Tonari no Totoro ( Meu vizinho Totoro)


     
  
         Por muito tempo, eu vi muitas coisas do personagem Totoro por todos os cantos. Porém, por mais adorável que ele fosse, eu não o conhecia. Eu sabia que o filme dele era um clássico no mundo dos otakus e sempre quis muito assistir. Finalmente chegou o dia em que eu pude, formalmente, conhecer o Totoro-san. O filme animado foi lançado no Japão, em 1988, então vocês podem imaginar como são os traços e a produção. Por mais antigo que seja, na verdade, fiquei realmente surpresa com tamanha qualidade, mesmo que seja notável não ser desse século. Confesso que eu esperava muito mais, no entanto, achei muito satisfatório. É uma história muito adorável e fofa. Acho que eu queria mais. Se possível, ver mais dessas duas meninas e o Totoro, que é tão fofo.
       A história envolve duas irmãs que, juntamente de seu pai, se mudam para uma cidade rural para ficarem mais próximos de sua mãe, que se encontra internada já por um tempo em um hospital ao redor. Ao chegar à sua nova casa, elas passam a explorar cada compartimento, alegremente. Um dia, a mais nova, enquanto brincava no quintal, acaba avistando uma criatura um tanto peculiar. Enquanto a perseguia, acaba conhecendo uma criatura de tamanho gigante dormindo. Ao invés de ficar amedrontada, ela ficou foi animada por estar diante de uma criatura mágica. Ao perguntar o nome, ele, sonolento e com uma voz rouca, diz algo como “To-ro-ro”. Porém, a jovenzinha não era capaz de pronunciar, então passa a acreditar que ele se chama Totoro. Depois dessa apresentação, ela adormece juntamente do ser mágico. Quando acorda, está em outro lugar. Ao contar o que se passou para sua irmã e pai, eles ficam meio receosos, achando que não passava da imaginação dela, mas uma parte deles acreditava genuinamente. Poderiam eles conseguir ver esse vizinho tão estimado?


Mei é uma garotinha de 4 anos, muito alegre, esperta e criativa. Apesar de estar vivendo muito bem com sua irmãzinha e pai, sente muita falta de sua mãe. Não parece ter sentido qualquer dificuldade com essa mudança, pelo contrário, parece estar se divertindo em seu novo lar. Fica ainda mais animada com o seu encontro mágico e espera muito que possa vê-lo mais uma vez. Mei é esperta, mas tem tendência a se perder com facilidade. Sua curiosidade, às vezes, acaba levando-a a lugares desconhecidos, sem sequer se dar conta. É uma menina muito fofa.


Satsuki é uma garota de 11 anos, simpática, amigável, confiável e atenciosa.  É uma irmã mais velha perfeita, que está sempre muito preocupada e cuidando de sua irmãzinha. Na ausência de sua mãe, ela tenta ser a mais prestativa possível, tanto para a irmã quanto para o seu pai. Assim como a irmã mais nova, não parece ter sentido qualquer dificuldade com a mudança e ficou muito animada com a sua nova casa e vida. Por já estar quase na adolescência, o normal seria ela ficar um pouco chateada por ir para uma cidade tão remota. Porém, ela tem se virado muito bem, feito amigos na escola e vivido como se estivesse ali a vida toda. Sem falar que conheceu o Totoro. Foi a mais engraçada e fofa.


Totoro é um espírito da árvore. Esse ser mágico, pelo que entendi, só pode ser visto por crianças. Ele vive dentro de uma grande árvore, e o caminho só pode ser aberto por si, ou seja, para o encontrar, só quando ele queira. Totoro costuma dormir pelo dia e, à noite, sobe no topo da árvore e toca uma espécie de flauta. Ele parece adorar comer pinha, pois está sempre carregando um pouco consigo. Totoro também faz uma espécie de dança para florescer plantações. Como companhia, o ser mágico tem mais dois seres que lhe são semelhantes, porém pequenos. 


O pai das meninas é professor em uma universidade. Passa a maioria do seu tempo entre os livros. Ele parece acreditar genuinamente em seres mágicos, por isso, quando elas dizem ter visto, não duvida. É um pai maravilhoso, que faz de tudo para suprir a falta da mãe de suas filhas, porém, como professor, às vezes pode acabar chegando muito tarde. A mãe não tem uma boa saúde, parece que tem que ficar na maioria do tempo internada, por isso mudaram para um local mais próximo. Não foi citado qual é realmente o problema dela, então não sei dizer muito sobre isso. Posso dizer que as meninas se preocupam muito.
Eu achei um filme muito adorável. Como eu disse, queria ter passado mais tempo com eles. Queria algo mais detalhado e ter visto mais da fofura do Totoro. Porém, foi bem divertido. Nunca achei que havia um filme tão antigo com tamanha qualidade. Acho incrível como o Totoro tomou a admiração e o coração de todos as pessoas. Você pode encontrar diversos artigos com ele. Indicadíssimo!!!



Gênero:  Fantasia, Aventura
Autor: Hayao Miyazaki
Anime Filme: 1


0 comentário

Postar um comentário