Shiki Oriori: O sabor da juventude


         
  
       Há tempos atrás saiu esse filme na Netflix. Fiquei bem curiosa, mas sabia que não daria para ver esse ano. No entanto, no meio de uma série de imprevistos, surgiu a oportunidade, então mergulhei de cabeça. “Shiki Oriori” foi dirigido por chineses e produzido por um japonês, sendo lançando em 2018. Talvez, por essa razão, os personagens e ambientes sejam na China, mas o idioma original é o japonês. Você também verá que tem uma trilha sonora japonesa. Na Netflix, você poderá assistí-lo dublado em mais 3 idiomas. Eu assisti em português. Para ser bem sincera, a minha expectativa era bem alta e imaginava algo bem diferente do que eu vi. Esse filme foi dividido em três histórias distintas.


            O primeiro enredo fala sobre a nostalgia que Xiao Ming sente da sua infância, na sua pequena cidade natal, e os momentos que compartilhava com sua querida avó, enquanto seus pais trabalhavam duro todos os dias. Todos esses momentos foram marcados pela sua comida favorita: Bifum San Xian, um macarrão de arroz que ele fazia questão de comer em todas as manhãs.  Quando chegou na adolescência, ele sempre ia ao restaurante pela manhã e, enquanto se deliciava com uma tigela de Bifum, ele podia ver o seu primeiro amor passando por ele, enchendo seu coração. No entanto, isso acabou quando o restaurante fechou.  Ele não podia mais comer seu delicioso macarrão e ver seu primeiro amor. Depois de muitos anos, ele está voltando para sua terra natal, infelizmente, por motivos um tanto tristes. 


            O segundo enredo fala sobre Yi Lin, uma linda moça que é uma modelo um tanto conhecida na China.  Depois do falecimento de seus pais, ela se responsabilizou a cuidar de sua irmã mais nova, Lulu. Por isso, ela dá sempre o seu melhor em seus trabalhos para dar à Lulu uma vida cheia de conforto. Quando novos talentos começam a surgir, Yi Lin começa a ficar um tanto obsessiva por continuar no topo, no entanto, isso prejudicou sua saúde e sua carreira. Ela chegou a perder totalmente a confiança, até mesmo pensou em desistir de sua profissão. Quando diz isso para sua irmã, que tem talento para ser estilista, elas acabam tendo uma grande briga. Isso causa mais atrito dentro dela. O que ela irá fazer a partir de agora? Irá desistir da sua carreira?


            O terceiro enredo fala sobre três amigos: Li Mo, Pan e Xiao Yu, que é a garota do grupo. Quando ainda eram adolescentes, depois de crescerem juntos, ela anuncia que irá estudar em uma das melhores escolas, que é bem longe, mas para isso terá que se mudar, ficando longe de seus queridos amigos. Li Mo não conseguiu aceitar isso, afinal, é bem claro que não era exatamente o que ela queria, mas apenas a vontade dos seus pais. Ao ficar alguns dias evitando-a, teve uma conversa com seus próprios pais. O pai dele briga por ele nunca se dedicar a nada e ficar só perdendo tempo com coisas vãs. Então, para provar sua capacidade, ele decidiu tentar passar para a mesma escola que Xiao Yu. Se dedicando ao máximo aos estudos para isso, ele deixou de se divertir com seus amigos. Quando ele passou, ao ir contar à Xiao Yu, acabou descobrindo algo um tanto triste. O que aconteceu? O que irá acontecer com a amizade deles a partir de agora?
            São histórias bem curtinhas, que falam sobre as ações de quando se é jovem e sobre as lembranças deixadas para trás. É sobre as decisões e suas novas caminhadas. Não foi nada tão grandioso e maravilhoso. Não tocou a minha alma, mas é bem interessante.  Então, quando tiverem um tempo, vão lá assistir. É bem rapidinho.


Gênero: Slice of life

0 comentário

Postar um comentário