Por que eu amo mangá?


Eu lembro que, quando eu tinha uns 11 anos, eu comprei o meu primeiro mangá, que era da Sakura Cardcaptor (Cardcaptor Sakura). Para mim, foi uma grande conquista porque eu era fascinada por esse anime (ainda sou), porém, por causa das diversas mudanças que tive durante a vida, acabei perdendo meus primeiros mangás e, de certa forma, esquecendo-se desse mundo que me preenchia.
Querendo ou não, quando estamos na transição de criança para adolescentes, ficamos muito perdidos, acabamos deixando de lado coisas que nos são especiais para nos encacharmos no que o mundo nos apresenta no agora. Eu não sabia quem eu era e nem o que queria... E foi assim que me esqueci de quanto isso era importante para mim.
Demorou um longo tempo, eu vivi muitas coisas, eu nem fazia ideia de como o mundo dos mangás aqui no Brasil havia se expandido e, muito menos, sabia que eu podia ter muito mais acesso a outros mangás que não foram lançados aqui, mas que foram traduzidos por fãs, lendo online (ou baixando). E o meu primeiro mangá foi comprado pelo meu irmão “Colégio Ouran Host Club” (Ouran High School Host Club), ele sabia o quanto eu amava o anime e quando viu o volume ele comprou para mim, e foi assim que eu despertei e passei a observar melhor as bancas de revistas, e havia tanto, inclusive, o primeiro que comprei foi “Tsubasa Chronicles”, um dos meus mangás favoritos, então essa paixão foi só crescendo dentro de mim.
Quando eu percebi, meu amor por eles estava muito além do meu controle e o que nem chegava aos pés de ser uma coleção acabou por se transformar em uma grande coleção de 709  mangás, hoje, o meu maior prazer é comprar mangás todos os domingos. Não existe compra mais satisfatória que essa.
Meu tesouro <3 <3

Para mim, meus mangás são meus tesouros, então, sim, eu tenho muito ciúmes, e também não empresto, posso ser tachada de chata, ou o que for, mas seus tesouros não são algo que outras pessoas possam tocar, não é mesmo? Por que gosto tanto de mangá? Os mangás são muito mais detalhados; geralmente não tem censuras; transmitem os sentimentos dos personagens de modos mais profundos; e eu, quando gosto muito de algo, quero muito tê-los perto como os personagens das histórias que nos cativam, não existindo forma física, pelo menos, podemos ter suas histórias em mãos nos permitindo se sentir mais perto.
Então, eu sempre carrego um ou dois mangás em minha bolsa, se possível leio nem que seja um por dia, embora às vezes perca o controle e posso ficar até mesmo um dia, ou até uma semana, lendo mangás sem parar, tanto os em mão quanto os da internet.
Eu acompanho mais 100 mangás românticos pela internet em fóruns aleatórios, e uns 30 títulos que coleciono que ainda estão em lançamento. Como nem sempre posso realmente ler mangá (para minha tristeza), às vezes acumula muitos mangás em minha estante sem ler, mas, quando o tempo surge, eu leio o máximo que eu puder, muitas vezes também acumulam muitos lançamentos dos capítulos dos mangás que acompanho na net. Há pouco tempo, tive o prazer de comprar meu primeiro mangá original do Japão (em japonês), do meu mangá favorito, Skip Beat, hoje tenho uns três volumes e mais outros títulos que são favoritos.
Minha coleção atual da Sakura Card captor <3<3<3 Meu maior amor

Eu realmente tenho muito carinho pelos meus mangás, por isso cada vez que termino de ler, quando tenho tempo, eu os envolvo com folha insulfilm para protegê-los da poeira. Algumas pessoas perguntam “por que você faz isso? você não os lê mais?”. Sim, eu leio, eu tiro e encapo de novo, o que tem de difícil nisso? Algumas pessoas já me disseram “nossa, você compra mangá demais, você lê isso tudo?”, ou “Nossa, você está comprando mais mangá, você nem leu os que comprou antes!”. Eu leio todos, com certeza, aprecio cada detalhe, e eu compro sim toda semana, afinal mangás são contínuos, se eu perder o que foi lançando na banca no mês, como vou continuar a minha coleção (e leitura)?
E, claro, eu ainda tenho a opção de comprar pela net caso perca os que vieram para banca, ou comprar em São Paulo quando vou lá, mas pode haver uma série de transtornos se eu deixar para depois. Um deles é pagar mais caro, ou pior, não encontrar mais, já aconteceu de eu não conseguir achar o mangá em lugar algum, então, por esse motivo, eu mantenho minhas compras em dia e meus mangás em dia sim. E, como eu disse, para mim, não tem compra mais satisfatória.
A minha infância foi DBZ então foi muito gostoso completar essa coleção

Na minha cidade, eu vou sempre à mesma banca, de tanto que eu vou, as pessoas que trabalham lá já até me conhecem bem. Infelizmente, aqui onde moro, os lançamentos, às vezes, demoram chegar, o que me frustra muito, já estou sabendo que tem muita gente que já esta com dois volumes adiantado de um mangá que gosto e aqui ainda não chegou. Quando não consigo me segurar, eu faço assinatura do mangá e recebo em casa, existem mangás que nunca chegam à minha cidade também, ai eu tenho que dar o meu jeito.
Eu gostaria muito que as pessoas, que gostam tanto de mangá quanto eu, dessem um apoio maior, que adquirissem mangás lançados aqui. Lógico que não precisa ser como eu, mas que comprassem seus títulos mais queridos, você, comprando ao invés de só acompanhá-los na internet, dá mais força para que títulos novos venham para o Brasil e que nenhum que já foi lançado seja cancelado.

Então, hoje e somente isso, queria falar sobre o meu amor por mangás, não sei se esqueci de algo, mas acho que isso já basta para vocês entenderem o quanto amo mangá. E vocês? Tem alguém ai que ama mangá?  Alguém que faça coleção? Alguém que tenha ciúmes dos que tem? E qual título você tem? 

1 comentários:

  1. Meu primeiro manga ganhei de aniversario de 12 anos, e foi meu CDZ, bem eu amo Cdz, tudo tudo exceto o Omega que aquilo la é muito ruim para mim.
    Eu perdi a conta de quantas vezes eu lia aquele único mangá... La aonde ue mora era difícil de conseguir os números certos então eu optava por revista de anime do que de manga e álbuns de animes eu era viciada em colecionar figurinhas, mas com as vezes eu achava uns amigos legais eu trocava revista por mangas por um tempo para a gente poder ler... eu não tenho muitos hoje mas ja li vários online, se eu tivesse um canto segura eu começaria a fazer uma coleçao...
    bjs

    ResponderExcluir