O que é giri?



        É um conceito japonês antigo e não existe uma tradução específica para a palavra, porém, se procurar no dicionário, está descrito como: “ senso de dever; dever social”. Esse conceito teve maior impulso ainda no período feudal, quando a classe samurai era bem influente. O giri é muito importante para manter a harmonia nas relações, o que mantém a paz na sociedade. Para os japoneses, é um dever retribuir as pessoas que o ajudaram de alguma forma. Uma vez que a pessoa faz algo por você ou até mesmo te deu um presente, é educado você contribuir na mesma medida. Por isso, no Japão, a quantidade de presentes trocados durante o ano todo é espantoso. 
            Esses presentinhos são tão importantes, que até mesmo existem umas regrinhas invisíveis que, se forem violadas, podem ter um completo feito contrário. A regra é que o presente não pode ser mais e nem menos que o nível da relação das duas pessoas. Também é tentado manter um equilíbrio, pois se você acabou de conhecer uma pessoa, não é legal dar um presente tão caro, já que, ao invés de agradar a pessoa, pode acabar a ofendendo. Lembrando que ela se sentirá em dívida com você e terá que te dar um presente compatível ao mesmo valor.



            Existe uma série de ocasiões para presentear alguém, como nascimento, aniversário, casamento, morte  e aniversário de morte.  Fiquei pensando como funciona dar presente nas duas últimas ocasiões. É bem normal presentear, como forma de agradecimento, os médicos e as enfermeiras que ajudam no parto. No primeiro dia de trabalho, é comum levar presentinhos para seu chefe e colegas de trabalho, como bolachinhas, balas e coisas bem simples. Em um casamento, para criar conexão entre as duas famílias, é costume dar entre 20 mil ienes à 100 mil ienes, sempre dependendo da proximidade que a pessoa tem com o casal, mas também existe uma regra: é proibido dar 40 mil ienes, por causa de uma superstição japonesa.
            Por causa da influência estrangeira, os japonês passaram a comemorar o Valentine’s day. Nessa ocasião, as mulheres têm uma espécie de obrigação de presentear não só o seu amado, como seus colegas mais próximos, com chocolate. Contudo, existem dois tipos de presente: o chocolate giri, que  é um chocolate que você dá por dever social e o chocolate verdadeiro, que você dá para a pessoa que gosta. Com isso, já existe uma data específica em que homens podem retribuir o chocolate. Já falei sobre isso com mais detalhes, então, para entender melhor, clique aqui.

            Usando esse conceito, os japoneses mantêm as relações em completo equilíbrio. Acho muito interessante. Acredito que isso possa mesmo ser algo bem afetivo. Seria bom se esse tipo de atitude também pudesse curar certos corações. Eu gosto muito de presentear as pessoas que gosto. Agora penso que é exatamente por esse motivo que  dou presentes, por me sentir agradecida por aquela pessoa fazer parte da minha vida e, com todo carinho, eu faço questão de o presentear. O que achou desse conceito? Será que se fosse usado em nosso país as pessoas viveriam em mais harmonia ?  E você, tem o hábito de presentear as pessoas que gosta?

0 comentário

Postar um comentário