Hanami Festival


           
           Acredito que está bem claro que eu amo flores de cerejeiras, e o mês passado foi um dos meses mais mágicos e cor de rosa do Japão. Entre fim de março e o começo de maio, é a época em que as flores de cerejeiras, as famosas sakura, florescem por todo o Japão. Todo ano, é costume dos japoneses fazer o Festival de Hanami. A palavra Hanami quer dizer contemplar, então, todo ano os japoneses fazem festas e piqueniques embaixo das árvores para admirarem a beleza das flores de sakura. Nessa época do ano, também florescem as flores de ume (flor de ameixa). É um costume antigo fazer Hanami também sob das árvores de ume, no entanto, hoje em dia, são mais os idosos que têm preferência em fazer festas e piqueniques embaixo delas, por ser mais calmo do que no Hanami de sakura.


            A prática de fazer o Hanami começou no período de Nara (710-794), no entanto, eles faziam isso para admirar o florescimento de ume. Só no período de Haian (794-1185) que as flores de sakura passaram a chamar a atenção, e aí Hanami virou sinônimo de sakura. Antigamente, eles usavam a sakura para comemorar a colheita do arroz. Por acreditarem que existia um Kami (deus) dentro da árvore, eles davam saque como oferenda. Dizem que o costume surgiu após o imperador Saga adotar a prática de contemplar as flores, enquanto bebia saque e fazia um banquete embaixo das árvores,  toda vez que floresciam. Essa prática ficou famosa entre os nobres, que eram os únicos que o faziam na época, mas começou a se espalhar para todas as classes sociais e até hoje é praticado. Muitos poemas antigos japoneses foram inspirados no Hanami. Existem até mesmos muitas lendas sobre as árvores de flores de cerejeiras, alguns que surgiram por causa de acontecimentos legítimos.
            Foi assim que esse costume adorável surgiu no Nipon. No Japão atual, todo ano, quando chega essa época inspiradora em que as flores de cerejeiras florescem, vários produtos baseados na sakura são comercializados. Até mesmo alguns alimentos e bebidas feitas delas você pode encontrar, mas é limitado, apenas nessa época você encontra. Meu sonho é ir ao Japão exatamente nessa época e ver as flores de cerejeiras florescendo. Vai ser uma experiência muito marcante na minha vida e com certeza quero fazer Hanami. E vocês? Gostam das flores de cerejeiras? Adotariam o costume de Hanami se morassem em um lugar que tivesse essas belas flores florescendo?

2 comentários:

  1. Nossa, certamente seria um sonho.
    Meu sonho é ir ao Japão, independente da época, mas sim, neste período seria duplamente emocionante e memorável. ♥

    ResponderExcluir
  2. Ain que sonho morar numa rua cheia de cerejeiras. Sair de casa e ver essas florzinhas fofas por todos os lados. Deve ser muito inspirador. Como não dá pra morar num lugar assim, espero um dia ir num Hanami, pelo menos hahaa ♥
    Pretty things

    ResponderExcluir