Mitologia Japonesa - Mito da Criação



Como todos sabem, o Folclore e a mitologia andam de mãos dadas, por isso, hoje, quero falar sobre mitologia japonesa. Resumindo, a mitologia japonesa explica o surgimento dos deuses, de como o mundo foi criado e a origem dos imperadores.
Vamos começar pelo mito da criação, onde os deuses decidiram convocaram duas divindades,  Izanagi (Homem) e  Izanami(Mulher). Ordenaram que eles construíssem o seu primeiro lar, e deram a eles uma lança decorada com joias chamada Amenohoko (lança do céu). As duas divindades estavam na ponte entre o céu e a terra, agitaram o mar com a lança do céu, e com as gotas da água que caíram da ponta da lança uma primeira ilha foi formada, a Onogoroshima, e então desceram da ponte do céu até a ilha.
Começaram a viver na ilha, fizeram um pequena cerimonia de união e tiveram dois filhos, mas eles não eram perfeitos. Hiruko e Awashima não eram deuses e eram deformados, então o casal colocou os dois em um barco e a corrente os levou Sem entender o que deu errado, eles buscaram o conhecimento dos deuses, e, então, disseram que isso aconteceu porque Izanami havia falado primeiro que o marido na cerimonia de casamento, resolveram se casar novamente então tiveram êxito. Com essa união nasceram Ohoyashima e as oito principais ilhas do Japão, criaram muitas ilhas e divindades.
Eles geraram todos os kamis (deuses) do mundo, porém Izanami morreu dando luz a seu último filho, Kagatsuchi (encarnação de fogo). Izanagi ficou furioso com a morte de sua esposa então matou seu filho e com essa morte se criaram diversas divindades.

Comentários:

Falando sério, achei tudo muito complicado, quando fui estudar sobre, fiquei muito confusa. Tentei contar aqui o máximo do jeito que entendi, pois achei bagunçado e complicado a forma que estava onde li, então se tiver algo diferente do que vocês já leram me corrijam e me desculpem.
 Mas espero que agora vocês estejam por dentro do começo da mitologia do Japão. Na próxima, falarei sobre Izanagi e Izanami no Submundo. Eu havia estudado em um site onde tudo estava muito confuso, porem alguém me apresento um blog que amei, aqui estou falando um resumo sobre a historia, mas lá você poderá ver em detalhes.

Fonte de estudo : Wikipedia e Portal dos mitos

2 comentários:

  1. eu ja falei ne que eu amo mitologias essa é uma das que fui buscar por causa de naruto e porque eu queria conhecer a historia de Amaterasu.
    Eu nem me lembro aonde li a historia toda, mas gosto de ler os mitos japoneses nos caçadores de lenda japão. Como sempre eu li mais de uma versão... mas eu li toda a historia a que mostra... Uma parte dela me lembrou de Orfeu e Euridices, a parte da revolta pela morte da mulher que ele vai no reinos dos mortos... mas é bem diferente da mitologia grega, muito diferente... e são um pouco confusos.
    bjs
    amei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essas coisas de mitologia e tão confuso... sera que vou sobreviver as historias.

      Excluir