la corda d'oro



        Vi esse anime há alguns anos. Nem me lembrava direito dele, então resolvi ver novamente. Acho surpreendente como esses animes que são sobre esporte ou música nos instigam tanto a querer praticá-los. Eu sempre quis aprender a tocar violino e, ao ver esse anime, fiquei com muita vontade de tocar, para ontem mesmo. Não sou chegada à música clássica, confesso, mas toda vez que vejo esse tipo de anime, fico fascinada e morrendo de vontade de aprender a tocar esses instrumentos maravilhosos. A história do anime foi baseada em um jogo de RPG, feito para garotas. O primeiro saiu em 2003, depois disso, saíram várias outras séries. Já em 2004, saiu o mangá, que tem uma ilustração até bonita, no entanto, acho a protagonista bem diferente da arte do anime.  Li alguns capítulos que encontrei online. Apesar de ter alguns detalhes cortados, eles seguem muito um ao outro.
            Em 2006, saiu o anime. Nota-se que é antigo, por causa da qualidade, mas ainda assim foi muito bem feito. Em 2009, saiu a segunda temporada, com apenas dois episódios, para a minha tristeza. Fiquei muito insatisfeita, porque queria saber mais sobre o desenvolvimento da heroína.  Em 2014, saiu um anime com o nome “La corda d’oro: blue sky". Pelo que li, é uma história totalmente diferente dessa, por isso não assisti ainda. Quando eu assistir, irei falar particularmente dele. Eu me atraí por essa história por ser harém inverso, e vocês já sabem que eu AMO esse gênero. É claro que, com isso, esperava por um bom romance. Foi difícil me decidir entre tantos belos rapazes, mas, no final, a própria protagonista não mostrou um interesse diferente por nem um deles. Isso me frustrou bastante, pois estava bem claro que todos eles gostavam dela, mas ela não deixou claro de quem gostava mais.


            A história envolve uma estudante comum, que estuda numa escola incomum, dividida em duas alas: a dos estudantes regulares e a outra, que se dedica à música. Um dia, quando chega atrasada em seu primeiro dia de aula, acaba encontrando um ser que tinha o tamanho da palma de sua mão e que, por alguma razão, ficou feliz por ela conseguir vê-lo. Ele se apresenta como fada da música e diz que ela era especial, pois era seu destino ser uma grande musicista. A garota, completamente em pânico por ver algo totalmente irreal, passa a fugir, no entanto, acaba sendo cercada por essa coisa pequena, mesmo ela dizendo que nem sequer tocava algo.  No outro dia, esperando que tudo isso tivesse sido um pesadelo, chega à escola e suas amigas dizem para ela olhar, na lista do concurso de música, onde seu nome estava. A garota, totalmente chocada, foi buscar os responsáveis para entender o que estava havendo.  Mesmo depois de dizer que não havia interesse, falaram que ela havia sido escolhida especialmente e que era para ela procurar aquilo que só ela conseguia ver. Ao encontrar a fada, ela diz para ela desistir dela, porque nem sequer sabia tocar algo. Então, a fadinha da um violino a ela, dizendo ser mágico e que, mesmo não sabendo tocar, ela poderia tocá-lo. E agora? Como ela irá lidar com isso? A jovem irá arriscar e participar desse concurso?


            Kahoko Hino é uma garota comum, alegre, sincera e amigável. Apesar de nunca ter tido interesse na música, acabou por ser obrigada a entrar nesse mundo, sem chance de recusa. A fada que a encontrou disse que, mesmo que ela não soubesse, tinha potencial para isso, por isso conseguia vê-la. O seu violino era mágico, mas ele se movia de acordo com o coração de quem tocava. Caso ela não estivesse disposta e amando o que estava fazendo, não sairiam belas melodias. Mesmo nunca tendo qualquer vontade sobre isso, na primeira vez que viu alguém tocando violino, ficou tão encantada que isso a levou a tentar tocar o seu próprio instrumento pela primeira vez. Depois disso, apesar de hesitante no começo, acabou se apaixonando pelo o violino. Através dessa experiência, ela conheceu muitas pessoas que a ensinaram muito, assim como a própria também a eles. Quanto mais amava o violino, mais frustrada ficava por saber que ela estava enganando a todos. Apesar do violino refletir o que estava em seu coração, ela mesma não sabia tocá-lo, de fato. Depois de um surto por querer melhorar ainda mais, o seu violino mágico quebrou as cordas quando ela estava se apresentando. Depois daquilo, ela cogitou desistir, por acreditar que não era digna de tocar mais o instrumento. No entanto, o seu amor verdadeiro pelo violino falou mais alto, então ela não conseguiu desistir e, apesar de seu violino não ser mais mágico, ela começou do zero, o que deixou muitas pessoas espantadas, por ela sempre mostrar um lindo desempenho e, de repente, parecer ser uma iniciante. Sua coragem, determinação e amor serviram de motivação para muitos, que aprofundaram ainda mais sua relação com seus instrumentos.


            Len Tsukimori é um violinista, um dos melhores de sua escola. É um rapaz bonito, culto, um pouco rude e frio. Está sempre dando o seu melhor para melhorar sua técnica com o violino e não é muito de amizades, visando sempre que todos ao seu redor são seus inimigos. Nota-se que ele carrega certo complexo em relação à sua mãe, que é uma pianista famosa. Talvez por sempre ser comparado a ela e seus méritos sempre refletirem nela. Ele tenta conquistar o seu lugar sem ter que usar o nome de sua mãe, melhorando cada vez mais. Tsukimori, desde o princípio, foi muito rude com a Hino. Apesar de ser sempre assim, houve alguns momentos em que ele mostrou ser realmente gentil. Aos poucos, ele passou a aceitar a garota e, às vezes, até dava algumas dicas e a repreendia. Pela primeira vez, ele passou a tocar com seu coração ao invés de apenas usar a técnica. Tudo isso por influência de Hino, que mudou seu modo de ver as coisas. Apesar de não conseguir me decidir, achei que ele era um dos mais interessantes para ser o par de Hino.


            Azuma Yunoki é um flautista que está em seu último ano na escola. É um belo rapaz que, com seus lindos cabelos longos e feições delicadas, pode muito bem ser confundido, de primeiro impacto, com uma garota. Ele é gentil, educado e amigável, pelo menos é isso que ele mostra a todos a sua volta. Já a nossa jovem Hino, que acreditou genuinamente nessa imagem, ficou chocada quando ele mostrou uma personalidade sádica e agressiva apenas para ela.  Por trás de todos, ele disse que ela era irritante e que estava sendo um estorvo nessa competição. Isso a deixou com muito medo, mas logo ela o encarou e não se deixou ser intimidada. Depois, descobriu a causa dele ser duas caras: o jovem vem de uma antiga família tradicional e sempre é limitado de tudo, sendo obrigado a ser bom em tudo, mas não se destacar mais que seus irmãos mais velhos. Isso o frustrava muito. Azuma, depois de ter feito várias coisas para provocar Hino, passou a admira-la. Acredito que, desde o começo, o incômodo que ele sentia com ela era porque a garota fazia sua máscara cair e ele tinha que se segurar muito para garantir sua pose.


            Keiichi Shimizu é um violoncelista, um dos mais novos, que foi escolhido para a competição. Apesar de ser novo, mostra ser muito apaixonado pela música, de todas as formas. Mesmo parecendo estar sempre desligado e constantemente dormindo, quando o assunto é música, o rapaz se torna muito consciente e ativo. Keiichi é atencioso, calmo e inteligente. Passou a ter interesse na Hino após se apaixonar pela música da garota.  Apesar de não entender as mudanças em seu coração em relação a ela, ele a admira muito e constantemente apoia a garota.Você sempre o encontrará dormindo em qualquer lugar. Só se encontra acordado quando está tocando ou estudando algo relacionado à música. Quando alguém conversa com ele, o rapaz fala tão devagar, que me da preguiça. Não há muito a dizer sobre ele, a não ser que é muito fofo, meigo e da vontade de por no potinho.


            Kazuki Hihara é um trompetista. Está em seu último ano na escola e é um bom amigo de Azuma. É um rapaz alegre, brincalhão e amigável. Apesar de ser amigo de Azuma desde quando entrou na escola, ele não conhece a verdadeira personalidade dele.  O jovem simpatizou de cara com a Hino, a quem tentou ajudar de todas as formas. Estava sempre contagiando-a com sua alegria e seu amor por seu trompete. Depois de se dar conta de seus sentimentos em relação à Hino, tudo passa a desandar dentro dele, afinal, tudo que tinha a ver com a garota o desestabilizava. Não sei se foi ciúme ou por sentir que não poderia fazer nada por ela, quando estava passando por um momento tenso, o que o levou a ficar instável e tocar o seu instrumento de forma tão desastrosa. Isso o desligou de tudo, o jovem até mesmo chegou a um ponto em que não sabia o motivo de tocar. Quando Hino estava passando por um momento difícil, ele também não estava passando por um bom momento, então não foi capaz de ajudá-la em nada. Depois da garota se reerguer, ele foi capaz de se reerguer também e lembrar o motivo de sua paixão pelo seu instrumento e a música.


            Ryotaro Tsuchiura  é um jogador nato do time de futebol. É amigável, sensato e um pouco explosivo. O jovem rapaz tem um segredo, o seu amor por piano. Ele toca escondido e nunca compartilhou seu dom com ninguém. No passado, ficou traumatizado em um concurso, o que levou a não tocar mais piano na frente dos outros.   Depois de ser descoberto por Hino, o jovem fica apreensivo sobre ela contar isso a alguém. No entanto, no dia da primeira apresentação da garota, em que ela acaba sendo enganada pela sua acompanhante pianista, o rapaz não vê escolha a não ser ajudá-la.  Assim, seu segredo vem à tona para toda a escola, e por ser muito habilidoso, acaba sendo convidado a participar da competição. Então, ele resolve encarar seu trauma e seguir em frente com sua paixão. No entanto, no caminho, ele passa a ficar dividido, sem saber qual era mais importante: seu amor por piano ou pelo futebol. Ele foi o segundo que achei que tinha mais ligação com a Hino. Fiquei entre ele e Len, que, por sinal, não se davam bem de jeito algum.


            Shoko Fuyuumi é clarinetista e mais nova no concurso, como o Keiichi. É uma garota bonita, meiga e tímida. No começo, ela sofre bullying das veteranas, que não conseguem aceitar que uma caloura como ela tenha sido escolhida para esse concurso. No entanto, é defendida por Hino, e a partir daí as suas se tornam um tanto apegadas.  Shoko toca lindamente, mas suas timidez atrapalha em sua performance. Depois de observar a Hino, através de sua música, a garota encontrou forças para encarar suas debilidades e se tornou um pouquinho mais confiante.
            Esse anime é gostosinho demais de assistir. Apesar de não ter um romance concreto, fiquei encantada com os instrumentos. Então, se você gosta de música clássica e ama instrumentos clássicos, vai amar esse anime, com toda a certeza. Todos os personagens são muito cativantes, não tem um que eu não goste. Espero que vocês gostem. Eu superindico.


Gênero:    Romance

Autor: Yuki Kure
Mangá:  17 Volume  
Anime:    28 episódios 

0 comentário

Postar um comentário