Hauru no Ugoku Shiro (O Castelo Animado)



Há muito tempo eu tenho estado de olho no personagem desse filme, por isso sempre quis assisti-lo. Ter entrado na Netflix foi a melhor notícia que eu poderia ter. Nesse ano, tivemos muitas postagens de filmes do Studio Ghibli, que faz animações de qualidade desde os anos 90. Toda vez que assisto a um filme deles e vejo o ano, fico pasma, porque eles sempre tiveram uma produção fantástica. Esse filme foi lançado em 2004. Você o encontrará com o nome “O Castelo Animado”, na Netflix. Ele está dublado, mas também terá a opção de ver em outros idiomas, inclusive no original. Eu preferi ver dublado e nem estranhei, pelo contrário, foi muito confortável. Assim como eu já esperava, amei esse enredo incrível, os personagens e o desenvolvimento. Tudo é maravilhoso.
A história envolve uma jovem senhorita que um dia, ao sair do trabalho com o objetivo de visitar a sua irmã, é importunada por uns soldados. Assim, ela é salva por um jovem e lindo rapaz, que provavelmente era um feiticeiro, que a levou mais rápido ao seu destino. Fascinada com o rapaz, ela conta a quem veio visitar o que havia acontecido, e sua irmã fica preocupada e questiona se não era o feiticeiro Howl, cuja lenda é de que ele rouba corações de mulheres bonitas que se apaixonam por ele. Porém, a jovem diz que isso não é problema para ela, já que não era bonita. Nesse mesmo dia, ao voltar ao trabalho, uma senhora misteriosa entra sem permissão e joga uma maldição na garota, a tornando uma velhinha. Tudo isso porque ela, de fato, havia se encontrado com Howl. Assim ela segue em busca de algum feiticeiro ou do próprio Howl que a ajude a quebrar esse feitiço.


Sophie é uma moça de aparência simples, trabalhadora e gentil. Ela trabalha como chapeleira e acredita que morrerá fazendo esse trabalho sozinha, pois não se acha bonita como as outras mulheres à sua volta. Ela tem uma irmã vaidosa, seu único familiar. Mora em um quartinho nos fundos da loja em que trabalha e passa a maior parte do tempo trabalhando nos chapéus. Conhecer o jovem e misterioso rapaz foi a coisa mais emocionante que aconteceu em sua vida, mas ser amaldiçoada foi a coisa mais estranha que lhe aconteceu. Mesmo sendo uma velhinha enrugada, ela não se importou muito. Tornou-se muito determinada, na verdade. Mesmo que não pudesse contar sobre a maldição, ela tinha esperança de que, se conhece algum feiticeiro, poderia quebrar isso. Por obra do destino ou não, ela acabou sendo acolhida pelo castelo animado do Howl e se designou faxineira daquele lugar imundo. Ela teve a oportunidade de conhecer melhor Howl e sua vida, e assim concretizou o sentimento que ela já guardava em seu coração desde que o viu pela primeira vez: ela o amava e queria ajudá-lo, não importava como.


Howl é um feiticeiro poderosíssimo. Os boatos dizem que ele não tem coração e por isso rouba corações de mulheres bonitas, as quais se apaixonam por ele. De fato, ele não tem coração, mas isso não o faz ser perverso, como dizem. Ele é um rapaz charmoso, vaidoso, perspicaz e educado. Mostra ser muito carinhoso, no decorrer da história, principalmente com Sophie, a senhorinha que ele deixou ficar no castelo sem questionar muito sobre seus motivos. Apesar de mostrar ser tão confiante e poderoso, a verdade é que Howl também é uma pessoa que tem medo. Ele odeia a sensação de se sentir preso, então luta com tudo o que pode para ser livre, mesmo que, para isso, ele tenha que ser um covarde e continuar fugindo das pessoas que o querem ter. No começo, ele era loiro, que é a cor que ele gosta, pois realça sua beleza. Fica muito deprimido quando acabou usando o produto que fez seu cabelo voltar a ter a cor original. Por causa da Sophie, ele acabou aceitando os fatos e parou de fazer birra. Conviver com a Sophie o mudou muito. Apesar de, no começo, não ter certeza de quem ela era, aos poucos soube sobre maldição e a reconheceu. Pela primeira vez, ele sentiu que queria proteger algo além de si mesmo. Por essa razão, decidiu parar de fugir e encarar os seus medos.


Assim se desenvolve o amor entre os dois, e tenho que dizer que é a coisinha mais linda desse mundo. Ver o feiticeiro excêntrico encarando suas fragilidades por estar apaixonado foi algo muito lindo. Sophie mostrou tantos lados impressionantes, que não tem como não se encantar. Confesso que eu fiquei com muito medo do final, porque Howl com certeza roubou meu coração. Queria um final lindo e brilhante para ele, como uma pessoa que sonha em ser livre, e para os dois, que formavam um casal e tanto.


A Bruxa da Terra Abandonada é uma senhora gananciosa que há tempos tem abusado do seu poder. Ela, de fato, devora os corações de homens bonitos, pelos quais ela mesmo se apaixona. Tem estado atrás do Howl, querendo o seu coração, e assim passa seus dias à procura do jovem feiticeiro. Como não encontra, acaba achando a garota com a qual ele foi visto. Como a menina foi um tanto insolente com ela, acabou lançando uma maldição sobre a garota, em forma de recado para o seu querido. O que a surpreendeu é que, mesmo a menina estando tão velha, ainda tinha energia e estava muito mais determinada. 


Calcifer é um demônio do fogo, o responsável pelo funcionamento do Castelo Animado. Ele está profundamente ligado ao Howl e diz que tudo isso é uma maldição. No desenvolvimento, entendemos melhor. Apesar de ser conhecido como Terrível Demônio, ele é muito animado e gentil. Tem poderes limitados, no entanto, é muito forte. A princípio, obedece apenas ao Howl, depois faz um acordo com a Sophie e passa a obedecê-la também.


Markl é um jovem aprendiz de Howl, um garoto muito dedicado e gentil. Ele é quem cuida das coisas no castelo. Então, com três homens em uma casa, vocês podem imaginar como esse castelo estava virado um lixão. Ele ficou facilmente apegado à Sophie e se sujeitou à arrumação dela sem conseguir colocar quaisquer limites, pois ela era muito determinada. Depois que ela entrou na vida deles, as coisas mudaram e um novo brilho, um novo ar foram envolvendo sua vida. Então, queria que ela continuasse ali para sempre.


Madame Sulliman é uma feiticeira poderosíssima que é o braço direito do rei. Também foi a mestra de Howl. Ela já não é tão poderosa como já foi, por causa da idade.  Porém, está determinada a punir qualquer feiticeiro que não siga as suas regras e deseja recuperar seu aprendiz egocêntrico. Apesar de parecer que ela quer isso pelo bem, a verdade é que ela só quer o controle de tudo. É uma gananciosa que administrou a guerra que estava acontecendo enquanto tentava capturar o Howl.
É uma história muito legal e vale muito a pena conhecer. Para mim, o maior defeito dele é ser apenas um filme. Seria incrível ver mais sobre os personagens. Eu amei muito, inclusive queria mais sobre o romance dos dois. INDICADÍSSIMO!!

0 comentário

Postar um comentário