Haha no Hi (Dia das mães)


          Assim como aqui no Brasil e  em muitos outros países, no Japão também se comemora  o dia das mães no segundo domingo de maio, mas nem sempre foi assim. Originalmente, há muito tempo, bem antes da Segunda Guerra Mundial, os dias das mães era comemorado no dia 6 de março, em homenagem à Imperatriz  Kojun, mãe do imperador Akihito, que foi instituído pela União Imperial das mulheres.
            Esse costume, de acordo com alguns historiadores, foi trazido para Japão  por missionários cristãos. Entretanto, durante a Segunda Guerra Mundial, foi proibido qualquer prática ocidental, ou seja, eles pararam de comemorar. Então, apenas depois do fim da guerra, voltaram a comemorar, só que dessa vez seguindo o calendário ocidental. Foi a partir daí que eles começaram a comemorar no segundo domingo de maio, assim como nós.
            No dias das mães, eles tiram o dia para agradecer da melhor forma possível às suas mães, principalmente as crianças entre 7 e 14 anos. Eles costumam ir em passeios, piqueniques e passar um momento em família. Alguns filhos preferem eles mesmo irem para a cozinha e prepararem algo especial ou levar para um restaurante, qualquer coisa para tornar esse dia mais especial possível. O presente mais dado nessa época são cravos vermelhos, rosas ou amarelos. Cravos são considerados um símbolo para "mãe",  por causa de sua doçura, pureza e resistência. Além dos cravos, outras coisas também são dadas, como acessórios, roupas e cosméticos. Nesse dia, os comércios estão bem lotados.
            Dá para ver que eles basicamente comemoram quase da mesma forma que nós. Ano passado, eu fiz um especial de dias das mães que vou por aqui (clique), vejam. Modéstia à parte, ficou muito bom, gostaria de compartilhá-lo mais uma vez com vocês. Esse ano, várias mamães novas  surgiram nos animes e mangás. Eu queria muito falar delas aqui, mas creio que deixarei para próximo ano. Quero observá-las melhor, para poder finalmente falar delas.

            Nesses dia das mães, espero que todos nós possamos agradecer de coração e aquelas coisas que não conseguimos falar o tempo todo, pelo menos nesse dia. Se não for com palavras, que seja com atos e possamos mostrar o quanto são especiais e essenciais em nossas vidas turbulentas.  Ainda ressalto que vocês têm que ler minha postagem do ano passado, aguardo vocês. Feliz dia das mães.

6 comentários:

  1. Oiii, td bem? ♥
    Fazia tempo que eu não blogava então hj tirei a noite para comentar em alguns blogs e resolvi dar uma passadinha aqui, dei até um like na sua page do face ♥
    Adorei esse post, eu não conhecia a história do dia das mães do Japão, achei super interessante :) (ainda mais que eu sou doida por história ♥)
    Tenho que admitir que oq me achou atenção para esse post foi ESSA FOTO LINDA DA HINA COM O BORU (✿ ♥‿♥) eu amo essa família demais, não aguento *¬*
    Feliz dia das mães p vc tbm

    Até logo ( ・ω・)ノ
    http://shyandbrave.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Linda!! obrigada pela visita. Fico feliz que tenha gostado. Essa família e de mais mesmo não e mesmo??? <3

      Excluir
  2. Nossa super legal não sabia dessa história ^^ adorei a foto de capa quero muito fazer cosplay da Hinata ainda mais que to com o cabelo azul... mas falta grana x.x
    Beijos Krol :3

    http://www.manequim-alternativo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa verdade teu cabelo esta na corzinha certa. Eu vou fazer cosplay dela, mas por hora ainda farei da fase um dela quando ainda era criança. ;D Vou amar te ver de Hinata.


      Kissu :***

      Excluir
  3. Eu pesquisei isso esses dias pois estava curiosa, ai pensei pocha a Krol podia falar disso no blog dela é cara de lá, e você leu minha mente moça?
    Amei, realmente é legal saber disso, eu li suas postagens do ano passado.
    Feliz dias da mães para você também além disso você tem seus filhinhos, você tem animais de estimação. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serio??? Eu ando uma preguiçosa ultimamente gomenasaiii t.t esta difícil estudar para trazer postagens como essa que sei que tem muita gente que gosta, mas estou colocando minha vida no lugar e logo volto fazer postagens boas como essa.

      Excluir