O Que é anime?

Anime Lovely Complex

Toda vez que estou conversando com alguém, e falo: “Então, eu assisti anime...” a mesma pergunta sempre surge, “anime? O que é anime?”. Aproveitando que isso é uma pergunta frequente na minha vida resolvi estudar mais a fundo e fazer uma breve explicação aqui no meu blog. Até mesmo porque no meu blog pessoal, tenho leitoras que ficam navegando sem saber o que essa palavra quer dizer. Para quem não conhece, eu tenho um blog Pessoal que se chama Hime Kawaii, esteja à vontade para conhecer, será sempre bem vinda.
achei essa imagem No blog Sugoi Dramas

Anime é um estilo de animação que geralmente é feito no Japão. E uma pronuncia abreviada de animação em Japonês. Para os ocidentais (nós) esta palavra significa uma animação originária do Japão, porém para os Japoneses, esse termo refere-se a todos os tipos de animação do mundo.
A origem desse termo tem controvérsia podendo vir da palavra inglesa “animation” (animação) ou da palavra francesa “animé” (animado). No Japão são produzidos filmes ou séries animadas (desenhos), e o conteúdo varia dentro de todos os gêneros possíveis e muitas vezes até imagináveis (comedia, terror, drama, ficção cientifica, etc..). Muitos animes são feitos através de mangás, Light novels ( folhetins de revistas ou sites na internet) e Jogos.
 Quando um mangá alcança sucesso considerável de vendas no Japão, é normal que vire anime. Muitas vezes é assim que acontece com novels e jogos, porém também acontece de primeiro fazerem o anime e depois virarem mangás, novels e/ou jogos.


A indústria de animes no Japão consiste em mais de 430 estúdios de produção. E entre esses estão incluídos grandes nomes “Studio Ghinax” , “Toei animation” e “Studio Ghibli” que inclusive teve um filme animado que ganho que foi indicado ao oscar desse ano “Omoide no marnie”.

Anime 1917 Creditos

No ano de 1917, o primeiro filme em formato de anime foi para o cinema. Em 1958, foi ao ar o primeiro anime colorido chamado “Mole’s adventure” que também foi à primeira vez que um anime foi televisionado.

O Anime/mangá tem como caraterística, geralmente, olhos muito grandes, bem definidos, redondos ou rasgados com brilhos, e na maioria das vezes com cores chamativas para que possam dar mais emoção aos seus personagens. Usando uma direção de arte ágil, enquadramentos ousados, abordando temas variados como já foram citados acima: ficção cientifica, aventura, terror, infantil e romance.  Sendo bastante comum, mesmo nas produções infantis, encontrar situações de humor adulto como o anime Dragon Ball.

Na maioria das produções você poderá encontrar caracterizações exageradas de sinais de sentimentos. Ex.: gota de água que aparece do lado do rosto do personagem indicando constrangimento; diminuição súbita dos personagens indicando vergonha ou medo; nervos estilizados para indicar raiva; dentes ou chifres para indicar maldade.
A dublagem é muito importante para dar vida aos personagens. Geralmente, selecionam de acordo com a personalidade do personagem. Animes são lançados em três formatos:
Séries para televisão, geralmente tem de 13 a 26 episódios (porém existem animes com muito mais como One Piece que já está na casa dos 700) com 23 a 25 minutos cada. Quando a série termina na TV, mais tarde pode ser comprada em DVD;
 Filmes exibidos no cinema que depois são lançados em DVD. Muitos animes são lançados unicamente para cinema, porém há casos em que os filmes são edições contraídas de séries de televisão;
 E Ova ou OAV (Sigla de original vídeo animation), geralmente, são animes de curta metragem de um a dois episódios, às vezes mais (entraremos mais em detalhes em outra oportunidade).


No português brasileiro anime se pronuncia “animê”. No Brasil, já tivemos muitos dos animes de maiores sucessos antigamente dublados e passados em nossas TVs abertas como Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball, Pokemon, Naruto Clássico, Digimon Adventure, Sakura Card Captor entre muitos outros. Provavelmente, muitos que hoje são fãs de animes começaram ainda pequeninos na TV brasileira (assim com eu).
Anime não é desenho?  Já ouvi esse tipo de perguntas, na verdade, todos os desenhos também são animações e para os japoneses, independe de onde venham, essas animações são animes. Porém para os grandes admiradores ocidentais de anime não misturarem, não mudarem a origem dessas obras, criaram um limite. Então, para nós do ocidente, o termo anime é para identificar o estilo único japonês de fazer animações.  Muitos não gostam que chamem animes de desenhos por não quererem misturar os estilos (será que e somente isso?).   Como eu não sabia exatamente como concluir esse assunto, perguntei para meu irmão o que ele pensava sobre isso.

.Jose Wellington: "Embasado em um pouco de experiência, é porque no Brasil há uma banalização do desenho como sendo algo para crianças e que não possui nenhum valor cultural, algo bobo e infantil. Esse preconceito também está na cabeça de muitos otakus que não aceitam classificar animes como "desenho japonês", porque "anime não é pra criança" e coisas do tipo. É muito mais uma ignorância da sociedade brasileira quanto a desenhos, a pixar, por exemplo já prova a anos que animações são fontes de culturas."


Para quem não conhece, mas tem interesse de conhecer, aqui no blog semana passada foi liberei uma postagem cujo o nome é “O mundo dos animes”, essa postagem muito divertida e também indiquei animes para iniciantes. 
Bem, espero que tenha conseguido explicar direito. Na verdade, esses últimos dias andam bagunçados, não sei se estou conseguindo por minhas ideias de forma corretas aqui.
É isso ai

 Kissu

Fonte de estudo Wikipedia

6 comentários:

  1. Eu sempre falei Anime se a entonação no E
    mas gosto de falar assim, acho que peguei trauma de acento ja que meu nome não tem e muita gente colocava e falava errado....
    ja respondi essa pergunta varias vezes, inclusive falei que existe de todos os tipos desde de para crianças como para adultos, mas o povo daqui e dose, mesmo assim eu como uma pessoa de 22 aninhos que ama desenhos, animes e essa coisa boa toda, nunca liguei muito pra isso... talvez quando pequena que me falavam que eu não devia ver dragon ball, ou jogar Yu-gi-oh porque era coisa de menino, aff.
    Um otima explicação, agora todo mundo vai saber o que respoder pro coleguinha quando perguntar
    bjs
    Otome Game br e +

    ResponderExcluir
  2. Olá, olá!
    Dando uma passadinha rapidinha aqui só para avisar que te indiquei ao Prêmio Dardos, uma tag super bacana sobre blogs criativos. Só clicar no nome do meu blog que vai direto pra postagem, tá?
    Desculpa a pressa T ~ T prometo que logo voltarei com mais calma aqui!

    Beijos,
    Elfo Livre

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, super bem explicadinho e tal *-*.
    Realmente é uma pergunta bem frequente quando estamos conversando com amigos que não tem nada a ver com o universo otaku.
    Aqui em são paulo é comum ver gente falando "aníme" com enfase no I, é meio engraçado de acostumar a ouvir.
    E simmm, meu deus a famosa pergunta de "anime é desenho" gente, pfvr, claro que é. Pelo menos o pessoal no japão agrupa tudo numa coisa só, a gente fica diferenciando anime de outras formas de animação, complica demais, né?

    Enfim, beijos

    After East Gate
    [www.camiirules.blogspot.com]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahah... e mesmo? queria ver como e e isso ^^
      fico feliz que gosto. arigatou ^^

      Excluir