O que é Otaku?

Fonte na foto

Um dia conversando com minha colega da aula de japonês, ela perguntou “krol, o que é otaku?”. O que eu soube dizer foi muito cru. Obvio que para nós que estamos neste meio entendemos o que é. Mas o que realmente é otaku? Qual é o significado e de onde veio esse termo? Eu fiquei um pouco curiosa, então entrei a fundo. Segundo as fontes da internet, otaku é uma palavra que os japoneses usavam originalmente em um tratamento respeitoso na segunda pessoa (お宅 /Otaku /Sua casa). Porém otaku passou a ser usado no Japão para indicar um fanatismo por qualquer coisa.  
Teve uma época que um escritor usou esse termo em um livro de serial killer inspirado em um assassino real. A história girava em torno de um otaku obcecado por animes e mangás pornográficos que violentava garotas jovens. Assim otaku se tornou uma verdadeira palavra tabu e começou a ser usada com um adjetivo negativo de pessoas muito obcecadas por alguma coisa. Acredito que deve ter sido ai que surgiu, no Japão, certo preconceito com otakus.
Com o tempo, de acordo com os vários hobbies que nasceram, começaram a se formas diferentes grupos de otakus, abaixo alguns deles:

Anime (animação japonesa);

Mangá (histórias em quadrinhos);

Pasokon (computadores);

Gēmu (videogames);

Tetsudō (miniaturas, como trens de brinquedo);

Gunji (armas e coisas militares);

Auto otaku ou jidosha otaku (carros, em especial os kei-jidosha e demais modelos destinados ao mercado interno japonês);

Otaku é um termo unissex usado, no Brasil, para denominar pessoas que tem um grande apreço por anime, mangá e/ou cultura japonesa. Embora não seja só isso, todos que são fãs excessivamente de algo são otakus. Logo alguém obcecado por futebol, por exemplo, poderia ser chamado de otaku no Japão.
Provavelmente, muitos que acompanham meu blog já sabem, porém respondendo meus queridos que estão por fora, ai está. Não tem mais como as duvidas continuarem. Estou muito feliz em ser otaku.

Então por hoje é isso.


Kiss 

Fonte: estudo Wikipedia

3 comentários:

  1. Eu sempre tenho duvidas apesar de gostar de muitas coisas de forma excessiva não me considero uma Otaku, mais pela definição que virou comum nesse nosso país. Mais vendo pelo seu post sou Otaku de tantas coisas que seria problemático falar kkkk
    Otome Game br e +

    ResponderExcluir
  2. Post super bacana e bem explicativo. Já conhecia o termo, mas não sabia o porque dos japoneses terem tanto preconceito com pessoas consideradas otakus. Também não sabia que havia tantos dubtipos de otakus, oh god. Já ouvi falar que Otome é o feminino de otaku, confere?
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
  3. Quem é Otaku diz isso com orgulho não é?
    Adoro animes e mangás,me defino assim kkkk

    Beijos e se cuida
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir