Yes or no (T-Filme)


            Esse foi o meu primeiro conteúdo tailandês. Confesso que estranhei muito o idioma e foi um pouco difícil me acostumar. Além disso, foi o meu primeiro live-action do gênero yuri. Quando o encontrei, não sabia que se tratava de um relacionamento entre duas meninas, porque pareciam um casal de hétero. Ao primeiro impacto, fiquei muito hesitante, porque seria minha primeira vez vendo pessoas de verdade em um relacionamento entre duas garotas. Porém, como sou curiosa, assisti até o fim.  São dois filmes: um lançado em 2012 e outro em 2015, ambos têm boa qualidade e um é a continuação um do outro.
            A história gira em torno de duas jovens distintas cujo o destino quis fazê-las compartilhar o mesmo quarto no dormitório da faculdade. Uma delas era feminina e perfeccionista. Queria se especializar em ictiologia. Já a outra tinha um estilo masculino e atencioso. Queria se especializar em agricultura. Quando a ictióloga descobre que sua colega de quarto é sapatão, fica extremamente irritada e vai pedir a troca de quarto de imediato. No entanto, não foi possível, por ela já ter feito a troca de quarto há menos de um mês. Não conformada, ela traça uma linha, literalmente, pelo quarto, dizendo que a colega não era permitida passar para o seu lado. Apesar da jovem moça, que de fato parecia mais um rapaz, parecesse se sentir um pouco chateada, ela aceitou muito bem cada medida para que pudessem viver bem. Passado um tempo, apesar do preconceito de uma, acabou que elas começaram a conversar mais e buscar uma possível compreensão. Poderia ser que a convivência quebrasse todo o preconceito e nascesse uma amizade entre as duas?


            Kim é uma garota com estilo tomboy, uma pessoa muito meiga, simpática e atenciosa. Ela nasceu no meio da agricultura, já que seu pai é um grande agricultor. Assim, pegou um grande amor por essa profissão. Ela nunca se apaixonou por nem um dos sexos, por isso não sabe dizer se é, de fato, “sapatão”, como costumam rotulá-la por aí. Quando foi vítima de preconceito por sua colega de quarto, ela não se deixou abalar tanto. Fez o possível para não causar problemas e conquistar o respeito dela. Depois de, finalmente, consegui atravessar a linha que as dividia, enfim nasceu uma possível amizade entre as duas. Quando Kim se deu conta, já estava muito apaixonada por sua colega de quarto. E agora? Ela irá esconder seus sentimentos para manter, ao menos, a amizade?


            Pie é uma garota bonita, perfeccionista e de personalidade forte. É apaixonada pelo mundo aquático, em especial pelos peixes. Com a sua mesma personalidade, carrega consigo um peixinho de espécie única. Com uma mãe que simplesmente abomina “sapatões”, provavelmente cresceu com o mesmo sentimento. Só não entendo uma coisa: ela tinha um amigo gay e uma amiga que, apesar de ser muito feminina, era bem claro que gostava de meninas. Ela os tratava bem, mas não conseguia aceitar uma garota que parecia com um garoto. Achei isso meio estranho e sem nexo, porque acaba ficando claro, para mim, que ela não tinha preconceito com a homossexualidade, mas com o estilo da pessoa. Por que isso a confundia? Não sei. Ela usou uma desculpa de ser seletiva com suas amizades, mas acabou cativada por Kim e passou a respeitá-la muito, ao ponto de andar de braços dados. A confiança era mútua.


            Despois de um tempo, os sentimentos de Kim trasbordaram ao ver Pie com um rapaz que insistia dizer que era o namorado dela. No entanto, Pie não parecia indiferente por completo a esse sentimento da Kim. Elas acabaram entrando em sintonia e, sem revelar nada a ninguém, se tornaram mais que amigas.  Pie não estava pronta para gritar ao mundo que estava namorando e amando uma garota. Algumas atitudes dela magoaram muito a Kim. Por diversas vezes, a Pie foi egoísta e fez a pobrezinha da Kim sofrer. O segundo filme conta mais a história delas firme e forte no namoro, mas vivendo longe uma da outra, por estarem estagiando em cidades diferentes, o que acabou rolando muitos mal-entendidos, ainda mais porque Pie é MUITO ciumenta.


            Jane é uma colega de faculdade muito bonita e namoradeira. Tem facilidade em se apaixonar e, por essa razão, está sempre chorando pelos cantos, por quase sempre acabar de coração partido. Sua preferencia é por garotas, não pelas femininas como ela, mas no estilo tomboy. No primeiro dia de aula, quando estava chorando por ter sido deixada pela namorada, acaba se apaixonando instantaneamente por Kim, quando ela foi muito gentil e cheia de empatia pelo seu sofrimento. Acabou se encantando por Kim, e esqueceu a fossa rapidinho. Jane era boa amiga de Pie, mas ficou bem abalada quando percebeu o clima crescendo entre elas.


            Yan aparece apenas no segundo filme. Ela está estagiando, junto de Kim, em uma fazenda. Ela é muito meiga, bonita e atenciosa. Facilmente vira amiga de Kim. O seu convívio e ver sua dedicação com sua namorada a fizeram gostar cada dia mais dela. Porém, nunca revelou seus sentimentos, embora para nós parecessem bem claros. Confesso que acho que Yan, talvez, fizesse Kim mais feliz, por ser muito gentil. Já Pie era ciumenta, egoísta e mimada. Não se controlava em ferir a Kim tão facilmente. Então, um pouquinho, eu acho não fui tão contra.
            Tem outros personagens e homens, mas só falarei dessas que marcaram presença.  Achei uma história muito linda. A Pie é cheia de atitude e é orgulhosa. A Kim é um amorzinho, mas não é imune aos erros. No segundo filme, ela deu umas escorregadas feias. Achei MUITO lindo esse filme, mostrando o desenvolvimento dos sentimentos de uma pessoa do mesmo sexo de forma tão natural e serena. Só fiquei confusa sobre o preconceito da Pie. Se alguém souber me explicar, por favor, agradeço. Se curte o gênero, se não tem preconceito e ame um bom romance, assista, pois você vai gostar.


Gênero:    Romance, Drama, Yuri
Filme:    2 

0 comentário

Postar um comentário