Hadashi de bara wo fume


        Há mais ou menos 7 anos, encontrei esse mangá. Na época, estava em andamento. Fiquei fascinada pela história, porque era nos tempos antigos e envolvia um casamento. Um romance muito intenso e profundo, ao meu ver, sobre um amor obsessivo. Então, em algum tempo, finalmente foi finalizado. Agora, relendo, posso dizer o quanto a história é, de fato, maravilhosa. Uma pena que o final foi extremamente corrido. Parece que eles estavam com pressa de terminar o mangá e fizeram tudo correr de uma forma que, ao meu ver, estragou um pouco o fantástico enredo que tínhamos. O mangá foi lançado, no Japão, em 2007. Tem uma ilustração que eu acho muito linda e uma história intensa e profunda, com um final bonito, mas vagabundo. Eu esperava mais, por isso não fiquei satisfeita nem um pouco com um final tão medíocre.
            A narrativa envolve uma jovem pobre que, além de não ter o suficiente nem para suprir suas próprias necessidades, o seu irresponsável irmão mais velho não para de trazer crianças abandonadas para eles cuidarem. Um dia, quando uma delas estava muito doente, sem dinheiro, nem um médico se propôs a atendê-los. No meio da rua, em desespero, um nobre rapaz, que parece um príncipe, lhe dá palavras de incentivo e dinheiro suficiente para suprir as despesas médicas. Apesar de não conseguir esquecer, logo sua realidade caótica a acorda de seu sonho colorido. Uns cobradores batem à sua porta, dizendo que, se não tivesse dinheiro, levaria as crianças para vender no mercado negro. Desesperada, ela pede para que o homem espere só mais um pouco, pois iria se vender para pagar a enorme dívida do seu irmão. Em meio a busca de alguém que pagasse, por ela, o valor necessário para quitar a dívida, um rapaz nobre e bonito aparece e diz que comprará sua vida. Ao chegar em sua mansão, ele manda seus empregados a arrumarem. Depois de finalmente estar apresentável, ele faz uma proposta: ela venderia sua vida totalmente a ele, em troca do pagamento das dívidas de sua família. Assim, ela fingirá ser uma dama da alta sociedade e se casará com ele, mas ele nunca a amará e ela nunca poderá se apaixonar por ele. Ela abandonaria todo o seu desejo por amor e o orgulho por uma troca justa de permanecer ao seu lado e obedecê-lo, até que ele a deixe ir embora. Diante de tanto desespero, pois seus irmãozinhos têm passado fome e correm o risco de serem vendidos, Deus lá sabe para quem, a garota aceitou sem qualquer hesitação. E agora? Que tipo de vida ela terá? Qual é o objetivo desse homem nobre em casar com uma pobretona?


            Sumi Ashida é uma moça de 15 anos que vive em completa miséria. Embora seja tão nova, já passou por tantas coisas difíceis, que teve que amadurecer mais rápido. Mesmo em meio a tanto desespero por causa da pobreza, ela continua sendo bondosa, afetuosa e determinada. O seu irmão mais velho, que é um verdadeiro irresponsável, continua trazendo crianças para ela cuidar. Ainda que isso a preocupe, já que mal tem como suprir as necessidades próprias e das crianças que já cuida, a garota sempre faz o seu melhor e o possível por elas. Sumi se apaixonou pela bondade de um jovem nobre, que parecia um príncipe. Tê-lo em seus pensamentos era o único momento em que ela conseguia se desligar de tanto sofrimento. Quando a situação chegou a um ponto em que ela teve que deixar o medo e o orgulho de lado para se vender pelo bem das crianças que amava, acabou se envolvendo com Soichiro, um nobre que, por alguma razão que ela desconhecia, até o momento, a compraria por inteiro para ser sua esposa. Virou uma verdadeira dama. Quem diria que, atrás de tanto trapo e pobreza, havia tamanha beleza. Sumi parecia uma boneca ou um anjo, de tão linda que se tornara. Mesmo assim, viver em meio a riqueza, com a qual não estava acostumada, não foi tão reconfortante como parecia. Estudar para parecer uma dama, para suprir as expectativas de seu marido, que estava sempre tão indiferente com sua existência, não era fácil. Porém, quem diria que, ao estar nessa vida, poderia se aproximar do príncipe de seus sonhos? Ainda que não fosse um mar de rosas, sua vida de dama, talvez, não fosse tão ruim, no fim das contas.


            Soichiro Ashida é um homem que vem de uma família nobre. É bonito, perspicaz e ambicioso. Apesar de vir dessa família, sempre foi desprezado, por ser um filho ilegítimo.   Depois que seu pai, madrasta e irmão morreram em um incêndio, passou a ser mais desprezado ainda por ser o único a ter sobrevivido. Acabou sendo alvo de indiretas maldosas. Com isso, Soichiro jurou a si mesmo conseguir o topo e ser o herdeiro que terá a posse de tudo. Como uma das propostas para isso era se casar, ele bolou uma estratégia útil: decidiu casar com uma pobretona, mesmo que, provavelmente, conseguisse alguma dama com um estalar dedos, com objetivo muito maior. Um tanto cruéis eram os seus planos, mas, talvez, ele não tivesse calculado que tipo de estrago isso faria na vida dos envolvidos e na dele mesmo. Sumi era, provavelmente, o tipo ideal de seu melhor amigo, Nozomu. Ela era a pessoa ideal para os seus planos ambiciosos: casar para conseguir ser o herdeiro oficial e ter a pessoa que atrairia a atenção da pessoa que lhe ajudaria, futuramente, para isso. Tudo estava indo conforme seu plano, no entanto, ele não esperava ser tocado, no fundo de sua alma, por uma pobretona como essa.


            Se havia algo que Soichiro não estava interessado, e pelo menos não havia tempo para pensar, era no amor. Para alguém que nunca recebeu afeto de ninguém, além de não saber o que era isso, nunca havia sentido tal coisa por ninguém. Tudo o que ele desejava era poder, para que pudesse mostrar a todos que o desprezaram. E ainda que houvesse um contrato, dizendo que nunca a amaria e não queria ser amado, por que essa garota, que ele tanto despreza, ainda continua sendo tão atenciosa? Ainda que ela pareça ter olhos para outro homem, por que insiste em ser tão afetuosa e bondosa com ele, se aproximando quando deveria ficar longe e tornando a casa mais calorosa quando deveria ficar fria? Além de falar coisas que ele não esperava. Essa convivência, que deveria não envolver qualquer afeto, estava quebrando todas as barreiras dessa pessoa, que jurou ser forte e ir atrás de apenas um objetivo, se tornando frio e maldoso, quando, na verdade, dentro dele, existe um homem muito gentil e cheio de desejo de ser amado. Por que, ainda que seja um casamento por conveniência, ele a quer tanto? Por que, mesmo que não tenha amor, não consegue deixar que outro homem a tenha em seus braços para si, como era o objetivo?


            Nozomu Ijuin é um rapaz nobre, de uma família de banqueiros. Muito educado, estudioso e gentil. Apesar de ser muito popular, não tem olhos para qualquer mulher. Tudo o que deseja é se dedicar aos seus estudos, no momento. Desde criança, foi um bom amigo de Soichiro. Quando ele se casou, foi o primeiro a se sentir feliz e, como sempre, o apoiava e cortava pessoas que ficavam murmurando coisas ruins sobre o seu amigo. Para ele, de fato, era um grande amigo. Contudo, quando conheceu a esposa de Soichiro, tudo mudou. Ijuin ficou praticamente enfeitiçado por ela. Talvez, por ela emanar um ar totalmente diferente das damas que sempre o cortejaram, de preocupações tão fúteis. Ou por ser exatamente o tipo de mulher que o atraia. Essa paixão avassaladora pela mulher do seu amigo o fez mostrar um lado que nunca havia mostrado a ninguém: um coração sombrio e maldoso, obcecado por apenas uma mulher. Ele a queria, não importava o que tivesse que fazer.


            Para a jovem nova dama da sociedade, esposa de Soichiro, Sumi, Ijuin era um príncipe. Era um verdadeiro sonho poder conversar com ele. Contudo, Sumi sabia bem de sua responsabilidade como esposa. Apesar de seu esposo ser tão indiferente quando se tratava dela, já tinha sondado o coração dele e viu que nem tudo que ele diz é como realmente se sente. Atrás daqueles olhos ambiciosos e indiferentes, existia alguém muito frágil, sedento por amor. Ainda que tivesse atraída por Ijuin, não deixava de pensar no bem-estar de quem se comprometeu. Então, não estava disposta a se entregar aos sentimentos de Ijuin. Porém, ele passou a ficar cada dia mais assustador, a perseguido por todos os lados e fazendo questão que ela soubesse de seus sentimentos. Forçando seus sentimentos, ele mostrava um desequilibro emocional e psicológico. Foi decepcionante. Ali, não estava mais o príncipe que tanto admirava.


            Gengoro Komai é o mordomo de Soichiro. Ele, desde pequeno, foi designado a cuidar dele. O seu sonho e objetivo era se tornar um homem poderoso e fazer todos que o humilharam, por tanto tempo, rastejassem por ele. Komai é um mordomo excelente, inteligente, habilidoso e perspicaz. Extremamente fiel ao seu mestre, ele segue junto, tramando para que vença seus objetivos. Fez de Sume uma verdadeira dama, apesar de saber as intenções desse casamento e estar de acordo. Acabou, também, se afeiçoado a jovem garota, por ver o efeito que ela causava em seu mestre. Ninguém, mais que ele, torceu tanto para que os dois ficassem juntos, apesar de tudo.  


            Eisuke Kitamura é o irmão irresponsável de Sumi. Um mulherengo, viciado em jogos de azar. Está sempre fazendo dívidas e mais dívidas, dizendo que era para conseguir mais dinheiro, mas nunca dava certo. Eisuke se prostitui nos momentos de muita crise.  Apesar de ser ambicioso e ter um caráter questionável, vemos que ele é bondoso, afinal, não consegue ver uma criança abandonada e não adotá-las. Não dava qualquer conforto ou condição financeira para as pobres crianças. No fim, é um verdadeiro caçador de problemas, mas com um bom coração.
            Tem várias coisas que eu poderia dizer e gostaria, mas acho que falei o suficiente para ter uma ideia de como a história anda e quão intensa ela é. Gosto muito desse enredo, só estou desapontada com o final. Embora tudo tenha corrido como esperava, desejava uma intensidade maior no fim. Mesmo assim, INDICADÍSSIMO!!!!!

Gênero:     Romance, Shoujo,Histórico, Drama
Autor:    Ueda Rinko
Mangá:    9 Volume

0 comentário

Postar um comentário