Fushigi Yuugi



          
Muitas pessoas nem sequer se dão a chance de conhecer antigas obras e não fazem ideia do que estão perdendo. Eu, particularmente, não ligo se é antigo ou atual, pois se for algo que me atraia, assistirei sem hesitação. Confesso que não esperava que “Fushigi Yuugi” fosse balançar tanto as minhas emoções, ao ponto de me fazer hesitar assistir, demorando mais de um mês, sendo que, geralmente, em uma semana terminaria, sem falhar. Seus personagens são muito cativantes, conquistando um espacinho especial em nosso coração. Contudo, esse apego com certeza te fará sofrer, e foi isso que aconteceu. Ainda assim, é uma obra maravilhosa, que nos ensina e inspira muito, principalmente sobre amizade. O mangá dessa obra foi lançado em 1992, no Japão, concluído com 18 volumes. Já no Brasil, foi trazido pela editora Conrad, em 2002, mas com uma versão diferente de encadernação, concluído com 36 volumes. Como gostei tanto, acabei comprando o mangá, mesmo sendo antigo. Tive a sorte de encontrar a coleção inteira em ótimo estado e um preço superbacana.


            O anime foi lançado em 1995, com 52 episódios. Claramente, da para notar que é antigo, mas ainda assim a qualidade é maravilhosa. Eles foram muito fieis ao mangá e incrementaram alguns detalhes que no mangá não tem, mas que achei necessário para fechar lacunas que o mangá deixou. Depois, em 1996, lançaram 9 ovas. A história dos dois primeiros ovas foram inventadas desnecessariamente. Achei bem irritante não terem seguido o mangá certinho, desde o começo. Então, o restante segue a história original, mas de forma resumida, o que quer dizer que cortaram vários detalhes. Em 2001, lançaram mais 4 ovas desnecessários, que nem existem na história original. Só de lembrar, me deixa muito irritada. Em 1998, saiu uma novel com 13 volumes. Gostaria muito de poder ler, mas me contento apenas com o que já li. O que me deixa um pouco zangada nessa história é a parte do romance. Parece que estão sempre querendo tomar o boy da menina, e o idiota, apesar de amar tanto a protagonista, parece sempre cair nas ciladas. Isso realmente irrita.
            A história gira em torno de uma estudante que, um dia, enquanto acompanhava sua melhor amiga na biblioteca, acaba se atraindo por um livro misterioso. Ao abrir esse livro, junto de sua amiga, ambas foram envolvidas por uma luz vermelha e transportadas para um mundo diferente. Em meio a diversos acontecimento, as duas acabam se separando, uma voltando para o seu mundo de origem e a outra ficando no mundo do livro. Enquanto uma lia o que estava acontecendo com sua amiga, a jovem destemida começou a explorar esse novo mundo, em busca do homem que a ajudara mais cedo e de sua amiga, que desapareceu. Depois de encontrá-lo, após ser salva mais uma vez por ele, acabam cruzando o caminho do Imperador e acabam presos. No entanto, o Imperador estava empolgado com a ideia que aquela garota era a menina da profecia, que viria de outro mundo, a Suzaku no Miko, a única com poder para invocar o deus do país Konan, junto das Sete Estrelas de Suzaku, que são guerreiros com nomes de estelas, nascidos para proteger a Miko. A garota, ao ouvir a história que, uma vez que fizesse esse trabalho, teria direito a três desejos, fica empolgada para ajudar esse reino a ter prosperidade. 

            A adolescente animada e cativante começou a sua jornada apenas com três das Estrelas com ela. O rapaz que encontrou assim que pisou nesse mundo é o Imperador, mas ainda faltavam cinco. Nesses dias junto dessas pessoas, aconteceram muitas coisas. Ela passou ficar interessada pelo rapaz que a salvou tantas vezes quando chegou, fez amizade e se apegou muito aos demais, mas, ainda assim, tinha que voltar ao seu mundo, por um breve momento. Quando voltou, percebeu que, apesar de ter passado um mês no outro mundo, em seu mundo havia passado só algumas horas e sua amiga não estava ali. Ao voltar para casa, acabou se dando conta de que não encontrava sua amiga em lugar algum. Então, resolveu voltar de imediato ao livro. Quando chegou, descobriu que muito meses haviam passado, e não havia nenhum rastro de sua amiga. Muito preocupada, ela segue à procura dela. Depois de uma série de acontecimentos, reencontra seu amado. A jovem foge sozinha para procurar sua amiga e, quando a encontra, acaba descobrindo que a sua amiga é a Seiryu no Miko. Por causa de um mal-entendido, que nem ela entende direito, a sua amiga virou sua inimiga e a quer derrotar, custe o que custar. E agora? O que a Suzaku no Miko (Sacerdotisa de Suzaku) irá fazer? Abandonará seus sentimentos e virará inimiga de sua melhor amiga? Ela conseguirá juntar as Sete Estrelas e invocar Suzaku? Conseguirá ficar com seu amor?


            Miaka Yuki é uma garota de 16 anos, enérgica, ingênua, atrapalhada, corajosa e amigável. Ela tem um coração enorme. Seu estômago é um buraco sem fundo. Ama comer e pode comer por oito pessoas, sem sequer sentir. Mora com sua rígida mãe e irmão mais velho. No momento, está sob pressão para passar em uma das melhores escolas femininas do Japão, pela sua mãe, o que tem chateado-a muito, já que não é alguém que gosta tanto de estudar. Mesmo assim, tem se esforçado para suprir as expectativas de sua mãe. Miaka tem uma amizade desde pequenina com Yui, e desde sempre estão juntas em tudo. Apesar de serem opostas, ambas se amam muito.  Ao viajar para um mundo desconhecido, onde tinha várias responsabilidades em suas mãos, a jovem acabou, aos poucos, amadurecendo. Ela passou por muitas situações dolorosas, que a instigavam a perder a fé em si e nas pessoas, mas, ainda assim, Miaka queria acreditar, queria continuar indo em frente e lutar por aqueles que eram importantes para si.

Tamahome é um dos Guerreiros Celestiais de Suzaku, a Estrela “Tamahome”. É um jovem de 18 anos, um homem bonito e forte que tem uma ganância sem fim por dinheiro. Além disso, ele é orgulhoso, bondoso, sorrateiro e engraçado. Suas habilidades de lutas são ótimas, é mais forte que um humano comum, por causa de seus poderes celestiais. A ganância de Tamahome por dinheiro, além de estar ligada à sua personalidade, existe uma causa: ele trabalha duro para sustentar seus irmãos e seu pai, que está debilitado. O rapaz ama muito sua família e sonha em dar condições melhores a eles o máximo possível. Para ele, não existia nada mais importante do que sua família, até conhecer a enérgica Miaka, que virou sua vida de cabeça para baixo. Ela foi a primeira pessoa que ele quis proteger com sua vida, sem ter dinheiro envolvido.



 No começo, Tama só via a Miaka como uma irmãzinha mais nova, por isso a protegia e ficava preocupado com sua segurança. Por essa razão, a rejeitou quando a garota se declarou para ele. Quando ela voltou ao seu mundo e ficou três meses longe, o rapaz percebeu que seus sentimentos não eram só fraternais, pelo contrário, ele a amava como mulher. Por isso, quando ela voltou, não hesitou nem por um momento em declarar seu amor. Porém, parece que tudo estava querendo se meter entre o amor deles. Primeiro, a melhor amiga de Miaka, que também estava apaixonada por Tamahome. Como só isso não estava bom, ainda tinha as eventualidades da vida, e não podemos esquecer que o lindo homem é um personagem de um livro e a Miaka é um ser humano real. O rapaz não fazia ideia disso e a jovem Miko demorou a cair a ficha sobre essa situação, o que a levou a sofrer por diversas vezes. Por alguns momentos, ela não queria pensar nisso. Em outros, ela queria acreditar que conseguiria realizar o sonho de ficar junto de seu amor, uma vez que invocasse Suzaku. No entanto, esse doce sonho era realmente possível? Eu gosto muito dos dois juntos, mas confesso que me irrita um pouco o fato de tantas pessoas e situações se intrometerem entre os dois. Parece que tudo tinha que que ser direcionado ao relacionamento deles. Já estava ficando enjoativo.



            Imperador Hotohori, apesar de sua alta posição, também é um Guerreiro Celestial escolhido pelo deus Suzaku, a Estrela “Hotorori”. É um homem de beleza exuberante e sabe muito bem disso, ao ponto de ser narcisista. Às vezes, pode até ser confundido com uma mulher, por tamanha beleza e delicadeza de seus traços tão bonitos. Apesar de ser um imperador jovem, ele é autoritário, admirado por todos por sua elegância e inteligência. Como sempre passou muito tempo solitário e estudando duro para ser um bom herdeiro, acabou se tornando uma criança muito precoce. Seu sonho era conhecer a Suzaku no Miko. A história sobre ela o fascinava, mesmo depois de adulto. Quando conheceu a Miaka, acabou se apaixonando por aquela menina enérgica e atrapalhada, que era diferente de todas as pessoas que conhecia. Ainda que dedicasse todo o seu amor a ela, a menina com certeza tinha muito carinho por ele e acabou não sendo capaz de correspondê-lo. Eu amo esse personagem. Fico muito triste por vê-lo sofrer na friendzone.  Esperava muito que ele fosse feliz no futuro.



            Nuriko é um dos Guerreiros Celestiais escolhidos por Suzako, a Estrela “Nuriko”. É um jovem de uns 17 anos que se veste de mulher e diz que, apesar seu físico ser de homem, por dentro é mulher. Por isso, acabou entrando como pretendente à imperatriz do imperador, por quem diz ser apaixonada, o que fez todos os seus amigos acreditarem que ele fosse gay. No entanto, mais para a frente, foi revelado que não era bem assim. Nuriko, quando criança, sofreu um trauma ao perder sua irmãzinha mais nova, fazendo-o tomar a sua identidade. Então, passou a ter duas personalidades: a mulher, que é sua irmã, e o homem, que é ele próprio. A mulher dentro dele ama Hotohori, o que o fez várias vezes perturbar a Miaka por ciúmes, no começo. Porém, quando ele se liberta do seu lado feminino e toma apenas seu próprio eu, ele revela que amava Miaka, mas que, já que ela já tinha alguém em seu coração, apenas queria que a sua amada vivesse feliz.  Nuriko é lindo tanto como mulher quanto homem. Pode ser meio travesso, mas é alguém que se preocupa muito com as outras pessoas mais do que consigo mesmo. Está sempre observando as pessoas e sempre que sente que, de alguma forma, é necessário, está junto dessa pessoa. Ele ama a todos seus amigos. Tem um coração enorme. Aprendi a amar muito esse personagem, pois ele é muito amável.



            Chichiri é um dos Guerreiros Celestiais escolhidos por Suzaku, a Estrela “Chichiri”. É um monge que usa uma máscara de seu próprio rosto, que está sempre sorrindo, para esconder sua cicatriz e seu rosto sofrido. Apesar dele ser uma pessoa bondosa, que se preocupa com o bem estar de seus amigos e o povo de Konan, sua história é bem triste.  No passado, ele tinha uma noiva e um melhor amigo, porém, esse laço foi rasgado à força quando seu melhor amigo ficou interessado em sua noiva, causando um mal-entendido que destruiu tudo. Chichiri ficou tão revoltado, que acabou matando seu amigo. No momento que o fez, percebeu que tinha se tornado alguém terrível e ficou arrependido de seu ato. Então, passou a viver como monge, não esquecendo sua dor, mas lutando para fazer o melhor que pode pelos outros. 



            Tasuki é um dos Guerreiros Celestiais escolhidos por Suzaku, a Estrela Tasuki. É um rapaz de 17 anos, esquentado, que pode, às vezes, ser um pouco grosseiro e briguento, no entanto, é um dos mais ingênuos, corajosos e gentis. Ele diz não gostar de garotas, mas isso deve estar relacionado ao fato de sua mãe e irmã serem bem dominadoras, o que ele respeita totalmente, apesar de sua personalidade. Tasuki é líder dos bandidos da montanha e tem orgulho disso. Por isso, quando Miaka apareceu falando que estava procurando Tasuki, ele escondeu seu nome e a verdade sobre si. No entanto, a atração que as Estrelas sentem pela Miko não o deixou ficar longe dela, pois ele queria protegê-la. Durante o anime, ele mostra ter se apegado muito a todos, até mesmo com Tamahome, que ele, no começo, odiava por causa das atitudes ruins que o tomaram quando estava sob uma poção.  Agora eles são melhores amigos. Somente no ova ele toma conta sobre seus sentimentos em relação à Miaka. Também foi a primeira vez que teve interesse por uma mulher.



            Mitsukake é um dos Guerreiros Celestiais escolhidos por Suzaku, a Estrela “Mitsukake”. É um homem grande, com um coração ainda mais grande. É muito generoso e ama animais. A sua habilidade mágica é de cura, com isso, acabou virando um médico. Porém, acabou abandonando, após não conseguir salvar a pessoa que ele mais amava. Quando foi encontrado pela Miko, acabou se juntando ao grupo e tomando a vontade de viver para salvar outras pessoas com suas habilidades. Não passamos tempo suficiente com ele, e como é muito calado e na dele, acaba não marcando tanto quanto alguns outros personagens.



            Chiriko é um dos Guerreiros Celestiais escolhidos por Suzaku, a Estrela “Chiriko”. É um garotinho de 13 anos que é um prodígio, por ser muito inteligente e ter tamanho conhecimento sobre tudo. Por isso, apesar da idade, já está prestando exames para entrar para o governo de Konan. No desenvolvimento do anime, Chiriko é um dos últimos guerreiros a aparecer e não passamos muito tempo com ele para conhecê-lo melhor. No mangá, tem algumas coisas mudadas sobre ele, como: quando o kanji some de seu pé, ele fica meio tapado e age como a criança que é. Isso acaba acontecendo por diversas vezes durante a jornada deles.



            Yui Hongo é a melhor amiga de Miaka e a Sacerdotisa do Seiryu (Miko no Seiryu), do Reino de Kuto. É uma garota bonita e inteligente que, apesar de no seu mundo mostrar tamanha confiança, uma vez em outro mundo, passou a ser fraca de espírito, ao ponto de não aguentar a pressão e ser facilmente enganada. Nesse novo mundo, Yui se deixou ser envolvida por inveja, ciúmes e ódio, se deixando acreditar que sua melhor amiga, que conhece mais que ninguém, a abandonou, deixando-a passar pelo inferno enquanto Miaka estava feliz nos braços do rapaz por quem ela também estava apaixonada. Por causa disso, a moça causou diversos conflitos que acabaram na morte de muitas pessoas, destruindo a si mesma aos poucos. Yui queria fazer entender que tudo isso era porque ela queria Tamahome, mas isso era só uma desculpa. Ela o amava, sim, mas, na verdade, ela amava mais a sua amiga. Ao se sentir traída, resolveu mentir para si mesma que a odiava mais do que tudo, e queria acabar com ela, custe o que custar. Porém, no desenvolvimento, Yui percebe o grande estrago que fez. Apesar de culpar os outros por suas decisões, por a tê-la enganado, a instigando a fazer todo esse estrago, a verdade foi jogada na cara dela, que foi ela mesma que mentiu. Por estar com tanto medo de encarar as coisas, preferiu odiar primeiro, ao invés de ouvir. Mesmo diante de tantas coisas horríveis que Yui fez, Miaka nem um minuto deixou de acreditar nela, e em todo minuto cogitou leva-la consigo, em segurança. Era a sua amada amiga. Me irrita muito esse tipo de coisa entre amigas, porque elas se conheciam mais que qualquer um, por que deixou se levar dessa forma? Fiquei muito brava.



            Nakago é o Guerreiro Celestial escolhido pelo Seiryu, a Estrela Nakago. É um belo homem carismático, que atrai a admiração e o medo das pessoas que o cercam. Apesar dele aparentar ser calmo e avoado, a verdade é que ele é muito inteligente e sempre age de forma calculada. Na frente de Yui, aparenta ser gentil, mas a verdade é que, com as demais pessoas, principalmente os outros Seiryu, ele mostra sua natureza cruel, manipuladora e sádica. Apesar de Nakago e Yui serem shippaveis, infelizmente, esse lindo homem não demonstra ter apego a nada, a não ser a sua ambição. No passado, sua aldeia foi destruída. Enquanto uns caras abusavam de sua mãe, os seus poderes despertaram, o que levou a sua mãe à morte. Após isso, foi levado ao Imperador, que ficou interessado por ele ser uma criança muito bonita e o abusou, até uma certa idade.  Nakago parece ser fiel ao Imperador, mas só ele mesmo sabe o que se passa em sua mente.  Fez Yuii acreditar que era amada por ele, mas, na verdade, só estava cogitando o poder que ela iria adquirir, uma vez que invocasse o Dragão.



            Amiboshi é o Guerreiro Celestial escolhido pelo Seiryu, a Estrela “Amiboshi”. Ele é o irmão mais velho, gêmeo de Suboshi. Tem 15 anos, é um jovem bonito, gentil e pacifista. Ele odeia guerras e gostaria de evitá-las. Achando que, se evitasse que a sacerdotisa da Suzaku invocasse o deus de Konan, haveria paz, acabou aceitando a missão de se infiltrar no time Suzaku, pegando o lugar de Chiriko antes dele aparecer. Sua habilidade é tocar uma música mortal em sua flauta. Quase matou todos os guerreiros e a Miaka, mas acabaram sendo salvos pelo verdadeiro guerreiro de Suzaku, de quem ele havia pegado o lugar. Embora todos estivesse revoltados por terem tratado-o como amigo o tempo todo, mas terem sido enganados, a jovem Miko, por outro lado, queria entender o motivo dele e não acreditou, nem um momento, que era uma pessoa ruim. Amigoshi é um amorzinho, apesar de tudo. Mais tarde, ele mostra que também é apaixonado por Miaka.



            Suboshi é o Guerreiro Celestial escolhido pelo Seiryu, a Estrela “Suboshi”. É o gêmeo de Amiboshi. Apesar de terem características iguais, eles são muito diferentes em termos de personalidade. Esse é teimoso, cruel e sádico. O jovem acaba apaixonado pela Yui, após ser consolado por ela ao perder alguém muito importante. Por isso, acaba pegando todas as dores dela para si, odiando Miaka e Tamahome, querendo fazer de tudo para se vingar deles, por ela. Suboshi ama muito seu irmão. Sabe aquela ligação que parece que todos gêmeos têm um com o outro? Existe um amor incondicional entre eles, mas ambos pensam totalmente diferente.



            Soi é o Guerreiro Celestial escolhido pelo Seiryu, a Estrela “Soi”. É uma mulher bonita que, apesar de não ser má e não ter nada contra a Miko ou os guerreiros de Suzaku, acaba fazendo mal a eles, por ser fiel ao Nakago. Ela foi vendida quando criança e  estava sendo obrigada a se prostituir, mas se negou. Acabou sendo salva por Nakago, por quem ficou muito agradecida e admirada. Depois de adulta, resolveu viver por ele, acabando por se tornar uma das guerreiras. Soi é apaixonada por Nakago, mas não sabemos ao certo se é correspondida. Ela admira e sente inveja do relacionamento de Miaka e Tamahome, que se amam tanto.



            Tomo é o Guerreiro Celestial escolhido pelo Seiryu, a Estrela “Tomo”.  É um homem um tanto excêntrico, vaidoso, cruel e sádico. Ele não tem nada contra ninguém em particular, mas faz tudo por amor a Nakago. Soi e Tomo são parceiros, mas não se suportam, ainda mais por serem rivais no amor, mas ainda trabalham bem juntos, quando necessário. Mesmo não tendo atração por mulheres, ele tentou tomar a virgindade de Miaka, para atrapalhar o relacionamento dela com Tamahome e fazê-la deixar de ser uma Miko.



            Ashitare é o Guerreiro Celestial escolhido pelo Seiryu, a Estrela “Ashitare”. É um homem meio lobo, que foi torturado por muito tempo por Nakago, fazendo-o ter uma certa fidelidade e medo do mesmo. Ele é bem estranho. Não sei se tem noção humana, já que parece ter sido criado como uma fera. Eu tenho raiva dele, mas ao mesmo tempo tenho muita pena, porque talvez ele só seja o monstro que é por causa da forma que foi ensinado a ser. Me pergunto se ele foi feliz alguma vez na vida...



            Miboshi é o Guerreiro Celestial escolhido pelo Seiryu, a Estrela “Miboshi”. Ele é o mais misterioso de todos os guerreiros Seiryu, porque não se sabe qual a sua verdadeira forma e nem se sabe quase nada sobre ele. A não ser que, por causa de diversos experimentos, perdeu seu corpo. Assim como quase todos os guerreiros de Seiryu, é cruel e sádico.



            Esse mundo dentro de um livro mágico, chamado “O universo dos quatros deuses”, é uma história que ocorreu na China antiga. Nesse mundo, existem quatro países e cada um serve a um deus. Konan serve à Fênix do Fogo, Suzaku. Kuto serve ao Dragão Azul da Água, Seiryu. Hokkan serve ao deus Tartaruga Serpente Negra da Terra, Genbu. Sairou serve ao deus Tigre Branco do Ar, Byakko. Cada um desses deuses tem a sua Miko e seus Guerreiros Celestiais escolhidos. Uma vez que são invocados, trazem prosperidade ao país, e a Miko pode fazer três pedidos. As Miko de Gebu e Byakko já tinham visto esse mundo antes, mas nada se sabe ao certo de primeira mão delas, embora o irmão de Miaka passe a investigar isso, temendo que o pior pudesse acontecer com a sua irmãzinha e sua amiga.
            Esse anime é maravilhoso, no entanto, pode ser cansativo, emocionalmente. Além disso, acho que tem certas coisas um tanto desnecessárias. Porém, ainda assim, é muito bom. Então, eu gostaria muito que as pessoas dessem uma chance para conhecer. Talvez nem tanto pela história, mas pelos personagens. Eu me apaguei tanto a eles e sofri muito, muito. Chorei as pitangueiras e até fiquei dias sem ver, por estar deprimida. Espero que vocês gostem. INDICADÍSSIMO!!!

Gênero:     Fantasia, Aventura, Romance, Isekai

Autor: Yuu Watase
Mangá:  40 Volume  
Anime:    52 episódios 
Ova:   13 episódios 
Novel:   13 Volume

0 comentário

Postar um comentário