No. 6



        Esse é um shonen-ai cujos personagens conquistaram meu coração. O anime e mangá são adaptação da novel, que foi lançada, no Japão, em 2003. Em 2015, a novel foi trazida para o Brasil pela Editora NewPOP. No momento, tenho apenas um volume e já li. Apesar da história ser a mesma, tem vários detalhes diferentes e alguns assuntos muito mais detalhados, o que achei bem interessante. Pretendo comprar, com toda certeza, o restante, porque quero entender mais ainda os sentimentos dos personagens. Já o mangá foi lançado, no Nihon, em 2011 e trazido para o Brasil, pela Editora NewPOP, em 2015, antes da novel, para ser mais precisa. Eu fiquei em êxtase quando anunciaram esse lançamento. Queria muito, porque realmente gosto. Então, agora ele foi concluído com 9 volumes e estou com minha coleção fechada. Amo a ilustração, que achei muito linda. Os personagens são lindos. Achei muito mais precisa e direta a história do mangá e amei muito mais o final dele. O anime foi lançando em 2011, uns tempos depois do mangá.  Uma produção muito boa, mas o começo pode ser um pouco diferente da novel e do mangá, sendo um pouco mais enrolado, por assim dizer. Tem várias partes diferentes, a partir da metade do anime para o final, o que me fez gostar muito mais do mangá, no fim das contas. Ainda assim, é muito bom.


            No. 6 (Number six) é uma cidade onde as aspirações utópicas têm sido realizadas.  Depois do mundo entrar em colapso, No. 6 foi projetada para dar conforto e estabilidade aos seres humanos, que são dignos de tal vida. Não, não é qualquer um que pode morar nessa cidade dos sonhos, onde tudo parece ser perfeito. Pessoas ricas e pessoas com QI alto têm privilégios muitos maiores. Tudo é controlado pelo governo. Claro que existe também uma classe média, assim como existem aqueles que moram com todo conforto em uma cidade rica. Esse é o caso do garoto que está para entrar na adolescência, que recebeu o privilégio da elite, junto de sua mãe: morar em um dos bairros mais ricos, por causa de seu alto QI. Sendo assim, está para começar a estudar em uma classe especial. No entanto, ele perde todo esse privilégio quando abriga, em sua casa, um fugitivo que tinha sua idade e estava ferido. Quebrando as leis da cidade, eles foram rebaixados, perdendo todos os privilégios. Alguns anos se passaram e o jovem rapaz nunca se arrependeu de ter ajudado aquele menino, ainda que tivesse perdido quase tudo. O que ele não sabia era que esse encontro destinado, naquela época, ainda estava para mudar ainda mais a sua vida e que estava prestes a conhecer uma realidade de vida que nunca sequer havia imaginado.


            Shion é um rapaz inteligente, idealista e ingênuo. Com o seu QI alto, aos 12 anos estava para entrar na classe especial, para se especializar em ecologia. No entanto, ao quebrar as regras da cidade, foi rebaixado. Shion, desde aquela época, sempre esteve muito frustrado e sufocado com essa suposta perfeição dessa cidade. Ele se sentia mais um passarinho preso em uma gaiola, onde não podia seguir suas próprias vontades e voar livremente pelo mundo. Por isso, ele não se importou ou se arrependeu de ter estendido a sua mão para uma pessoa ferida, que estava sendo caçada. Todos os dias ele pensava nessa pessoa, que marcou muito seu coração. Um dia, definidamente, ele desejava o reencontrar. Tudo estava muito normal, até seu colega de trabalho morrer na sua frente, envelhecendo de uma hora para outra e saindo uma abelha de sua nuca. Ao acordar, tem vários agentes do governo ali, o questionando. Então, ele acaba sendo detido, acusado de matar seu colega e ainda questionar a ética da cidade. Foi aí que, mais uma vez, a vida de Shion mudou. Ele acabou sendo salvo por aquele que salvou um dia. Shion foi levado para a Cidade Oeste, que ficava fora de No.6, onde as pessoas viviam em miséria e a violência era extrema.


            Nezumi é um rapaz bonito e perspicaz. Há quatro anos, ele conseguiu fugir do reformatório da No.6, mas, ao ser caçado, ficou muito machucado. Quase desistindo de continuar em frente, acabou enxergando uma luz quando Shion gritou de sua varanda e deixou a janela aberta. Nezumi acabou sendo ajudado pelo garoto, o que o surpreendeu muito encontrar uma pessoa como ele nessa cidade. Depois de fugir novamente, acabou conseguindo se virar na cidade oeste, fora de No. 6, que é um verdadeiro inferno onde as pessoas lutam por comidas estragadas e morrem pela rua, como se não fossem nada. Uma cidade totalmente esquecida por aqueles que nunca souberam o que é sentir fome. Nezumi, com sua sabedoria, acabou virando ator, conhecido por Eva. Assim, tem conseguindo se manter, vivendo, de certa forma, tranquilo, sem fazer amigos e sem se apegar a qualquer pessoa. No entanto, ele se sente em dívida e, de certa forma, ligado àquela pessoa que o salvou uma vez. Por isso, resolveu ajuda-lo quando a vida dele estava em perigo.


            Ao passarem a viver juntos, Nezumi sempre levantava um muro entre ele e Shion. Contudo, o garoto que vivia na cidade utópica acaba quebrando, sem ele sequer perceber, se tornando extremamente importante em sua vida. O rapaz, que não se apegava a nada, não ajudava ninguém sem ter segundas intenções. Estava, pela primeira vez, quebrando suas próprias regras, se apegando a alguém. Shion, por sua vez, já havia declarado o quanto estava atraído por Nezumi. Ele não sabia se esse sentimento era amor. No entanto, queria saber mais sobre ele e viver para sempre junto dele. O belo rapaz, que tentava cortar essa linha que os conectava, estava inevitavelmente apegado ao rapaz. Não sei qual é exatamente o sentimento de um para o outro, mas eu shippei e torci muito para eles nos mostrarem seus sentimentos de forma mais clara ainda, para não haver mais dúvida.


            Inukashi é um garoto que administra um hotel decadente e aluga seus cachorros para servir de cobertores. Ele sempre morou na Cidade Oeste. Foi criado por uma cadela e seu dono. Por causa disso, ele tem uma forte conexão com cachorros, se tornando um guardião deles. Após o falecimento do homem que o criou, ele tomou posse da administração do hotel. Apesar de toda crise existente nessa cidade, ele tem vivido bem.  Acaba conhecendo Shion através de Nezumi, quando vão atrás de informações. Ele emprega Shion, que lavava seus cachorros.  Ao conviver com Shion, ele passou perceber que o garoto era o ponto fraco de Nezumi. Também acabou se apegando ao rapaz, afinal, nunca havia conhecido alguém de coração tão grande e ingênuo como ele. No decorrer da história, apesar de não ter tido uma afirmação, parece que, na verdade, Inukashi é uma garota.


            Rikiga é um morador da Cidade Oeste, um ex-jornalista que agora dirige uma revista pornô. Além disso, serve de cafetão, arrumando prostitutas para homens frustrados do No.6. Por causa de seu trabalho, ele tem uma vida um pouco mais estável que os demais.  Rikiga conheceu a mãe de Shion antes do muro dividir as cidades. Foi quando ele se apaixonou perdidamente por ela. No entanto, depois que o muro foi levantado, nunca mais pode vê-la. Quando conheceu Shion, ficou muito emocionado e passou a tratá-lo como se fosse seu filho, estando disposto a ajudá-lo no que pudesse.


            Safu é amiga de infância de Shion, uma moça bonita e extremamente inteligente.  Sempre foi apaixonada por Shion, mas ele nunca havia percebido. Quando amadureceu e estava para viajar para um intercâmbio, ela se declara e diz que quer fazer sexo com ele.  O rapaz ficou paralisado com uma atitude tão inesperada e a rejeitou educadamente, dizendo que só a via como melhor amiga. No entanto, diz que, no tempo de intercâmbio, ele iria pensar sobre o assunto, e na próxima seria ele a pedir isso. Safu sempre soube que ele não a via dessa forma, mais que isso, sabia que havia alguém extremamente importante para ele. Não existia ninguém que o conhecia mais que ela, que sempre o observou.  Esses olhos distantes, que estavam sempre ansiando algo ou alguém, estavam cada vez mais distantes dela, e isso a afligia. Durante o intercâmbio, sua avó faleceu, e ao voltar para sua terra de origem, ela descobriu o desaparecimento de seu amando. Contudo, antes de poder fazer qualquer coisa, acabou sendo detida. Razões não haviam. A sua existência havia sido apagada. Qual o motivo disso?
            Esse anime fala sobre coisas bem interessantes: um governo que prega a perfeição e uma vida estável, mas corta as asas de seus cidadãos e os ilude com uma vida aparentemente boa. Ainda bem que existem pessoas que não se deixam iludir com pequenos agrados.  Eu amo esse anime. Espero, sinceramente, que a novel me dê algo a mais do que o anime e mangá. SUPERINDICO!!!


Gênero:  Ficção cientifica, Distopia, Shonen-ai
Autor: Atsuko Asano
Ilustração: Hinoki Kino
Novel: Volumes
Mangá: Volumes
Anime: 11 episodio

1 comentários:

  1. Nossa parece ser super intrigante, estou gostando bastante de animes que falem sobre algum esquema de governo, tipo como Shingeki no Kyojin. Gostei da recomendação!

    Apenas eu, Day

    ResponderExcluir