Natal no Japão

         
           O Natal está chegando e nós sabemos que, atrás da beleza natalina que consiste em lindos enfeites, pisca-piscas e Papai Noel, está a verdadeira razão dessa época ser tão especial, principalmente para os cristãos, que é o nascimento de Cristo. Embora esse fato seja a maior razão para que esse dia tenha se tornado especial, muitos estrangeiros não entendem o verdadeiro significado do Natal. É óbvio que isso inclui o Japão, meu país amado.
            Já falei isso aqui no ano passado (clique aqui), mas o Japão não é um país cristão, então, eles não entendem o verdadeiro significado por trás dessa época tão mágica que é o Natal. Essa comemoração começou a se infiltrar no Japão no ano de 1950-1960, quando os japoneses passaram a conhecer esse evento tão importante. Houve muitos mal-entendidos, até mesmo um tanto cômicos, por eles não entenderem bem o verdadeiro significado. Aos poucos, conforme a ideia ia evoluindo entre os japoneses, novos costumes iam nascendo e, entre muitas ideias, eles se inspiravam dos filmes natalinos americanos.
            Então, o Natal virou um dia especial em família, uma comemoração em que eles fazem trocas de presentes, cantam músicas natalinas e uma ceia de Natal que, ao invés do tradicional peru, eles comem kara-age (pedaços de frango frito) e, no lugar do panetone, um bolo branco lindo de morango com enfeites natalinos. Entretanto, no ano de 1980 a forma de comemorar mudou um pouco, quando começou a moda de se comemorar esse dia a dois, tornando o que se passava em família em um dia especial e romântico para casais. Então, a véspera de Natal virou uma espécie de dia dos namorados fora de época. Claro que, embora para jovens seja importante passar por esse rito com seus amores, ainda existem algumas famílias que comemoram esse dia juntos.


            Assim como em todos os países, no Japão essa comemoração tem um valor comercial muito importante. As vendas de todo tipo de enfeites de Natal é muito grande e todos os tipos de lojas estão abertas para quem quiser comprar o melhor presente para seus familiares ou para seus amores. Alguns ainda preferem fazer o seu tradicional cachecol  ou  luvas  com seus próprios esforços e mostrar ao seu amado como aquele item está cheio de amor. Muito antes da véspera de Natal, as reservas nos restaurantes e nos hotéis já estão lotadas. As confeitarias vendem muitos bolos e os restaurantes de frango frito também não ficam para trás. 
            O país entra em completo clima de Natal a partir do mês de novembro, quando a cidade começa a ser enfeitada, as casas e os cardápios começam a mudar, com coisas especiais de Natal. Embora eles não entendam o verdadeiro significado do Natal, não existe dúvidas de que eles estão totalmente envolvidos com a mágica da data, o que não tem acontecido muito nesse nosso país, pois não sei a cidade de vocês, mas, onde moro, a cada ano tem menos lugares enfeitados, nem parece ser Natal. Isso é tão triste! Claro que eu sei que Natal não é só enfeites e Papai Noel, mas vamos lá, da um clima muito  gostoso quando a cidade se move e entra totalmente no clima, enfeitado tudo.



           Diferentemente do Brasil e de outros países cristãos em que dia 25 é feriado, no Japão só algumas cidades aderem a esse feriado, embora seus motivos sejam mais para dar um bom descanso a alguns trabalhadores. A verdade é que a vida dos japoneses corre normalmente nessa época. Os estudantes, desde que dia 24 não seja domingo, estudam normalmente. As pessoas trabalham normalmente na véspera e, às vezes, até no dia 25, quando é Natal, de fato. Nesse dia, algumas crianças passam a ter conhecimento sobre Jesus, afinal, eles devem ficar curiosos para entender o que é o Natal, embora acredite que talvez eles pensem que é apenas uma história. Eu acredito que seja assim, não sei ao certo. De acordo com o que assisto e leio por aí, não tenho certeza se os japoneses entendam de fato o que é o cristianismo.

            Então, é isso. Posso ter deixado passar algumas coisas, mas eu não queria entrar em tantos detalhes, só queria que entendessem um pouquinho como os japoneses comemoram e como eles levam essa magia de Natal. Não importa no que as outras pessoas acreditam ou se são cristãs ou não, no Natal, parece que é automático: o coração de algumas pessoas mudam, as atitudes, parece que as pessoas ficam cheias de amor  ao próximo e acho isso muito lindo, independentemente de quem seja. Então, digamos que o Natal é mais uma comemoração do amor em que nossos corações se enchem de sentimentos maravilhosos por todos a nossa volta. Então, Feliz Natal a todos! Espero que vocês comemorem esse dia com muito amor e com as pessoas que são importantes para vocês. 

0 comentário

Postar um comentário