Clover (CLAMP)



Quem me conhece sabe que eu amo os projetos da CLAMP. Nesse ano, resolvi ver muitos que ainda não conhecia. Esse mangá maravilhoso é um deles. Clover é um mangá que faz um certo nó em sua cabeça, no começo. Ele é cheio de enigmas que até agora não tenho certeza se entendi. Um exemplo é ele ser lido da esquerda para direita nos dois primeiros volumes. Acho que você já deve saber que mangá japonês se lê da direita para esquerda. Depois, nos dois últimos volumes, é lido da direita para esquerda. Existe um significado muito importante para isso, com certeza. Apesar de, no começo, achar meio vaga a interação dos personagens e a história, logo comecei a gostar muito da mesma. Os personagens são o que tem de mais de cativante nessa história. CLAM tem um bom gosto para personagens bonitos e estilosos. Adoro.
O mangá foi lançado em 1997 e foram desenvolvidos 4 volumes até que, em 1999, ele entrou em hiato. Sim! Exatos 21 anos e até hoje não terminaram a história, apesar de que as próprias autoras disseram que faltavam apenas 2 volumes para finalizar. Será que não fez muito sucesso e, por essa razão, pausaram e até agora não voltaram? Você pode encontrar traduzido apenas na “Yes mangá”, que foi o único lugar em que encontrei. Aparentemente, está completo, com os quatro volumes. Do modo como a história foi desenvolvida, você pode ficar calmo que o último capítulo não vai te causar frustração e aquela sensação de que precisa ler o capítulo seguinte para viver. Claro que você quererá saber como serão desenvolvidos os próximos volumes, no entanto, acredite: nos dois últimos volumes há tecnicamente o fim de tudo. É o que achamos, pelo menos, pois pode haver uma reviravolta. Fora isso, dá para ler sem surtar, tranquilamente. Além do mangá, tem um OVA de 6 minutos, mais ou menos, que conta um resumo dos dois primeiros volumes.


A história gira em torno de uma época distópica e futurística em que existem crianças conhecidas como “Trevos”, que são feiticeiros que têm poderes especiais. O governo, sabendo da existência dessas crianças e temendo o que elas poderiam fazer, os procurou para poder controlá-las. Existe um nível para cada Trevo. Começando com o de uma folha, que tem poderes fracos e lhes é permitido viver livremente. Os de duas folhas, apesar de poderem viver em seu próprio lugar, ainda têm monitoração do governo. O de três folhas vive preso, em proteção do governo. O de quatro folhas é um segredo que apenas os envolvidos de dentro do governo sabem de sua existência, pois é a mais poderosa dentre todos os Trevos e até mesmo o governo. Esse Trevo poderoso é uma jovem garota que vive em solidão, em uma gaiola. Contudo, ela está para viver uma das mais esperadas experiências que sempre desejou ter.


“Um pássaro em uma gaiola. Um pássaro sem asas. Um pássaro sem voz. Um pássaro solitário. Por isso, por favor, me leve daqui.”
Suu é uma garota de aproximadamente uns 14 a 16 anos. Ela é o Trevo de quatro folhas que, por causa dos seus poderes esmagadores, vive em cativeiro, sendo monitorada 24 horas pelo governo, por precaução, para evitar que ela seja uma ameaça ao mundo.  Então, ela é extremamente solitária. Tudo o que conhece é o que suas frequências capitam de longa distância. Suu ama música e se apaixonou pela voz da cantora Oruha, com quem, escondido, conseguiu manter uma relação por telefone por um bom tempo. Foi assim que fez sua primeira amiga. Juntas, elas até mesmo fizeram uma canção. Através de Oruha, ela conheceu Kazuhiko, que era o amado de sua amiga. Então, a jovem e solitária garota sempre ansiou poder, um dia, estar com essas duas pessoas. Contudo, sabia que era impossível, afinal, ela nasceu sozinha, viveu sozinha e provavelmente morrerá sozinha. Esse era o seu destino. Quanto mais poderoso você é mais solitário fica. Mesmo sabendo disso, ela não parava de ansiar por alguém que a levasse para longe daquela gaiola.


Kazuhiko é um ex-militar. Um homem atraente, descontraído e habilidoso. Antes de desistir da sua carreira de militar, ele namorava a cantora Oruha, por quem era completamente apaixonado. Apesar de estar sempre ocupado com seu trabalho, ele fazia o máximo para estar presente em suas apresentações. Infelizmente, a vida deu uma reviravolta que o fez desistir de ser militar. Porém, uns anos depois, foi designado a proteger a Suu e a levá-la até o Parque das Fadas. À primeira vista, parecia fácil, mas ninguém o chamaria se fosse de fato algo tão fácil assim. Nesses dias ao lado da Suu, ele passou a se cativar cada vez mais pela garotinha.


Gingetsu é um militar e amigo íntimo de Kazuhiko. Ele ajuda muito o amigo durante sua jornada até o Parque das Fadas, o salvando várias vezes. Ele é um personagem sério e um pouco sarcástico. No decorrer da história, descobrimos que ele é um Trevo de duas folhas que podia viver fora das garras do governo, mas é monitorado e trabalha para eles. Gingetsu tem, aos seus cuidados, um jovem que várias vezes nos dá a entender que há um tipo de relacionamento entre os dois. Apesar de nada ser específico, é shippável (riso maléfico).


Ran é um jovem que era conhecido por C. Fugiu da jaula do governo para ficar longe de seu irmão gêmeo, o A.  Eles são os três Trevos de três folhas e são bem poderosos, apesar de terem uma vida curta. Após fugir, foi encontrado por Gingetsu, que com autorização do governo cuida do garoto. Ele rapidamente se tornou um homem, devido a sua genética de desenvolvimento rápido. Você verá a história dele no quarto volume. O que aconteceu para ele acabar aos cuidados de Gingetsu? 
“É uma felicidade que escapa... uma verdadeira felicidade ou desesperança? Mesmo sabendo que isso vai acabar, quero ser feliz.”


Oruha é uma mulher lindíssima que possui uma linda voz e faz apresentações em um bar, onde conheceu o amor de sua vida, Kazuhiko. Ela se tornou amiga de Suu via telefone e se afeiçoou a garota. Cada dia que falava com ela a inspirava a fazer músicas diferentes. Até que ambas compuseram uma música juntas que virou o maior sucesso pelo mundo.  No desenvolvimento, descobrimos que ela é um Trevo de uma folha que foi liberada pelo governo, pois seu único poder era prever sua própria morte. Tudo que essa mulher queria era viver ao máximo, envolvida pelo que amava, a música e seu amado, até que o fim de sua vida chegasse.
Eu sou suspeita, porque praticamente amo tudo que CLAMP faz. Essa história é maravilhosa! Eu fico triste que entrou em hiato e talvez nem volte, mas não deixa de ser linda. Espero que você se dê uma oportunidade de ser conquistado por essa história. INDICADO!!!


Gênero:   Fantasia, Cyberpunk
Autor:  CLAMP
Mangá:   4 volume ( HIATO)

0 comentário

Postar um comentário