O que é Cosplay?

Fotos tiradas por mim mesma em eventos. 3 primeiras fotos Festival Japonês ( Cuiabá/MT) e as 3 ultimas XMA (São Paulo)
Eu tenho escutado muito essa pergunta ultimamente, então para esclarecer as dúvidas de quem não entende, vamos lá. Cosplay é a abreviação de “Costume Play” (costume = roupa/ traje e play = atuar). Ao falar em cosplay a pessoa está dizendo que alguém vai representar um personagem á caráter, fantasiar ou disfarçar.  É uma atividade divertida que geralmente é feita por jovens (embora não exista idade especifica) na qual eles se vestem como e representam algumas características de um personagem fictício (animes, mangás, jogos, filmes, comics,...) ou real (artista).

Personagem de jogo ( Foto tirado por mim XMA São paulo)

Cosplayers é o nome dado às pessoas que fazem cosplay, sejam por hobby ou profissionalmente. Algumas pessoas levam apenas como algo divertido de se fazer em festivais, e outras levam isso muito a sério. Cosplay é uma arte que exige tempo, dedicação e dinheiro. Para se transformar em um personagem é usado maquiagem, acessórios, vestuários e interpretação. Muitas vezes a roupa do personagem é muito difícil de ser feita. E ai, vem conseguir os acessórios que podem variar de armas, asas e muitos outros. Fazer uma maquiagem que te faça parecer com o personagem, treinar comportamentos (expreções, costumes,...). Tudo isso para aperfeiçoar o máximo que puderem.

Personagem do anime/Mangá Ataque dos titãs/ Shingeki no kyojin ( foto tirada por no festival Japonês ano passado)

Algumas pessoas compram os seus cosplays prontos, outros encomendam, e outros produzem seus próprios vestuários e acessórios. Algumas pessoas fazem cosplay apenas de personagens que admiram ou querem homenagear, outros fazem personagens aleatórios que se encaixam em si. Geralmente vão a eventos de animes, comics, jogos ou até de cultura japonesa como é o Festival do Japão (no caso da minha cidade). Em algum desses eventos acontecem concursos de cosplay. Também podem ir a encontros de Cosplayers entre muitas outras opções casuais.

Não sou uma Expert, nem cosplayer. Ainda estou começando a entrar neste mundo (com a ponto do pé), mas acredito que esse é o básico que você precisa saber. Na próxima, falaremos de onde surgiu toda essa ideia magnifica.

E ai você já sabia? Já fez? Tem vontade?  Não tem, mas curte?


Kissu

9 comentários:

  1. Oioi, como vai?? Eu gosto muito de cosplay
    Acho bem legal mesmo quando estão bem feitos. Tem pessoas que se superam a cada cosplay. E é algo bem difícil né? Ficam tão parecidos que dá até gosto *-* Nunca fui em um evento de anime para ver um cosplay pessoalmente, mas eu queria muuuuito! Cosplayers são demais! \o

    sonho-oriental.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né ... Eu fico fascinada *=*
      Amo ir em eventos só para ver os cosplay

      Excluir
  2. Eu adoro cosplay e já fiz alguns! *-*~ Faço numa frequência pequena pela falta de grana e tempo... @_@~
    Mas sempre me diverti um monte com eles!

    Beijos!
    http://sussurrodoar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério eu sou fascinada <3
      Eu nunca fiz mas tenho preparada alguns para tirar fotos.
      Acho muito divertido, mas sou um pouco tímida.

      Excluir
  3. Eu amo cosplay, mas até hoje só fiz um. Não acho tão ruim porque fiz da minha personagem predileta (Yui - K-On), pretendo reformar ele mais pra frente, porque fazer cosplay é muito amor.
    As fotos ficaram ótimas, muito boas mesmo! ♥ BEIJAO ♥

    Sekai Bakawaii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo? Que legal, tem foto no seu blog?
      Amo ver cosplay.
      Tenho muita vontade de fazer.

      Excluir
  4. Eu amo cosplay, adoro ver o pessoal arrasar nas fantasias de seus personagens preferidos e encarná-los nos palcos e eventos da vida, eu mesma morro de vontade de fazer, mas me falta o dinheiro para poder fazer algo bem feito. Quem sabe algum dia, né? <3

    Elfo Livre

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito, mas nunca fiz. Já ajudei uma amiga, mas eu sou meio tímida :/ Quero muito fazer, mas além da timidez é preciso grana pra fazer algo bonito :D
    Elidiana Andrade

    ResponderExcluir