Folclore Japonês

Imagem créditos blog Yokais

Até agora me pergunto o porquê de todos os temas sobre a cultura japonesa o primeiro que escolhi foi Folclore. Talvez a minha curiosidade aguçada tenha um pouco haver, porque gosto muito desses animes e mangás que tem histórias de divindades conhecidas na cultura japonesa.
O Folclore japonês é influenciado pelas duas religiões principais do Japão, o Xintoísmo e o budismo (falaremos sobre religião em outra oportunidade). E também carrega influência da literatura de algumas histórias internacionais como as histórias da literatura indiana que foram usadas para modelar algumas historiam do folclore japonês.
Sendo assim, alguns assuntos Indianos foram grandemente modificados e adaptados de uma forma que pudesse comover as pessoas do Japão. E algumas histórias do folclore, como as que envolvem macacos, não tiveram só influência literária indiana, mas também da China.


Nas histórias que são contadas, os personagens estão sempre envolvidos em situações engraçadas e bizarras. Nessas narrativas sempre está incluído uma variedade de divindades como: Bodisatva, Kami (deuses e espíritos reverenciados), Yōkai (espíritos que não tem conotação religioso tais como: oni, kappa e tengu), Yūrei (fantasma), dragões, e animais com poderes sobrenaturais como kitsune (raposa), Tanuki (cão-guaxinim), mujina (doninha) e o Bakeneko (gato monstro).
As historias normalmente estão divididas em algumas categorias: mukashibanashi (conto de antigamente); namidabanashi (história triste); obakebanashi (histórias de fantasmas); Ongaeshinanashi (história de retribuição da bondade); Yokubaribanashi (história de ganância).
Dessas divindades, eu não conheço as histórias verídicas. Acredito que em animes eles devem enfeitar um pouco, mas tem muitos desses seres em animes que gosto muito, inclusive que são meus favoritos. Gosto do Tengu e do Kitsune, por que será? Em dois dos meus mangás e animes favoritos esses dois são os personagens principais:


 O mangá Black Bird com o nosso personagem gatíssimo Kyo Usui (Tengu) que  juntamente da personagem principal Misao Harada (Humana) conta uma linda historia de amor (um mangá que também foi lançado no Brasil) onde aparece vários outros Yōkai e cia;


 E o mangá/anime Kamisama Hajimemashita que tem como protagonista uma raposa que já conquistou muitos corações por ai (inclusive o meu), Tomoe (Kitsune/Raposa) que se tornou servo de Nanami Momozono (humana/divindade temporária e protagonista) meio que sem querer e então várias coisas fofas, engraçadas e bizarras aconteceram, e aos poucos outros Yōkais também aparecem.

Esses são dois entre muitos animes que gosto onde aparecem divindades (Natsume Yuujinshou, Gugure! Kokkuri-san,...). Existem uma série de animes que eu já vi e outros que ainda não cheguei a ver, porém quero saber a história original e vocês? Então, fiquem ligados que em breve vamos ter alguns contos do folclore japonês aqui.

Espero que vocês tenham curtido a postagem.

Até a próxima.


Kissu.


Fonte de estudo Wikipedia

anime Gugure! Kokkuri-san

1 comentários:

  1. Sabia que Kamisama tambem tem um otome game , mas infelizmente so em Japonês
    Mas eu gosto bastante mas tenho que admitir que amo Kitsunes, ja li inúmeras historias sobre elas, Dragoes são seres que eu amo de qualquer cultura, tenho uma coisa por mitologia verdade seja dita, conheço algumas coisas da japonesa mas tenho muito a aprender.
    bjs
    Otome Game br e +

    ResponderExcluir