Tsumitsuki (Espírito da Culpa)




            Esse mangá de apenas um volume foi criado pelo mesmo artista de “Another” (clique aqui). Ele já teve vários trabalhos que foram apenas ilustrações, como “Feridas” e “Só você pode me ouvir”. O mangá foi lançado no Japão, em 2009, tem uma ilustração muito bonita e a história, apesar de ter um ar de terror, pode-se dizer que fala muito mais sobre o sentimento de remorso, que devora pessoas dia após dia, de dentro para fora. Foi trazido para o Brasil pela editora JBC, em 2014. Eu gostei bastante desse mangá, porque além de envolver seres sobrenaturais, abrange sentimentos internos que cada pessoa carrega dentro de si, que às vezes podem ser destrutivos. Costumo gostar de histórias que tenham profundidade e que nos fazem pensar mais no nosso interno. Acredito que, depois dele, dá para pensar mais sobre evitar guardar sentimentos ruins dentro de nós. Superar, se perdoar e perdoar. 
            Como esse mangá não tem, praticamente, personagens fixos, a não ser um, contarei a história geral que envolve o mangá e um pouco de cada caso. Por fim, falarei desse personagem fixo.
            A história gira em torno de uma pequena cidade, onde corre uma lenda sobre youkai um tanto aterrorizante. Há alguns séculos, aberrações demoníacas se apossavam de corpos de pessoas que carregavam algum tipo de remorso. Esse monstro as devorava de dentro para fora, criando os monstros que matavam pessoas. Os aldeões, aterrorizados por tantas pessoas sendo possuídas, pediram a ajuda de um sacerdote, que usou um yakashi, inimigos naturais de demônios, e, assim, os derrotou com sucesso. Os aldeões, temendo que mais pessoas fossem possuídas, passaram a consagrá-los. Assim, surgiu a lenda do Tsumitsuki (aquele que possui a culpa). Um rapaz misterioso, que vive no santuário, conta sobre esse acontecimento e deixa evidente o fato disso não ser apenas uma lenda. Muitas pessoas estão prestes a descobrir se os seus sentimentos de culpa vão destruí-las de dentro para fora.


            O primeiro caso conta a história de uma estudante transferida que tenta fazer amizade com uma garota que estava sofrendo bullying na sala de aula. Contudo, essa garota a evita, pedindo para se manter distante, de forma hostil e assustadora. Aos poucos, ela parecia mais estranha. Quando ela encontrou o rapaz misterioso do santuário e desabafou com ele sobre o acontecimento, ele disse que, provavelmente, ela foi possuída por Tsumitsuki. E agora? O que ela fará? Conseguirá salvar sua vida?


            O segundo caso conta a história de uma estudante que vai ao santuário porque um boato dizia que ali havia um deus que devorava os pecados. No entanto, o rapaz misterioso que ali vive diz que não passa de um boato e que ali só havia um youkai que possuía o corpo de pessoas que tinham grande remorso, e, assim, as devorava, levando-as à morte. Qual era o pecado dessa jovem estudante? Na escola, ela ignorava o professor, pelo qual já havia tido sentimentos. No entanto, agora, ele está rodeado de garotas. Algumas notícias assustadoras estavam sendo espalhadas pela cidade: garotas estão sendo brutamente assassinadas. O que está acontecendo? Quem está matando essas meninas? Essa garota será possuída por um Tsumitsuki?



            A terceira história envolve uma estudante que, um dia, viu uma cena aterrorizante: um monstro, corpos inertes ao seu redor, um rapaz o encarando e, por fim, matando o monstro que ali se encontrava. Esse garoto era um colega de sala, mas ninguém se lembrava dele. Ao invés de medo, ela foi investigar e procurá-lo. Tudo isso porque ela queria saber do que se tratava aquilo. Uma vez que encontra o garoto no santuário, ele conta sobre o Tsumitsuki. Ao terminar, a garota pergunta como ela poderia ser possuída por esse espírito, porque existia alguém que ela queria matar. Que tipo de história sombria envolve a vida dessa garota?


            Kuroe é o rapaz misterioso do santuário. Ele é possuído por Tsumitsuki, no entanto, esse demônio não tomou seu corpo por causa de um poder que ele obteve antes de ser devorado. Provavelmente, o fez por um poder divino, mas em troca de permanecer vivo, ele tem que devorar Tsumitsuki. Kuroe já foi um humano normal. Quando criança, foi abandonado na floresta por sua família. Isso o encheu de remorso, mas ele foi encontrado e salvo por um youkai, que fazia o que ele faz agora. Kuroe, na verdade, carrega muita tristeza dentro de si e tem lidado com essa solidão por muito tempo. Não é que ele tenha prazer em fazer o que faz, porém, é uma questão de sobrevivência. Por isso, muitas vezes, ele induz as pessoas a se encherem de culpa por alguma escolha, mas seu trabalho é matar e devorar Tsumitsuki, antes que faça um estrago ao seu redor.
            Gosto muito desse mangá. Espero por muitas outras histórias nesse nível. Então, indico com toda a certeza. Acredito que vocês vão gostar.


Gênero:    Horror, Psicológico
Autor:  Hiro Kiyohara
Mangá:  1 Volume  

0 comentário

Postar um comentário