Ikoku meiro no croisee

          

  Faz um longo tempo que assisti a esse anime. Ele possui uma história bem intrigante, que passa no final do século XIX, quando a cultura japonesa ficou popular no ocidente. Eu confesso que esperava um bom romance dele e ainda espero. Quando leio o mangá, sempre fico repetindo para mim como seria mais interessante ainda se houvesse um romance entre a protagonista japonesa e o francês. Embora o anime já tenha acabado de uma forma que me deixou com gosto de quero mais e sem dar a pincelada em um romance como eu queria, ainda tenho esperança de que o mangá me dê o que eu quero.
            Eu gosto muito da ilustração do mangá e da produção do anime. Há personagens realmente interessantes, vários pontos diferentes de vista a serem observados, mas, no final, eu acabo observando somente aqueles que me interessam. Esse anime nos faz pensar  muito nos choques culturais que podem haver entre pessoas que não entendem nada do país do outro. Isso também atiça minha curiosidade: conhecer nova culturas saber como e viver em um ambiente totalmente  diferente do qual vivo.
            Essa história envolve uma pequena japonesa que acompanha um viajante francês em sua volta para a França. Quando chega em Paris, conhece o jovem neto do viajante, que é o proprietário da loja de ferragem da família. Ela se oferece para trabalhar para eles. Embora o jovem ferreiro tenha ficado relutante em cuidar dela, pouco a pouco ele começou a aceitá-la. Conforme iam aprendendo suas diferenças culturais, ele passam a ver que tinha tinham mais em comum do que imaginavam.

            Yune é uma verdadeira japonesa tradicional, sua aparência diz que ela tem no máximo uns 10 anos, entretanto, todo mundo fica espantado quando ela diz ter 14 anos. Desde pequena, ela teve todo um ensinamento de como se portar perante as pessoas, como tratar seus mestres e clientes, ensinada a construir uma relação de confiança com eles. Por esse motivo, muito das coisas que ela ia aprendendo na França a deixava confusa, pois ia muitas vezes contra os princípios que lhes foram ensinados.

            Ela já sabia falar um pouco de francês, mas ela não deixou muito claro para eles quando chegou, então todos falavam com ela como se ela não fosse capaz de entender nada. Para ela, o proprietário Claude era seu mestre, a quem ela decidiu servir com todo seu coração. Embora ele parecesse assustador às vezes, não demorou muito pare ele mostrar ser diferente. Na verdade, ela não estava tão preparada para lidar com sua gentileza. Foi estranho para ela vê-lo fazer coisas por ela, já que no Japão, principalmente antigamente, foi ensinado que as mulheres devem servir aos homens, não o contrário. Só que não é tão difícil se acostumar com a gentileza, não é mesmo?  Eu, sinceramente, achava que cada descoberta dela e comparação era a coisa mais fofa do mundo.

            Claude é um jovem francês que herdou a loja de ferragem de seu pai. De familiar, ele tem apenas seu avô, Oscar, que vive viajando pelo mundo e, na última viagem, trouxe de bagagem uma menina muito interessante, que parecia mais uma boneca.  No começo, parecia um incomodo para ele, só que aquela menina tão devota e delicada, ao ponto de parecer que iria quebrar, acabou o cativando. Só que até ele chegar a esse ponto, ele foi um pouco grosseiro e demorou a aceitar sua eficiência ali.

            Cada dia ao lado dela era diferente, eram novas descobertas, talvez isso tenha dado um toque mais interessante para sua vida, pois não demorou muito para ele considerá-la um membro extremamente importante para sua vida. Achei muito fofo quanto ele ficava desesperado quando perdia ela de vista ou enciumado quando ela ia a casa de algumas pessoas ricas. Agora o tipo de ciúmes é difícil ter certeza. Eu queria que fosse romântico, mas pode ser que ele só tinha medo dela acabar querendo viver com eles por serem ricos.

            Uma das partes mais adoráveis foi quando aconteceu um incidente em que ele a perdeu em um local que lembrava uma tragédia que aconteceu com seu pai. Ele vivia em agonia e aflição por aquelas memórias e aí entrou uma conclusão mais fofa do mundo: “Até agora, eu nunca considerei proteger alguém menor que eu. O sentimento de querer proteger alguém... eu nunca pensei que poderia ser um sentimento agradável.”
            Sinceramente, queria muito que eles  ficassem  juntos  no decorrer da história, pois os dois são tão adoráveis juntos. A forma como ele se importa com ela, tudo isso me faz querer mais ainda que eles desenvolvam sentimentos românticos. Só que ele claramente tem uma história de amor. Não é muito claro, mas ele era amigo de uma menina rica e eles tinham que se encontrar às escondidas, pois sua família não gostava que ela se relacionasse com pessoas de classe baixa. Por causa desse tipo de coisa, ele foi machucado, pois ela queria tratá-lo como amante. Ainda não sei certinho, pois não se aprofundou muito nessa história, mas já não gosto.

            Eu pensei em falar somente dos dois para não deixar a história tão longa, mas não posso deixar de falar de Alice, essa menina tão apaixonada pelo Japão. Eu pude sentir muita semelhança nesses termos com ela. Ela é uma garota rica que pode ter tudo que o dinheiro compra e, embora a família tenha ensinado que rumo sua vida vai tomar a partir dali, ela só sonha em viajar o mundo, em explorar tudo, conhecer pessoalmente esse Japão que ela admira tanto.

 “Por que vocês adultos satisfazem-se aceitando apenas aquilo que vocês podem ver? Eu nunca poderia ficar satisfeita com essa pequena parte do mundo que eu conheço. Eu quero voar para longe de Paris por essa janela. Haverá um dia em que eu poderei voar para o Japão".
            Quando descobriu que havia uma japonesa legítima tão perto, ela não perdeu tempo e seguiu até conseguir fazer amizade com ela, até mesmo tentou trazê-la para morar consigo. Só que Yune aceitou apenas sua boa amizade e aprendeu muito sobre como a damas vivem. Para ela, Yune era como uma joia rara, ela queria estar sempre perto. Muitas vezes a tratava como uma boneca por querer ficar vestindo ela tempo todo, coisas do tipo, só que dá para entender: dá vontade de por Yune dentro de um potinho e guardar.

            É interessante ver os choques culturais. Achamos que é fácil entrar em um mundo diferente do nosso e viver, só que somente quando estamos vivendo, de fato, sabemos o quão difícil pode ser. Eu tenho que dizer: esse anime é muito bom, muito fofo, acho uma pena não ter continuidade e ter tão poucos episódios.  Se eu gostei? Eu amei! É muito fofo! E aí, já assistiram?

Gênero: Historico, Slice of life
Autor:  Hinata Takeda

Anime:   12 episódio 

Mangá:   4 Volumes

  Onde assistir



AnimeQ ( Online)

0 comentário

Postar um comentário