Tsubasa Reservoir Chronicles


           

         Quando sentei na frente do computador para escrever esta postagem, meu coração não parava de acelerar, pois, para mim, existe uma certa responsabilidade em vir aqui e escrever sobre essa obra, que tem um lugar todo especial em meu coração. Afinal, "Tsubasa Chronicles" foi o gancho que me levou a conhecer esse horizonte tão extenso de animes. Já cheguei a dizer isso aqui, que antes eu só conhecia os clássicos que passavam na tv aberta, quando eu era criança, e não fazia ideia de que eu poderia ter acesso à muitos outros animes. Minha vida era resumida em "DBZ", "Digimom", "Naruto" e "SakuraCardcaptor". Um dia, uma pessoa me indicou "Tsubasa Chronicles", por ver que eu era louca por "Cardcaptor Sakura". Quando fui pesquisar, não pude me conter quando vi que os personagens principais eram a Sakura e Syaoran (no modo brasileiro, Shoran), mas de uma dimensão diferente da que conhecemos. Eu fiquei simplesmente louca, pois a ideia de ver aqueles pequenos na adolescência me deixou muito feliz. Como era de se esperar, me apaixonei e já perdi a conta de quantas vezes eu assisti ao anime e li o mangá.

            "Tsubasa Chronicles" também é mais uma obra do Grupo CLAMP,  mangakas que só tem ganhado meu coração desde então. Sempre acreditei que a especialidades delas fosse apenas shoujo, no entanto, "Tsubasa Chronicles" é shounen. Fiquei muito surpresa e, se vocês forem analisar, da para ver que existe uma diferença entre esse enredo e os demais criados por elas, embora não possa afirmar muito, porque ainda há muitas obras delas que não conheço, mas, comparando com as que conheço, vejo uma grande diferença. O mangá foi lançado em 2003 no Japão e foi concluído com 28 volumes. Já no Brasil, foi trazido pela editora JBC, que adotou uma forma diferente de encadernação, deixando os volumes bem mais finos e, com isso, se concluiu com 56 volumes. Eu nem sonhava que o mangá estava sendo lançado aqui no Brasil. Um dia, olhando uma banca, encontrei meu primeiro volume, na época já estava concluído. Comecei uma busca árdua para conseguir todos os volumes e, hoje, são meus preciosos tesouros.

Ova Tokyo

            O anime foi lançando em 2006. Amo a qualidade, embora dê para notar que é um pouco antigo. O que não gosto muito, mas você só se dá conta quando lê o mangá, é que tem muito filler. Além disso, embora o anime tenha 52 episódios, não vai até o final. Depois, vêm os ovas. O primeiro, com o título “Tsubasa Tokyo Revelations”, tem 3 episódios. Para mim, é um dos arcos mais tristes, depois de muitos que virão. É quando você descobre que "Tsubasa Chronicles" está longe de ser o que você acreditava, algumas coisas ficam confusas e outras resolvidas, um caos. Depois vem o segundo ova, com o título “Tsubasa  Shunraiki”, com dois episódios. Outro arco muito doloroso, quando, para mim, tudo passou a perder o total sentindo. Depois da cabeça ficar uma bagunça, você não tem escolha que não seja ler o mangá para entender. Como bônus,  depois de ver o anime, assistam ao filme “Genkijouban Tsubasa Chronicles torikago no Kuni no Himegimi”. É uma história filler, mas compensa para passarmos mais um tempo com esses adoráveis personagens.
            Então, minha dica é a seguinte: assistam ao anime primeiro. Terminando, leiam o mangá e, cada vez que passarem pelos arcos dos ovas, os assistam. Assim, tudo começa a fazer mais sentindo. “Como vou saber que passei pelo arco?” No primeiro ova, eles estarão em Tokyo e, no segundo, em Nihon, mundo de um dos personagens, o Kuragane.
            Essa obra tem uma história linda, porém muito, muito confusa. Vocês verão muitos personagens que já viram em outras obras da CLAMP, vivendo uma vida diferente ou não. Com a única exceção dos personagens do "xxxHOLIC", que, na verdade, fazem parte da mesma história. Embora os dois títulos sejam separados, eles completam um ao outro, ambas as histórias correm ao mesmo tempo e estão envolvidas de alguma forma. O final de "Tsubasa" foi algo muito louco. Eu fiquei com meus sentimentos confusos, porque, para mim, mesmo que as pessoas tenham o mesmo rosto e alma, não são as mesmas. Fiquei muito triste, chorei as pitangas, porque aqueles que acompanhei desde o princípio tiveram um fim que não me conformo. Entretanto, nem tudo está acabado, pois uma nova saga saiu em 2014, com o título “Tsubasa World Chronicle”, em que o personagem, além de estar pagando o preço por sua escolha, não podendo ficar parado por muito tempo em dimensão nenhuma, está em busca de trazer esses dois de volta, mas isso é assunto para outra hora. 


            A história gira em torno de 4 pessoas de vidas distintas que, de alguma forma, estão ligados e, por causa de um misterioso acontecimento, estão destinadas a se encontrarem.  Um dia, durante uma escavação nas ruínas do país Clow, um jovem arqueólogo acaba vendo a princesa do Reino, sua amiga de infância, em um local proibido, com atitudes estranhas. Quando ela toca o símbolo no chão, a garota fica inconsciente e surgem asas em suas costas. Então, essa asa se dispersa e suas penas desaparecem. Quando o jovem rapaz pega seu corpo frio e um tanto sem vida, o sacerdote do reino diz que aquelas penas representavam seu coração e alma, que, juntos, continham suas memórias e que agora foram espalhadas por diversas dimensões. Sem essas penas, a princesa é um “recipiente vazio” que logo morrerá. Então, para salvá-la, o sacerdote envia os dois para a bruxa das dimensões. Sem saber ao certo o que deveria fazer, ao chegar diante dessa mulher misteriosa, ele pede para que salve a princesa. Então, a mulher, que tem a capacidade de suprir desejos, depois de analisar a situação, diz: “Se quer salvá-la, terá que pagar um preço à altura”. Nesse mesmo momento, dois jovens homens, separadamente, chegam de outra dimensão. 


            Ambos têm um desejo. O mago, que veio do Reino de Ceres, deseja ficar sempre longe de onde estava. O ninja, exilado do país de Nihon, deseja voltar para onde estava.  Como o preço de viajar pelas dimensões é algo caro demais para apenas uma pessoa pagar e já que os três tinham basicamente o mesmo desejo, que era viajar nas dimensões, sugeriu que eles pagassem o preço juntos e, assim, compartilhariam a viagem até chegar ao seu destino desejado. O preço seria aquilo que era mais precioso para eles. Para o ninja, ela pediu a sua espada, dragão de prata; para o mago, pediu as tatuagens de suas costas e para o jovem arqueólogo, o preço exigido é sua relação com sua amiga de infância, ou seja, mesmo que ela recupere suas memórias, nunca mais lembrará do tempo que passaram juntos. Agora, junto de uma entidade chamada Mokona, eles irão começar uma viagem pelas dimensões, cada um com um objetivo, porém, destinados a dividirem, por um tempo, o mesmo espaço. E agora? O garoto vai conseguir encontrar as penas de sua amiga? O mago conseguirá continuar fugido? O ninja conseguirá voltar para o seu país de origem?


            Syaoran Li não tem conhecimento de sua origem. Quando vagava pelas ruas, ainda criança, foi encontrado pelo senhor Fujitaka, um arqueólogo do Reino de Clow, que o adotou. O garotinho era um tanto inexpressivo, estava sempre sério e não sabia se relacionar com as pessoas. Depois de conhecer a princesa Sakura, pouco a pouco, ele foi contagiado por sua alegria e gentileza, passou a se expressar e a lidar melhor com as pessoas. O jovem garoto herdou de seu pai a paixão por arqueologia. Agora, trabalha fazendo o mesmo que seu pai, que faleceu. Para Syaoran, a princesa Sakura é a pessoa mais importante de sua vida. Embora seus sentimentos sejam mais do que de um amigo, ele sabe qual é o seu lugar de plebeu e por isso apenas a trata como amiga, sem demonstrar diretamente seus sentimentos.


            Depois que a jornada começou, ele não sabia que seria tão doloroso não ser reconhecido por ela. No entanto, ele estava determinado a conseguir todas as penas e garantir a vida de sua preciosa princesa. Ele é um garoto muito determinado, não mede esforços e nem o perigo para conseguir o que quer. Embora tenha mais alguns viajantes com ele, tenta não atrapalha-los e nem depender deles. No desenvolvimento da história, ele passa a ter um sonho em que vê um garoto igual a ele. Isso começa a perturbá-lo e algumas vezes ele começou a perceber que perdia o controle de seu próprio corpo. Com sua coragem e garra, acabou conquistado a confiança da Sakura, que não o “conhecia”, e não só isso, conquistou seus companheiros de viagem, que começaram a ajudá-lo, mesmo ele não pedindo por isso. A parte mais difícil, para mim, no arco dele, foi quando a princesa acordou e tratou-o como um desconhecido, além do primeiro ova, de Tokyo, quando descobrimos uma parte da verdade sobre a existência dele. 

            Sakura é a princesa do Reino de Clow. É uma garota iluminada, otimista, alegre, gentil e, às vezes, desajeitada. Ela tem um forte poder mágico. É conhecida como "a menina amada por Deus" por ter muita sorte em tudo que se envolve. Sakura contagia a todos a sua volta com seu jeito de ser, mudando até os mais duros e sofridos corações. Depois de perder suas penas, ela passou um bom tempo adormecida e, quando recuperou uma, ela acordou e não sabia nada sobre si. Estava rodeada de pessoas estanhas, porém gentis. Passou um bom tempo sem entender bem o que estava acontecendo, mas depois de recuperar 3 penas, passou a reagir melhor e até mesmo conseguia passar mais tempo acordada. A princesa questionou algumas vezes o porquê de Syaoran, alguém que ela não conhecia, estava ajudando-a. Durante a viagem, a jovem acabou também conquistando os seus outros companheiros com o seu jeito adorável de ser. Mesmo não se lembrando do Syaoran, foi totalmente conquistada pelo rapaz esforçado e, de alguma forma, ela sentia que havia uma ligação entre eles.


“Vou procurar as minhas próprias penas."
            A princesa, no começo, é bem indefesa, mas quando ela passa a recuperar, pouco a pouco, suas penas, ela começa a ser mais ativa e tenta não depender tanto das pessoas. No ova de Tokyo, ela muda drasticamente depois de receber duas penas e, além disso, perder alguém muito importante e ficar ciente da verdade que cercava seu destino. Ela passou a ficar mais seria e sombria. Sakura nos mostrou ser uma garota que não precisa ser só protegida, mas também tem a capacidade de proteger. Ela é uma contempladora de sonhos (consegue ver o futuro através do sonho) e, depois de ver tantas coisas terríveis que iriam acontecer, ela não teve escolha a não ser mudar e passar a ter atitudes mais duras, para não perder mais alguém importante. É uma garota incrível. Eu fiquei muito triste com a verdade que define toda a história.


O seu relacionamento com o Syaoran não mudou muito. No começo, ela mostrava querer declarar seus sentimentos, mas por causa do que aconteceu, perdeu a oportunidade. Depois, não lembrava mais dele e então passou a amá-lo novamente, mesmo não lembrando do seu tempo juntos. Para a nossa tristeza, ela continuou perdendo a oportunidade de falar sobre seus sentimentos. Confesso que isso acabou comigo. Pensar que duas pessoas que se amam não conseguem sequer compartilhar, um com o outro, os seus sentimentos, é muito triste. Então, não espere fazer amanhã o que pode fazer agora mesmo, porque o amanhã pode nunca chegar. Foi essa a lição que aprendi vendo os dois. Calma, nem tudo está completamente perdido. Esses dois seres, que estão destinados a se amarem, com certeza encontrarão um jeito, eu acredito nisso. Eu amo muito a Sakura, seja de qualquer dimensão, mas, para mim, cada uma é uma. Não importa se têm a mesma alma e características, para mim, nunca serão a mesma pessoa e são importantes de modo único no meu coração.

            Kurogane é um ninja do país Nihon, de uma dimensão diferente. Lá, eles vivem no tempo do Edo. Quando criança, tinha uma linda família em um outro país, que acabou sendo destruída, o que levou o Kurogane, ainda pequeno, a perder a cabeça. Depois de ser salvo de si mesmo, foi acolhido pela sacerdotisa Tomoyo e passou a viver em Nihon. Por causa do trauma de perder toda a sua família e não ter sido capaz de protegê-los, cresceu com sede de ser forte e isso subiu à sua cabeça. Ele jurou lealdade à princesa Tomoyo, no entanto, depois de cometer muitos assassinatos na busca de ser o homem mais forte, a princesa resolveu exilá-lo. Colocou uma maldição que, cada vez que matasse, ficaria fraco, e o enviou em uma jornada para aprender sobre a verdadeira força. Kurogane é estourado, agressivo e rude, mas debaixo de tudo isso, existe um homem muito gentil. Quando começou a jornada, não estava disposto a erguer um dedo por seus companheiros de viagem, mas, pouco a pouco, ele começou a mudar, ajudar e a mostrar se importar com seus companheiros. Se tornou um personagem muito especial e tomou atitudes que ninguém esperava dele. Tenho certeza que aprendeu muito sobre a verdadeira força nessa viagem.


            Fay D. Flourite é um mago que tem um imenso poder. Apesar de ser sempre sorridente e uma pessoa brincalhona, ele tem um passado sombrio, o qual esconde de seus companheiros de jornada. Ele morava em Ceres, onde colocou, por alguma razão, seu rei para dormir. Agora, se juntou à essa jornada no intuito de fugir para sempre de Ceres e se manter distante do rei adormecido. O motivo só descobrimos no manga, em que também passamos a ter conhecimento do seu passado extremamente doloroso. Fay não é o seu verdadeiro nome, mas sim de seu irmão gêmeo, que faleceu por causa de uma decisão que ele se culpa até hoje. Fay decidiu não usar os seus poderes na jornada. Ele está sempre fazendo brincadeiras com seus companheiros e provocando Kurogane com os apelidos que inventa. Embora seu sorriso seja para esconder seu lado triste, suas atitudes foram uma das maiores causas deles se unirem. Esse mago sabia sobre toda a verdade que estava o cercando e, mesmo que estivesse sempre sorrindo e sendo prestativo, ele tentava não se envolver com os viajantes, porque ele também tinha um objetivo.


            Então, podemos dizer que todas as suas atitudes, no começo, eram falsidade. Por muito tempo, não foi ele mesmo e evitava ao máximo deixar que Syaoran, Sakura e Kurogne guiassem seu coração. No entanto, chegou um ponto que fingir e resistir ser cativado não estava dando mais certo, pois esse vínculo criado entre eles, a cada situação que acontecia, era inevitável, afinal, Fay é, na verdade, uma boa pessoa. Ele deve ter sentido muito medo, tanto por como seria julgado por seus preciosos amigos quando soubessem sobre todas suas mentiras, quanto que sua vida destruísse a vida deles. Esse personagem mexe muito comigo, porque além de eu ter um carinho enorme por ele, foi uma pessoa muito sofrida. Ele cresceu acreditando que o fato de estar vivo atraía tragédia para os que o cercam. Então, o motivo de não se envolver, acredito que não era só por saber de tudo ou por ter um objetivo, ele passou a ter muito medo de que sua presença na vida dessas pessoas fosse destruí-los.
            Fay é uma pessoa que anseia ser amado e eu desejei mais que tudo que ele fosse. Muitas coisas acontecem, ele nunca deve ter imaginado que alguém se sacrificaria por alguém como ele, que sempre foi recriminado pelo simples fato de ter nascido gêmeo. Ele mostrou ser muito mais do que a máscara de bonzinho dele mostrava e acabou por se transformar em uma pessoa abençoada, que ganhou bons amigos

            Mokona Soel Modoki é uma entidade criada pelo mago Clow e a bruxa dimensional, Yuuko. São dois: um branco e um preto, e foram feitos para o evento que estava para acontecer, que era essa jornada atrás das penas. O branco tem várias habilidades, mas a mais importante é a de teletransportar, por isso foi designado a acompanhar o Syaoran e seus outros companheiros. Mokona é a mais fofo, mais amável e mais iluminado nessa história. Apesar dele ser um ser criado, é fofo, amoroso e brincalhão. Está sempre prestando muita atenção em seus companheiros, em seus emocionais e faz questão de tentar ajudá-los sempre. Mokona sempre diz o que sente e pensa. Se apega facilmente às pessoas. Criou um laço muito grande com Syaoran, Sakura, Fay e Kurogane.


Apesar de seguir as ordens de Yuuko, chega um momento em que ele mesmo faz suas próprias decisões. Essa coisa fofa tem diversas habilidades que foram muito úteis na jornada. Assim como Fay, ele também adora perturbar o Kurogane, mas tudo por carinho mesmo. Parecia que eles não se davam bem, mas, depois, Kurogame mostrou ter muita confiança nele. Mokona é muito observador e nunca foi enganado pelo sorriso forçado de Fay. Ele mostrou isso muitas vezes, dizendo que seria bom que ele pudesse se divertir de verdade, ao invés de fingir estar se divertindo. Ficou diversas vezes ao lado do Syaoran, pois sentia que ele carregava uma profunda solidão, por não ser lembrado pela princesa, entre outras coisas. Mokona é como uma criança, mas é muito sábio. Eu sou apaixonada por ele, sua fofura, seu narcisismo - ele sabe que é fofo e realmente é -, seu jeito amável... tudo nele conquistou meu coração. Não é à toa que tenho uns 8 Mokonas pela minha casa, fora um que perdi. O preto, que é o outro ele, comentarei quando falar de "xxxHolic", já que ele aparece mais lá.

            Ichihara Yuuko, ou bruxa dimensional, é uma das personagens principais de "xxxHOLIC", no entanto, aparece muitas vezes em "Tsubasa", pelo motivo que já contei: as duas histórias se completam. Todos esses acontecimentos têm tudo a ver com ela e nós nem imaginamos, só damos conta no final do mangá. Ela tem um poder muito grande e é a única com capacidade de teletransportar pessoas pelas dimensões, mas tudo tem um preço. Até mesmo a loja de desejos dela foi criada pelo que estava para acontecer, outra coisa que não sabemos quando só vemos "xxxHOLIC". Ela parece ser sacana, porque tudo que faz por alguém tem um preço, mas o que as pessoas não sabem é que, se ela não fizer isso, ela sofre as consequências. Acredito que ela é uma das pessoas que mais sofrem nessa história, por saber de tudo que irá acontecer, mas não poder interferir e mais ainda por saber que esse infortúnio que trouxe o caos para a vida das pessoas tem a ver com ela. Mesmo assim, ela faz o que pode, tenta preparar tudo para que, na hora necessária, esteja disponível.


            Fei Wang Reed é o suposto parente do mago Clow. Ele é a causa de toda a loucura de "Tsubasa Chronicles". Por causa de seu desejo, interferiu na vida de todos os personagens. Muitas coisas ficam mais evidentes no final do manga. Foi ele que espalhou as memórias da princesa por diversas dimensões e tudo correu para o seu plano, que era a princesa viajar por diversas dimensões, Syaoran ir atrás das penas e até mesmo Kuragane e Fay faziam parte do seu plano maléfico. Ele não se importava em matar e em cometer atos terríveis para conseguir o que queria. Fei lançou várias maldições no Fay, alguma coisas ele lembrava, outras não. Ele mesmo contou tudo sobre a jornada para o Fay. O desejo de Fei Wang é que, concluído o seu plano, ele quebraria a lógica temporal e conseguiria o poder de reverter a morte, ou seja, o seu sonho era trazer de volta à vida alguém que havia morrido. Somente no final damos conta de que esse homem fez mais coisas terríveis do que imaginamos, por causa da sua ambição.


            Muitos outros personagens muito interessantes aparecem nessa história. É muito divertido ver aquele personagem que você viu em alguma obra da CLAMP vivendo outra vida. Os que mais vemos, que fazem parte de "Cardcaptor Sakura", são: Touya, irmão de Sakura, que é o rei no Reino de Clow, mas aparece várias vezes em outras dimensões, vivendo outra vida. Yuuki, que está sempre ao lado de Touya e, no reino Clow, é um sumo sarcedote. Tomoyo, que é a princesa e sacerdotisa do pais Nihon, mestre do Kurogane. Ela aparece em outras dimensões, inclusive, em uma em que suas atitudes são muito parecidas com a Tomoyo de "Cardcaptor".
            É uma história maravilhosa, poucas pessoas a conhecem. Pelo menos, ao meu redor, são pouquíssimas. O que é um absurdo, porque "Tsubasa Chronicles" é um clássico. Vocês podem não ficar muito satisfeitos e totalmente confusos com o final. Eu confesso que não estou satisfeita, me senti totalmente enganada, no entanto, não foi ruim. Por saber que eu posso acompanhar a nova jornada, estou muito feliz. Tenho fé de que aquilo que não me satisfez, dessa vez vai se resolver e poderemos voltar a ver aqueles que não pudemos ver mais. Espero que vocês possam dar uma chance para conhecer essa maravilhosa obra, com a qual aprendemos muito, sofremos e torcemos para que os personagens encontrem a felicidade. INDICADÍÍÍÍÍÍÍÍÍSSIMO!!!!


Gênero:   Romance, SHounen, Aventura, Fantasia



Autor: CLAMP
Mangá:  28  Volume (japonês), 56 Volumes ( Brasil)
Anime:   52 episódios 
Ova:  5
Filme:  1

0 comentário

Postar um comentário