Vestuário tradicional Japonês Parte 1


Já falamos sobre a cultura Japonesa aqui no blog antes, agora iremos falar de um tópico da cultura japonesa, vestuários. No Japão, tem dois tipos de vestuários, o Tradicional e o moderno. Para dar o ponto de largada sobre vestuário, iremos, é claro, começar pelo vestuário tradicional japonês.
Kimono significa “vestir coisa” (Ki = Vestir e Mono = Coisa ou objeto) e é a roupa tradicional do Japão. Antigamente, a palavra kimono era usada para todo tipo de roupa, porém, com o passar do tempo, passou a se referir especificamente ao “vestido longo”, também conhecido como “Naga-gi” (longo vestido). Kimonos e todos os itens do vestuário tradicional nipônico são chamados de Wafuku (和服/Roupas Japonesas), e as roupas modernas são chamadas de Yofuku (世服/Roupa Ocidental).

www
O kimono teve origem na época de Nara (710-794), ele teve influência do vestuário Chinês “han” ou “Hanfu”, porém, aos poucos foi se aperfeiçoando até chegar à forma atual durante o período Muromachi (1333-1576). Hoje em dia, esse vestuário é usado em algumas ocasiões especiais por mulheres, homens e crianças. Alguns japoneses ainda têm o costume de usar os trajes tradicionais em sua vida diária, mas a maioria, hoje em dia, usa roupas ocidentais no dia-a-dia e quimonos em festivais e eventos especiais.




www

O Kimono tem muitas cores, porém homens, geralmente, usam cores escuras, e mulheres cores, estilos e tamanhos diferentes. As cores mais brilhantes são especificamente para mulheres mais jovens, frequentemente com desenhos florais ou abstratos, ou seja, o kimono da mulher casada (Tomesode) se diferencia do usado pela mulher solteira (Furisode). Tomesode distingue-se por seus desenhos que não aparecem à cima da cintura, e a Furisode pode ser reconhecida por suas mangás extremamente longas.

<<Tomesode e Furisode >>
Obs.: Quero nem saber se sou casada quero usar os Furisode. grrrr 

O estilo do kimono também muda de acordo com as estações, na primavera, os quimonos possuem cores vibrantes com flores bordadas; no outono, as cores já não são tão brilhantes e são usados desenhos da estação; no inverno, se usam quimonos de flanelas que tem um material mais pesado para ajudar a reter o calor; e, no verão, se usa Yukata que é mais casual e leve.

www

Uchikake é um kimono elegante, um longo vestido de ceda que é usado em cerimonias de casamento, geralmente, tem desenhos de pássaros e flores usando fios de prata e ouro. Obi é um Item muito importante do kimono, uma faixa decorativa que é vestida pelos homens e mulheres japoneses, porém também pode ser usado com outros tipos de trajes. Os homens usam obis mais finos e discretos. E as mulheres usam grandes e elaborados Obis de tipos variados: bunko musubi, shidare sakura, Chou musubi, fukura suzume, tateya musubi, washikusa musubi.










www



Outros acessórios do kimono são:




1 Obiage: um xale  que se amarra sobre o Obi;

2 Obishime: Faixa que mantém o obi no lugar;










Netsuke: um ornamento desgastado suspenso do obi dos homens.









Tabi: uma espécie de meia que cobre o tornozelo e é frequentemente usado com kimonos, geralmente usado com o Geta (pronuncia-se Gueta), uma sandália (conhecida como tamanco por nós) montada com blocos de madeiras, presa ao pé por um pedaço de tecido que fixa os dedos, é usado tanto por mulheres quanto homens;







Nagajuban: um manto em forma de quimono usado por homens e mulheres por baixo do Kimono para evitar sujar o kimono;














Eri-sugata: uma gola alta que se pode usar com o Kimono para simular mais camadas no kimono;








São tantos detalhes, acessórios e coisas para usar com o Kimono que me sinto pesando 100 quilos (e suas leitoras vão sentir o mesmo). Então, agora dá para entender o porque de não se usar mais esse tipo de roupa o tempo todo? Por isso o kimono foi substituído por roupas ocidentais e yukatas (por serem mais confortáveis e facilitarem a locomoção). Eu os acho lindos e incríveis, mas, meu Deus, dá muito trabalho, são muitos detalhes para aprender. Para estar sempre ligada sobre à moda do kimono tem que estar sempre atenta as estações (algo muito diferente em um país tropical – e mais difícil) entre outros detalhes que só de ver me deu um nó na cabeça. Mas, ainda assim, eu quero usar todos os quimonos, todos os tipos para todas as estações, e Yukatas, e Hakamas <3 .  Um dia, com certeza irei.
Espero que tenha dado para entender. Faltaram algumas coisas, eu confesso que esse texto ultrapassou a ideia que tinha sobre o tema, sugou toda a minha alma. Já conseguem ver minha alma cansada ai do lado direito? Está quase sem cor (risadas). Então, na próxima postagem vamos falar sobre mais alguns vestuários tradicionais que ficaram faltando aqui.

Por hoje é isso.


Ja ne...

10 comentários:

  1. Oii, tudo bom?
    No começo, não vou mentir, achava kimonos muito estranhos! Mas, depois de tanto ver animes e ler mangás acabei por achá-los lindos *-* E muitas das coisas que você falou aqui eu não sabia como o fato de o modelo deles mudarem de acordo com as estações. E o Uchikake é lindo *-* tô apaixonada por ele <3 Mas apesar de achar as roupas tradicionais japonesas lindas, ainda prefiro os tradicionais dos chineses <3
    Estante de uma Fangirl
    Resenha Atual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem o/
      é mesmo? *o* bem eu gosto do estilo tradicional Chines tambem e o coreano acho feio mas mesmo assim queria usar hahahah... todos.
      Obrigada pela visita <3

      Excluir
  2. Eu acho tão fofos e lindos, ah eu ja usei um, no festival de cultura na minha escola ia dançar com minha amiga, estavam comemorando 100 anos da imigração japonesa no Brasil, acho que foi o melhor festival que ja fui, tinha tantas pequenas coisas legais lá, lembro da arvore que a gente amarrava um papel da cor do desejo...
    bem mas enfim, eu sei costurar fico imaginando se conseguiria fazer um... As crianças ficam tão lindinhas com eles... Pareben pelo poste cheio de informaçoes, descobri coisas legais sobre a origem e história beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aff, meu sonho <3 ter meu próprio Kimono e yukata <3 esse eventos são maravilhoso. Muito legal também queria tanto que tivesse com mais frequência aqui <3. Muito obrigada Taina <3

      Excluir
  3. Oiie, te marquei em uma tag lá no meu blog, venha ver!

    Elfo Livre

    ResponderExcluir
  4. Gostei da postagem, fez uma boa pesquisa, embora ache que ficou faltando falar de outros tipos de roupas tradicionais, mas no geral muito bom.
    (≧◡≦) Crazy and Kawaii Desu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim ^^ falto varias, como não quis pesar a postagem mais do que já estava ^^ resolvi parti em 2 ^^

      Excluir
  5. Estava navegando pelo seu blog até encontrar essa publicação
    Que amor! Adorei conhecer detalhes e curiosidades que não conhecia ^^

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahah fico feliz que gosto dessa postagem, temos toda quinta feira postagem relacionada ao Japão ^^<3

      Kissu ^^

      Excluir