Só você pode ouvir (kiminishika kikoenai)


   

         Essa é mais uma obra de Otsuichi, o mesmo autor de “Feridas”, que já passou por aqui (clique aqui). A light novel foi lançada no Japão, em 2001. No prefácio, ele nos conta que teve inspiração para escrever essa história por estar sozinho em uma noite de Natal. O mangá foi ilustrado por Hiro Kiyohara, o mesmo que ilustrou as demais histórias dele. Foi trazido pela editora JBC, em 2014. Eu o adquiri em 2016. Achei que seria um romance, então, não precisei pensar muito. Em 2007, laçaram um live-action. Procurei, mas não encontrei legendando, e como meu japonês é pobre ainda, não tive coragem de encarar. Em 2008, saiu um outro filme, com o título “Kids”, porém, não entendi bem do que se trata, se tem o mesmo teor ou se segue essa história.


             A história envolve a adolescente, Ryo Aihara, uma garota tímida e insegura que tem dificuldade de se socializar e fazer amizade. Por essa razão, ela vive sozinha. Como se fosse invisível, ela tem sobrevivido. Ao observar as pessoas ao redor, conversando entre si e se divertindo, trocando seus números de celulares e tendo uma ligação através deles, mesmo quando não estão juntos, a fez sentir uma pontada de inveja. Se ela tivesse um celular, será que seria capaz de conversar com alguém e conseguiria fazer amigos? Esse era o pensamento que vinha em sua mente. Tão sozinha e solitária, ela passou a imaginar como seria seu celular e o que faria com ele. Um dia, acordou com um barulho de alarme, porém, não era seu alarme de costume. No mesmo dia, na sala de aula, escutou um celular tocando. Ninguém estava ouvindo, mas era justamente a melodia que ela havia imaginado colocar em seu celular imaginário. Apesar de ser estranho, ela não sentiu medo. Na verdade, achou impossível que ele tocasse. Então, mais uma vez, ele tocou e, ao atender, uma voz ressoou. Será que isso era real? Ou apenas imaginação? Seria possível que o desejo tão intenso de conseguir falar com alguém fizesse um celular imaginário funcionar?


            A outra voz no telefone imaginário era supostamente de um garoto chamado Shinya Nozaki, que, assim como Ryo, era alguém solitário, que não conseguia se comunicar e fazer amizade com os outros. Apesar de parecer impossível, eles acabaram provando a existência um do outro. Shinya morava em Hokkaido, no mesmo século, porém, com uma hora de diferença dela. O desejo de também se livrar da solidão o fez passar a imaginar ter um celular, e quando digitou um número qualquer, acabou dando no celular de Ryo. Shinya amava consertar coisas. Não tinha nada que o deixasse mais feliz do que algo que consertou fosse usado por alguém. Nos dias em que podia se comunicar com Ryo, eram um dos melhores momentos para ele, afinal, ela era a única com capacidade de ouvir a sua voz.


            Quando Ryo tentou testar o celular, uma vez que descobriu a possiblidade de alguém atender, acabou se conectando a outra pessoa, que se apresentou a ela como Harada. Uma mulher, que trabalhava em uma empresa e tinha 28 anos, que por mais louco que parecesse aquela prática, já estava acostumada. Inclusive, ensinou várias coisas a ela a respeito disso, a ouviu e a aconselhou. Uma pena que os seus conselhos nem sempre vieram na hora certa, ou melhor dizendo, uma pena que foi tarde demais.
Essa história pode mostrar bem a vida de uma pessoa que é muito solitária. Podemos ver o quão doloroso é ser solitário. Tem pessoas que têm muita dificuldade em se relacionar, em socializar e fazer amizade. Não é por elas não quererem. Muitas vezes elas querem, mas não sabem como, não têm confiança alguma e, assim, acabam afastando as pessoas sem querer. Às vezes, essas pessoas que são cheias de solidão buscam uma forma de suprimir isso. Acredito que isso seja o que essa história quis dizer e nos passar. Quando você está sozinha, o que você pensa ou faz? Já chegou a imaginar situações para suprimir aquele momento de solidão ou tédio? Eu sim!! Porém, isso é um segredo só meu. Um mangá muito bom e indicado.


Gênero:   Drama, tragedia
Autor:  Otsuichi
Ilustrador:  Hiro Kiyohara
Mangá:  1 Volume  

0 comentário

Postar um comentário