O homem que foge (Nigeru Otoko)


        
 
           Esse mangá foi lançando no Japão, em 2011, e trazido para o Brasil pela editora JBC, em 2017. Comprei-o no Festival do Japão, em são Paulo. Quando abri esse mangá, me veio um sentimento de arrependimento e pensei: “Que merda”. O motivo do meu repúdio foi por causa da ilustração, que, ao meu ver, parecia ser mal feita, ao ponto de eu não conseguir decifrar o sexo de alguns personagens. Contudo, depois de ler um pouco mais, passei a não achar tão feia, e vi que era apenas o estilo do mangaka, embora ainda ache estranha. A história realmente me intrigou. Embora parecesse uma coisa, era outra totalmente diferente do que se esperava ao começar a ler. Achei que teríamos uma pitada de romance e fiquei ansiosa para isso, mas levei um balde d’água fria na cabeça. Não sei bem o que eu esperava dessa história. Começo a questionar os motivos que me levaram a comprar. Sinceramente, não me lembro.
            A história envolve uma floresta em que corre um rumor, desde muito tempo, sobre um urso que apenas crianças podem ver, e se elas passarem um dia todo em sua companhia, um desejo lhes seria atendido. No entanto, ninguém tem coragem de entrar nela, afinal, outro rumor que corre é que pessoas desaparecem quando entram lá. Porém, uma jovem desiludida acaba entrando na floresta, para ver se ela realmente ainda era uma criança, como alguém havia dito há um tempo. Enquanto andava nas profundezas da floresta, avistou um urso. Apesar de envolvida pelo medo, a curiosidade ainda ganhava. Quando seguiu o urso, viu que ele tinha uma cabana. Ainda havia mais um rumor que circulava sobre aquela floresta: os ursos haviam sido extintos. O rumor era que o urso que ali aparecia era um homem, sob uma maldição, que de dia era um urso e à noite voltava a sua forma normal.  Poderia mesmo ser verdade um desses rumores que corriam por um longo tempo na cidade próxima? Se sim, quem poderia ser esse homem, que está sob um encanto?


            Sobre a mulher que entrou na floresta, não foi citado o seu nome nem uma vez, então, chamarei apenas de “Mulher”. Ela estava sofrendo uma desilusão amorosa. Pelo que deu a entender, a pessoa que ela gostava a achava muito novinha para ele. A sua entrada nessa floresta, que carregava incontáveis mitos e rumores, foi em busca de entender a si mesma. Se acreditar em contos de fadas a fazia criança, talvez ela realmente fosse.  Ao ver aquele urso na floresta, onde não deveria ter qualquer urso, já que estavam em extinção, ela ficou totalmente fascinada com a ideia de ser realmente verdade a existência da magia naquele lugar. Ela encontrou na cabana e resolveu ficar por ali, esperando que o urso virasse humano. Achando que não veria mais, um homem apareceu e a beijou.


(Atenção: spoiler!!!)
            Ela acreditou seriamente que o urso havia virado um homem e, envolvida pelo momento, se deixou levar por aquele homem que a atraiu de alguma forma. Porém, mesmo que haja a possibilidade de que contos de fadas existam, não era naquela floresta que ela encontraria. Mais tarde, a moça descobriu que havia um homem e um urso. Que não havia magia sequer, mas apenas um homem que, por muito tempo, resolveu fugir da sociedade, por motivos que a intrigam. Se sentido enganada, ela resolveu que só voltaria àquela floresta quando descobrisse as razões dele estar fugindo. Foi assim que a magia acabou.


(Atenção: continua tendo spoiler!!!)
            Esse homem, cujo o nome não foi citado também, na verdade, era um político que vinha de uma família de políticos. Diferentemente dos demais, tinha um ideal: queria ser um político íntegro, que não mente, que promete e faz. Seu pai não era um político honesto, e claro que ele sabia disso. Uma vez que começaram a investigar o seu pai, ele foi chamado para depor, mas ele não era capaz de abandonar seu ideal e nem o seu pai. Sem saber por quem decidir, ele decidiu fugir dessa responsabilidade. Foi aí que encontrou um urso. No começo, achou que seria comido, mas acabou sendo salvo por ele, que, na verdade, era um urso domesticado. Uma vez que seu tutor havia falecido, esse homem, que não tinha para onde ir, resolveu que cuidaria desse urso, que se tornou seu único amigo.


            O urso, quando era um filhote, fugiu de um zoológico. Um homem o ajudou, levando-o para uma floresta em que não havia outros animais. Depois de um tempo, ele decidiu viver nessa floresta, fazendo companhia e cuidando desse urso, que era seu querido amigo. Assim viveu por muitos anos, até que, um dia, faleceu. Foi assim que esse urso acabou indo viver nessa floresta.  Agora, tinha um outro amigo, o qual não era capaz de voltar à sua vida normal e abandonar seu precioso companheiro.
            Não sei se vocês acharam interessante. No desenvolvimento, comecei a achar interessante. Não sei, na verdade, como concluir isso. Não foi uma grande história e não acho que a leria novamente, mas não é ruim. Tem um teor interessante. Então, deixo para vocês decidirem se acham vantajoso ou não ler.


Gênero:   Drama, Mistério
Autor:  Natsume Ono
Mangá:  1 Volume  

0 comentário

Postar um comentário