipo de basket esse time, junto do Kuroko, irá nos mostra?



            Tetsuya Kuroko é um garoto que tem uma beleza neutra, se intensifica quando está jogando, deixando-o muito charmoso, o que com certeza é um dos motivos para as garotas se apaixonarem por ele, como eu. Kuroko é implacável, direto e muito trabalhador. Embora aparente estar sempre calmo, fica uma pessoa assustadora quando fica com raiva. Não impõe muita presença e, à primeira vista, ninguém dá nada por ele como jogador de basket, no entanto, essa falta de presença acabou sendo sua maior arma  em um jogo. Sua especialidade é distribuir passes invisíveis e, para isso, ele usa sua falta de presença, uma técnica chamada “misdirection”. No decorrer da história, ele vai desenvolvendo sua habilidade. Ele é uma sombra e depende totalmente de outro jogador com boas habilidades para que sua habilidade de certo. Kuroko ama basket e quando fez parte da "geração milagrosa", passou por uma situação muito tensa, ao ponto de pensar em desistir do seu precioso esporte. Porém, ele se levantou, deu duro, venceu seus limites para vencer seus antigos companheiros e mostrar a eles que a sua convicção de como um time e um jogo de basket devem ser era o certo. Amo o Kuroko e aprendi muito com a persistência dele.


            Taiga Kagami tem temperamento forte, no entanto, é, na verdade, uma pessoa muito gentil e, além disso, é ambicioso, teimoso e determinado. Morou por um bom tempo nos EUA e foi lá que descobriu sua paixão pelo basket. Quando voltou para o Japão, não dava valor algum para o esporte, mas quando entrou no ensino médio e conheceu o time Sirien e o Kuroko e ficou sabendo dos outros jogadores fortes  rivais, passou a ter respeito pelo basket do Japão. Taiga é um jogador nato, quanto mais forte é seu oponente, mais ele evolui. Não importa a situação difícil que se encontre, ele luta até o fim. Ele não dava nada pelo Kuroko quando o viu pela primeira vez, até mesmo disse para ele desistir do basket, porém, ficou totalmente fascinado ao reconhecer a habilidade do "jogador fantasma". No desenvolver da história, passou a confiar no Kuroko e em seus veteranos, com o objetivo de tornar aquele time o número um do Japão e derrotar todos os membros da geração milagrosa.


            Teppei Kiyoshi é estudante do segundo ano e fundador do time de basket de Sirien. Ele é um rapaz maduro, gentil e inteligente. No time, Teppei é a pessoa que os motiva e os ajuda quando estão em algum dilema. É um bom conselheiro e está sempre tramando algo para unir o time. Como jogador, é uma pessoa de grandes habilidades. Por causa de sua altura, força e persistência, ganhou o título de "coração de ferro" e foi classificado por alguns outros talentos como ele de "rei sem coroa". Uma pessoa muito honesta, porém, cruzou com um jogador desonesto que o induziu a lesionar o seu joelho em jogo. Ficou um bom tempo parado e, embora precisasse de cirurgia, acabou apenas fazendo um tratamento rápido, pois queria ajudar seu time amado. Teppei ganhou meu respeito e admiração. Quando um time desonesto estava machucando seus companheiros, ele tomou a frente e resolveu que, para protegê-los, iria suportar tudo sozinho. Nossa...até chorei vendo-o levar pancadas. Você pode perguntar onde estava o juiz nessas horas, mas os caras eram profissionais e faziam de uma forma que ele não visse.


            Junpei Hyuuga é o capitão do time Sirien. É um rapaz calmo. No começo, ele era imaturo como capitão, no entanto, no desenvolvimento, se tornou um líder confiável e respeitável. Embora não seja um prodígio, ama o basket e é muito bom no que faz. É um incrível arremessador e tem como função lidar com os ataques. Antes de entrar para Sirien, seu antigo time foi esmagado em um torneio. Ele perdeu totalmente a confiança e pensou em desistir do basket, no entanto, depois de entrar no Sirien, foi convencido pelo Teppei a voltar a jogar. Declarou odiar o Teppei, mas, com o tempo, passou a respeitá-lo e tê-lo como amigo. Junpei está sempre com a Reiko, pois são amigos de longas datas. Antes do último jogo do anime, acreditamos que ele tentou se declarar para ela, mas não deu certo e agora ficamos só na imaginação.


            Riko Aida é estudante e treinadora habilidosa do time Sirien. Seu talento nato para isso vem de anos e anos observando o trabalho de seu pai, que é um habilidoso treinador e já foi jogador de basket. Mesmo ainda sendo adolescente, sua inteligência deixa muitos treinadores formados no chinelo. Reiko se importa muito com o seu time e  faz de tudo para conseguir trabalhar as suas habilidades. Como treinadora, é um tanto rigorosa, embora seja uma garota totalmente respeitada e temida pelos meninos do time.  Gosto muito dela e a shippo fervorosamente com Junpei.


            Ryoota Kise é o talentoso e prodigioso jogador que fez parte do time da "geração milagrosa". Agora, faz parte do time do seu novo colégio, Kaijou. Kise é um cara despreocupado, extrovertido e dramático. Por ser uma pessoa habilidosa, trata as pessoas com arrogância, no entanto, uma vez que a pessoa prova seu valor, ele a trata excessivamente com respeito. Tem muita admiração pelo Kuroko e no começo vai atrás dele, convidando-o a entrar para seu time, dizendo estar desapontado com ele por entrar em um time desconhecido e fraco. No entanto, mais tarde, muda sua atitude e passa a ter o Sirien como rival. Sua habilidade é copiar. Ele consegue copiar qualquer técnica que vê, fazendo-a muitas vezes mais poderosa que a original. Quando não está jogando basket, trabalha como modelo. É muito popular com as garotas.


            Midorima Shintarou foi o vice-capitão no time da "geração milagrosa" e, como todos, também é um prodígio. Agora, faz parte do time da escola Shoutoku. É um rapaz reservado. Por ter alta confiança em suas habilidades, age muitas vezes com arrogância diante das demais pessoas. Midorima acredita genuinamente no horóscopo e faz tudo que é indicado para seu signo, inclusive andar por aí segurando coisas estranhas como objeto da sorte. De todos os ex-jogadores titulares da "geração milagrosa", ele é o mais  certinho, depois de Kuroko, no entanto, por confiar tanto em sua habilidade, como os outros, passou a jogar no time por conta própria, sem ligar muito para os seus companheiros. Às vezes, ele da dicas para seus rivais que respeita. Embora diga não gostar do Kuroko, na verdade, vemos que guarda uma relutante admiração por ele.  


            Aomine Daiki é o ex-jogador renomado da "geração milagrosa" e foi o parceiro "luz" do Kuroko. Agora, faz parte do time Touou. Ele é temperamental, mas antigamente era extrovertido e muito amigável. No entanto, se tornou uma pessoa arrogante e preguiçosa, conforme sua força ia se intensificando e ele ia se tornando imbatível. Embora amasse o basket, quanto mais forte ficava, mais tedioso era jogar, pois sempre acabava esmagado seus adversários ao ponto deles não terem ânimo para enfrentá-lo. Com isso, suas atitudes foram ficando ruins, até mesmo humilhava seus adversários de modo bem destruidor. Daiki, que tinha uma boa amizade com Kuroko,  acabou se afastando dele e de todos. Estava constantemente dizendo que somente ele poderia derrotar ele mesmo. O Kuroko quer um dia trazer o sorriso dele de volta, por isso o seu objetivo é derrota-lo e fazê-lo voltar a gostar de jogar. Aomine é muito parecido em vários aspectos com o Taiga.


            Momoi Satsuki era a gerente e estrategista do time da "geração milagrosa". Agora, acompanhando seu amigo de infância, faz o mesmo trabalho no time Touou. É uma garota alegre, brilhante e muito bonita. É muito habilidosa no que faz, suas estratégias são certeiras e conhece cada jogador rival, todos os detalhes. Momoi é apaixonada por Kuroko e se diz a namorada dele. Todo mundo fica de boca aberta ao ver que um mulherão gosta de um garoto tão simples. Como amiga de infância, não consegue abandonar seu amigo problemático sozinho, por isso, mesmo querendo seguir o Kuroko, acabou indo com o Daiki. Às vezes, algumas pessoas questionam a dedicação dela por ele, no entanto, ela deixou claro que não era nada disso. Momoi se preocupa e sente falta de ver o seu amigo sorrindo quando joga.


            Murasakibara Atsushi foi ex-jogador da "geração milagrosa" e agora está no time Yousen. É comilão, mal-humorado, infantil e às vezes sádico. Apesar de jogar basket muito bem, diz que odeia o esporte e está sempre reclamando, dizendo que só joga por ser bom. Muitas vezes, é arrogante e humilha os outros jogadores, que em sua visão são fracos. Vive dizendo que irá esmaga-los. Murasakibara é um rapaz muito alto, e não é só isso, seus braços e pernas são muito compridos e tem uma mão muito grande.  Com esse físico, trabalha preguiçosamente. Trabalha como centro e embora não se mova muito, não significa que não seja bom em outras áreas, o que o faz habilidoso. Apesar de seu tamanho, consegue fazer muitas coisas que, por causa do seu peso, acreditam que não é capaz de fazer. Esse titã só joga sério mesmo quando está para perder, embora sua primeira atitude seja desistir. No entanto, odeia perder e, no final,  mostra o verdadeiro monstro do basket que ele é. Mesmo dizendo odiar basket, na  verdade,  ele gosta muito, não é nem um pouco sincero.


            Akashi Seijuurou é o ex-capitão da "geração milagrosa". Agora é o líder nato no comando do time Rakuzan. Acredito que é um dos personagens mais complexos. Ele é extremamente intimidador, concedente e inteligente. Akashi, desde muito pequeno, por ser herdeiro de uma família renomada, sempre teve que dar seu melhor em tudo, o que rendeu uma grande carga psicológica. Com isso, acabou criando uma segunda personalidade, que era a personificação da vitória, um Akashi arrogante, que não tolera ser menosprezado e, às vezes, violento. Para ele, perder está fora de cogitação, pois não importa o que ele faça, sempre tem que ser o melhor. Se considera absoluto e tem  total  confiança em sua habilidade. Apesar de ser bom em quase em todas as áreas, sua maior habilidade é o "olho do imperador", uma técnica que, ao fazer passes tão rápidos, consegue fazer seus rivais se desequilibrarem. Essa habilidade foi despertada através da sua segunda personalidade. Foi o Akashi que descobriu o talento escondido do Kuroko. Apesar dele se achar o "todo poderoso acima de todos", tem respeito pelos seus antigos colegas e pelos atuais, confiando totalmente neles. No entanto, se for desapontado, passa a desprezar sem sentir qualquer culpa. Eu gosto desse personagem e queria ter mais tempo para dizer o porquê, mas isso é suficiente. Apesar de tudo, gosto dele.

            Tem muitos outros personagens que eu gostaria muito de falar, no entanto, esse texto já esta gigante. Fora de cogitação. Aprendi muito assistindo esse anime, me ajudou diversas vezes, me inspirou a dar o meu melhor e a não desistir. Já sinto extrema saudades desse anime, do mangá e dos personagens. É triste, porque tem algumas lacunas que queria muito que fossem preenchidas, esperava de coração alguns especiais, mas está bom. Aprendi muito com o time Sirien, que foi como a luz que trouxe nova vida para cada time com o qual competiam. Diversas vezes, fiquei frustrada, chorei com eles, foi como se fizesse parte de tudo aquilo. Foi demais! Admiro muito os mangakas de esportes, que são tão detalhistas em cada partida e cada uma nos inspira com seus jogadores, que tentam exceder os seus limites para alcançar seu objetivo. SUPERINDICO!!!!
            Tem o último filme, que saiu no ano passado. Está muito legal, da para matar saudade e nos faz nos sentir totalmente solitários com aquele final cheio de despedidas.  Definitivamente, é uma história que guardarei no meu coração por todo o sempre. Tenho esperança de ver o Kuroko novamente um dia. Será que vai virar técnico ou professor de educação física quando se formar? Tenho essa visão dele, não sei o porquê.  Então é isso. Espero que deem uma chance para conhecer esse anime maravilhoso. Leiam o mangá, é claro.

 Gênero:   esporte, comedia dramatica
Autor: Tadatoshi Fujimaki
Mangá:  30 Volume 
Anime:  3 temporadas cada um com 25 episódios 
Filme :  4

0 comentário

Postar um comentário