Vozes de uma estrela distante


          


          Nesse fim de semana, finalmente assisti a esse filme que estava há um tempo na minha lista da Netflix. Ele é bem curtinho e, assim como os outros filmes que vi lá, como “5 centímetros por segundo”, “Kimi no nawa” e “The Garden of words”, esse  também foi produzido pelo Makoto Shinkai. O filme foi lançado em 2002, no Japão, com o nome de “Hoshi no Koe” (Vozes de uma estrela) e logo os EUA o licenciaram e o nomearam de “Voices of a Distant Star”, daí saiu o nome que foi traduzido para nós. A qualidade não é a melhor. O desenho parece um pouco com o do "5 centímetros por segundo", mas, ainda assim, parece menos desenvolvido, apesar da história ter um teor futurista. Depois desse filme virar um sucesso, ainda em 2002, saiu a light novel. Não sei como é, mas fiquei bem curiosa, porque queria entender algumas coisas que, para mim, ficaram no ar no filme. Além disso, em 2005, lançaram o mangá de um volume só. Não tive o privilégio de ler, mas é outra coisa que gostaria também.


            A história envolve dois amigos de infância que se gostam muito, uma garota e um garoto. Eles se separaram quando a menina foi recrutada pelo exército da ONU para uma guerra espacial contra os alienígenas. No entanto, ela prometeu que manteria contato e o garoto ficava, dia após dia, esperando ansiosamente por essas mensagens. Porém, cada vez que ela ficava mais longe da Terra, mais demorava para as mensagens chegarem. Enquanto isso, a batalha estava acirrada. A garota controlava um mecha que usava para lutar com os alienígenas. Apesar de ser tão nova, era muito habilidosa.  Embora as batalhas fossem fáceis, o que não era muito fácil era suportar a solidão. Mandar as mensagens era o único momento que dissipava um pouco a solidão, porém, cada vez as mensagens demoravam mais para chegar e o temor de que ele se esquecesse dela começou a surgir dolorosamente. Enquanto isso, os anos estão passando e aquele garoto, que tem esperado por apenas uma mensagem, dia após dia, está ficando inquieto. Quanto tempo o garoto suportará esperar por mensagens e por alguém que não sabe se verá? Será que a garota conseguirá sobreviver a essa guerra e voltar a ver seu amado amigo e dizer aquelas palavras que sempre hesitou em dizer?



“Nós somos como namorados separados pela Terra e o espaço.”

Mikako Nagamine é uma garota muito esperta, inteligente e habilidosa. Deve ser por isso que, com apenas 15 anos de idade, foi recrutada pela ONU. Não entendi bem se ela escolheu entrar ou se foi uma coisa obrigatória. Ela mostra estar descontente, sentir falta e querer voltar logo. No entanto, uma vez lá em cima, seus dias são incertos. Embora ela possa mandar mensagens que chegam em alguns meses e, logo depois, em um ano - quanto mais longe, pode demorar até 4 à 7 anos para chegarem - , ela não recebia nem uma. Tinha que conviver com a incerteza. Naquele universo tão grande e lindo, quão solitária ela deve ter se sentido?


            Noboru Terao me lembra muito o garoto do filme “5 centímetros por segundo”. Ele estava determinado a esperar, não importava quanto tempo fosse, mas quanto mais demorava para as mensagens chegarem, mas difícil ficava suportar a agonia da espera. Ele resolveu fechar seu coração, não observar à sua volta e esperar, mas até quando teria que ser assim? E se ela nunca voltar? Não ficou muito claro. Eu, pelo menos, não entendi se ele realmente esperou ou se ele seguiu sua vida enquanto a esperava. O que era fato era que esse amigos de infância se amavam. Acho muito triste que a distância deles seja muito maior do que alguns quilômetros.

            É um filme tão curtinho, que não dá tempo nem de sofrer. Entretanto, achei sofrida a história, tanto por quem esperava, quanto para quem estava tão distante, vivendo em solidão. Muitas coisas ficaram em aberto que, para mim, precisavam de explicações mais claras, no entanto, não posso dizer que foi um final feliz, pois foi bem incerto. Você pode assisti-lo na Netflix. É rápido e bonitinho, então assistam. Gostei. Indicado, com certeza.


Gênero:    Romance, Drama,  Mecha
Autor: Makoto Shinkai
Ilustrador:  Mizu Sahara
Mangá:  1 Volume 
Filme:   1 

0 comentário

Postar um comentário