Boku no Hatsukoi ni sasagu ( J-Live-action)


          

         Prepare o lencinho e o coração, porque o live-action de hoje vai com toda certeza te fazer sofrer. Esse filme é a adaptação do mangá de mesmo título, que começou a ser lançado em 2005. Gosto bastante da ilustração e as histórias que essa mangaka cria são sempre profundas e, algumas vezes, bem polêmicas. Já passou por aqui uma de suas obras, inclusive, umas das mais polêmicas por envolver incesto, “Boku wa imouto ni koi suru”. Fiquei surpresa quando vi que o personagem principal teve uma leve participação no “Boku no hatsukoi ni sasagu”, por estudarem na mesma escola. Foi bem nostálgico. Sem dúvida alguma, o mangá é MIL vezes melhor que o filme, pois tem mais detalhes, mais coisas acontecem e ficamos com uma gota de esperança de que nem tudo tenha acabado de forma tão trágica.

            O live-action foi lançado em 2009 e, embora eles tenham cortado muitas coisas do mangá e mudado muitas outras, a verdade é que o filme ficou muito bem feito. Como vocês estão carecas de saber, porque vivo repetindo isso, é surpreendente quando um live-action japonês é realmente bom. O elenco foi ótimo. A minha atriz japonesa favorita, Maou Inoue, atuou como a protagonista e me surpreendeu muito com sua boa atuação. A verdade é que não gosto desse tipo de enredo, em que tudo corre para um fim trágico, meu emocional e psicológico não suportam esse tipo de história tão triste.  Tenho preferência por finais felizes, porque já vivemos em um mundo trágico, então, pelo menos em histórias, quero finais felizes SEMPRE.


            A história gira em torno de um garoto que, desde criança, tem uma doença cardíaca e por isso passou toda a sua infância dentro de um hospital, onde conheceu a filha do seu médico, por quem acabou se apegando e se apaixonando. Com a ingenuidade de crianças, eles prometeram que, quando crescessem, iriam se casar. Entretanto, mal eles sabiam que esse amor, que começou na infância, tinha um limite de tempo tanto quanto a vida desse pobre garoto. Um dia, ele descobre que, com muito cuidado, viverá no máximo até os 20 anos. Não suportando esse fato, que faria essa garota que amava e que ia crescendo sempre do seu lado sofrer no final, ele tomou a atitude de terminar tudo entre eles e seguir sua vida bem longe, libertando-a desse futuro sofrimento. Então, escondido, decidiu ir para o colégio interno. No entanto, ficou chocado quando, na cerimônia de entrada, a garota de quem fugia e estava lutando para esquecer estava diante dos seus olhos, fazendo um discurso. Quando ela o vê no meio da multidão, grita: “Seu estúpido! Se você quer se livrar de mim, terá que treinar por mais 100 anos.”  E agora, o que ele fará? Como essa história de amor está destinada a uma tragédia?


            Takuma Kakunouchi, apesar de ter passado quase sua vida toda dentro de um hospital, sendo limitado de tudo, ainda consegue sorrir e sonhar, uma vez que a sua amiga e amada está ao seu lado, apoiando-o desde pequeno. Agora que está à beira da adolescência e está a par de sua verdadeira condição, embora esteja no fundo  apavorado e angustiado, Takuma escondeu seu sofrimento, sorrindo e tirando sarro como um bobo, para não fazer as pessoas que amam sofrer mais do que já sofrem. Ele sabia que apenas terminar com Mayu não ia adiantar. Primeiro que ele não suportaria vê-la, pois uma hora outra iria instigar seus sentimentos, então ficar longe seria o melhor para ela conseguir esquecê-lo. Fico pensando que é sofrimento demais para um ser humano só. Todos nós sabemos que, um dia, iremos morrer, entretanto, esse garoto vive pisando em ovos e sabia que não importa o quanto sonhasse com o futuro, ele nunca iria alcançar, afinal, sua vida já havia sido limitada por essa doença. Viver sabendo que vai morrer logo deve ser angustiante, um pesadelo sufocante. Mesmo assim, ele resistiu e, pela pessoa que ama, tentou libertá-la com todas as suas forças e sofreu sozinho por fazer isso. Ter que rejeitá-la, ter que vê-la com outros garotos e imaginar um futuro em que ela estará amando outra pessoa... quanta dor e sofrimento ele carregava consigo! Com esse corpo, nem se quer poderia protegê-la, até mesmo toca-la e ter uma intimidade colocaria sua própria vida em risco.


            Mayu Taneda é uma garota de espírito forte, ousada e decidida. Desde criança, sempre mostrou saber o que quer e isso nunca mudou. Quando criança, ao descobrir sobre a condição de Takuma, tentou todo o tipo de experiência infantil para o curá-lo.  Sempre escondeu saber sobre isso, no entanto, tentava cuidar para ele não se exceder.  Após jurarem amor eterno, ela ficou mais convicta e levou isso por todas as suas fases. Não existia dúvida, ela o amava, era seu primeiro amor e estava disposta a levar isso além da morte. É uma garota bonita e muito esperta, pega as coisas no ar e não tem vergonha de dizer o que pensa. Ser ignorada e rejeitada, tudo isso ela não estava disposta a aceitar de jeito algum, então, mesmo ele fazendo isso, ela estava convicta de que não era verdade e continuou a grudar nele que nem chiclete. No entanto, quando apareceu uma rival que tinha as mesmas condições que ele, foi a primeira vez que ela realmente sentiu a rejeição atravessá-la dolorosamente.



            Esse relacionamento passou por tantos altos e baixos! Eu ficava pensando: uma coisa é você conquistar uma pessoa sabendo que vai morrer, outra é vocês crescerem se amando e depois descobrirem a sua realidade. Se o amor já existe e a outra parte, não importa o que, não quer desistir de você, não é melhor aproveitar cada segunda junto, para não sobrar arrependimentos? A Mayu estava mais do que na cara de que, não importa o que, não ia parar de amá-lo. No mangá, ele a rejeitou por anos e, mesmo assim, ela continuou amando-o. Mesmo não achando que ele estava totalmente errado,  se passaram dias, meses e até anos, e o sorriso do rosto da garota que ele ama sumiu. Então, não é óbvio que ela vai sofrer de todos os jeitos? Demorou muito para ele acordar. Achei um desperdício, pois eles deviam ter ficado juntos e se amado mais.  Aqui realmente está um amor triste. O filme e o mangá, embora os finais não sejam iguais, me fizeram chorar horrores. Muito sofrimento para um romance só. A morte é algo doloroso, principalmente para quem fica. No mangá, ele escreveu uma carta, aquela carta me quebrou em pedaços...nossa!


            Kou Suzuya é um cara extrovertido e galanteador - para não dizer mulherengo. No mangá, ele é o líder do dormitório e um cara bem excêntrico que fica interessado à primeira vista por Mayu. Depois, aos poucos, ao observá-la, fica cada vez mais apaixonado. Já no filme, ele era um calouro como eles, que fica interessado na Mayu, no entanto, desiste muito rápido dela. No mangá, ele persistiu até o fim, até mesmo falou coisas realmente duras para Takuma, para fazê-la desistir de vez. Um dia, Kou conseguiu tê-la para ele, no entanto, por mais que ele tentasse fazer Mayu esquecer o Takima, mais doloroso era para si, porque via que não estava adiantando. Gosto muito desse personagem. Como já tinha visto no live-action que o coitado tinha sofrido algo trágico, fiquei torcendo para que não acontecesse no mangá, já que tinha várias coisas diferente. Embora de jeito diferente, o destino dele é o mesmo em ambos. Gosto de pesar que alguém tão vívido cruzou o caminho desses dois por um motivo mais forte do que imaginavam.  Por que os personagens dessa história só nos fazem sofrer?
            Tem muitos outros personagens que têm alguma importância no mangá, no entanto, resolvi só falar dos principais. É um amor triste, estejam preparados, porque é doloroso ver pessoas com um destino como esse, nos faz pensar muito na vida que temos e desperdiçamos por nada. Vamos valorizar essa vida que temos, curtir mais as pessoas que amamos e fazer de tudo para vivermos plenamente, porque mesmo que não tenhamos um tempo estipulado de vida, não estamos livres de nada. IDICADÍSSIMOS!!! Ambos: o mangá e o live-action.


 Gênero:   Drama, Romance, tragedia


Autor: Kotomi Aoki
Mangá:  12 Volume 
Filme :  1

Onde assistir :  Youtube
Onde ler :  Mangá Spance

0 comentário

Postar um comentário