Origem do Cosplay


Se vamos aprender sobre algo, vamos a fundo o quanto pudemos, foi isso o que pensei então, além de dizer o que cosplay é, resolvi que deveria também estudar em geral e postar aqui para as pessoas que não sabem, mas tem sede por saber. Quem não pensa: “Quando foi que isso surgiu?” ou “Quem teve a ideia?”. Eu sempre me pego pensando nisso quando gosto ou tenho interesse em algo, mas nem sempre tenho coragem de ler aqueles textos complexos.
Foto: “Things to Come” de 1936 – Um dos filmes que a indústria americana mostrou sobre a idéia de como seria o futuro, clean e tecnológico, e inspiração para alguns “cosplayers”.

Em pensar que foi os estadunidenses que tiveram em primeira mão a ideia de se fantasiar em 1939 em um evento chamado Worldcon (convenção de ficção cientifica). O senhor Forrest J. Ackerman e a senhora Myrtle R. foram as primeiras pessoas a aparecerem em tal evento caracterizados de algum personagem. E desde então virou prática comum nos eventos de Worldcon.

Foto: Nabuyuki Takahashi

Os primeiros cosplays de animes/mangás foram feitos nos EUA depois dos anos 70. Nos anos 80, a arte dos cosplay chegou ao Japão. A ideia foi levada pelo japonês Nobuyuki Takahashi que participou do evento Worldcon e achou superinteressante e passou a incentivar esse ato nas ilhas nipônicas através das revistas de ficção cientifica.

Fonte :1 foto ; 2 foto ; 3 foto; 4 foto
Com o tempo, esta prática se tornou comum no Japão durante as Comic Markets (evento nipônico criado em 1975) que existe até hoje em Odaiaba, Tokyo. Evento aonde os japoneses se vestem a caráter de seus personagens favoritos, então essa pratica tem sido relacionada com animes, mangás, comics e jogos. Aos poucos foi se estendendo aos outros domínios e culturas, chegando até mesmo a ganhar um fórum internacional se tornando uma prática séria.
Fonte : Encontros nipon

Quando, em 1990, o anime ficou popular ao redor do globo, o cosplay ficou famoso em todo o mundo se tratando da caracterização de personagens existentes. Os primeiros cosplays (os americanos) estendiam-se principalmente a criação de personagens novos, não somente aos já existentes.
Acho que se nós gostamos de algo, por que não buscarmos conhecimento daquilo, né? Não sei quanto a vocês, mas, como venho dizendo muito aqui, tudo que eu sabia era apenas por cima. Eu estou amando profundamente entender, conhecer e saber cada detalhe das coisas que eu gosto. Espero que vocês tenham gostado da postagem de hoje. Se quiserem se aprofundar mais é só clicar nas fontes onde estudei.

Até à próxima.


Kissu

Fonte de estudo Wikipedia

3 comentários:

  1. Essa postagem foi DIGNA! Todo mundo diz o que é cosplay, faz uma breve explicação mas é interessante saber realmente a história dele! Adorei ♥♥

    Sekai Bakawaii

    ResponderExcluir
  2. Poxa que postagem legal, eu nunca tinha parado pra pensar nisso rsrs!
    Jurava até que tinha surgido no Japão, muita gente se engana, acredito eu.
    Adorei! Bjão

    Himitsu
    Otome tea time

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Ficou muito boa a postagem, apesar de gostar de cosplay nunca parei para pesquisar sua origem, realmente ficou um post perfeito!
    Crazy and Kawaii Desu

    ResponderExcluir