Genshiken


       

   
Não me lembro o que me levou a comprar o mangá “Genshiken”, no entanto, nunca me arrependi de tê-lo feito. Esse mangá foi lançando no Japão em 2002, com uma ilustração superbacana. Foi trazido para o Brasil em 2013, pela editora JBC. O que mais gosto no mangá é como ele é tão prático e divertido de ler. Em 2010, saiu uma nova temporada, “Genshiken Nidaime”, que ainda se encontra em andamento. Por enquanto, ainda não tive acesso. Um dia, quem sabe, apareça por aqui. Em 2004, foi lançada a primeira temporada do anime e, em 2007, saiu a segunda temporada. Quem leu o mangá percebe quantas lacunas a animação deixa. Também mudam muitas coisinhas para enganar aquilo que foi cortado desnecessariamente. Prefiro o mangá, depois de tudo, pois é muito mais completo e divertido. Tem dois ovas, mas eu, infelizmente, não encontrei.  Em 2013, saiu o anime “Genshiken Nidaime”. Já coloquei-o na minha lista e um dia quero muito assistir. Em 2008, saiu a novel, da qual não tenho muitos detalhes.


            Esse enredo gira em torno de universitários que se uniram por causa de seus hobbies, conflitos e aventuras em volta de seus mundos otakus, formando um clube na faculdade chamado de Genshiken. Um dia, um calouro tímido e nem um pouco confiante estava à procura de um clube que gostasse e se sentisse bem. Mesmo sendo, de certa forma, um otaku, o jovem rapaz não conseguia ter confiança para assumir seu hobby. Por isso, mesmo querendo entrar em um clube relacionado ao tema, não conseguia ter coragem.  Porém, sem perceber, seus pés o levaram para frente da porta do Genshiken. Quase desistindo, acabou sendo abordado por um integrante, que o fez entrar para, pelo menos, conhecer. O calouro que não conseguia admitir o seu gosto em comum com aquelas pessoas acabou ficando sozinho, enquanto cada integrante saía para algum compromisso. Então, ali, sozinho, diante de todas aquelas coisas que, aos olhos de um otaku, são como tesouro, ele não se segurou mais. Contudo, o que ele não fazia ideia é que aquele momento sozinho era um teste e que seus colegas estavam de olho nele, provando que ele era um otaku nato e que se encaixava perfeitamente naquele clube. E agora? Ele vai encarar sua timidez e temores e sair do armário de vez, tendo confiança de ser um legítimo otaku???


            Kanji Sasahara é um rapaz calmo, tímido e sem muita autoconfiança. No começo da história, ele era um calouro que não conseguia admitir ser um otaku, apesar de amar anime e mangá tão fervorosamente em segredo. Porém, uma vez que ele passou a fazer parte desse clube, passou a conhecer um horizonte muito maior e, aos poucos, acabou criando mais autoconfiança em si mesmo. Depois de alguns anos no clube e de passar duas gerações ao começo da história, ele foi indicado a presidente. Acho que esse cargo o ajudou muito a amadurecer. Apesar do anime não dar crédito a isso, no mangá, ele se apaixonou e, depois de muito lenga-lenga de ambas as partes, ele começou a namorar a Ogiue. O legal no mangá é isso: mostra detalhes da evolução da relação deles. Se tornaram muito fofos, por sinal.


            Makoto Kousaka é um rapaz bonito, inteligente, social e amigável. Apesar de não aparentar ser um otaku, ele não esconde seus gostos, sendo muito aberto sobre quem ele é: um otaku nato, de carteirinha. Ele ama jogos de luta e eroge (pornográficos). No começo da história, é um calouro que encontrou sem hesitar no clube Genshiken, que achou que combinava mais com ele. No seu primeiro ano, reencontrou sua amiga de infância, que ficou caidinha de amores pelo Makoto do presente, no entanto, desapontada por ele ser um otaku. Apesar de não dizer diretamente, todos já sabiam que a menina era caída por ele. Já Makoto, era difícil dizer o que realmente sentia. Depois de um tempo, começaram a namorar. Sua namorada fica tentando fazê-lo parar de ser otaku, no entanto, é um caso perdido.  Ele diz diretamente não ter intenção nenhuma de mudar os seus gostos por ninguém. Makoto coloca seu hobbie em primeiro lugar, muitas das vezes até frustrando sua parceira, que tem que entender, se não quiser perder o namorado.


            Saki Kasukabe é uma mulher bonita, vaidosa, inteligente, sincera e cabeça quente.  Ela não é otaku e os odeia, ainda mais por seu namorado ser um, o que ela não consegue aceitar de jeito algum. Contudo, ela é obrigada a conviver com vários, se quiser ficar junto de seu namorado. Apesar dela sempre maltratar todos os homens do clube, o tempo de convivência a fez mudar um pouco em relação a eles. Quando se deu conta, ela já tinha se tornado amiga deles e, apesar de não ser otaku, acaba virando integrante do clube.  Saki passou a confiar tanto, que até desabafava ou pedia conselhos sobre seu relacionamento para os rapazes. Ela ficava muito frustrada por ser posta em segundo lugar. Para piorar, ela não conseguia entender que, apesar deles serem sexualmente ativos, ele ainda preferia jogar eroge. É como dizem, né? Quem se apaixona primeiro sempre perde. Com o tempo, apesar de não engolir 100% o hobby dele, ela equilibrou seus gostos opostos para poder conviver bem.


Harunobu Madarame é um legítimo otaku e tem orgulho disso. Apesar de ser um bom questionador e ter um jeito dominante de falar, ele pode ser um tanto covarde em alguns momentos. No começo da série, ele já era um veterano. No ano seguinte, foi nomeado o segundo presidente e, depois de estar em seu último ano de faculdade, nomeou Sasahara. Como otaku, ele não se contém em gastar cada centavo para alimentar seu hobby. Chega até mesmo a dizer que economiza em comida para ter dinheiro para investir no hobby. Madarame, depois de ter sido muito alvo dos insultos e bofetadas de Saki, acaba se apaixonando por ela. Mesmo querendo desistir, cada vez mais ficava difícil. Mesmo não dizendo nada, ele apenas compartilhava alguns momentos com ela, e isso já era o suficiente para ele.


            Souichiro Tanaka é um homem calmo, gentil e atencioso. É um legítimo otaku, no entanto, sua especialidade maior é no mundo do cosplay. Ele ama fabricar trajes e tirar fotos como cosplayer. Pode mostrar um outro lado, quando alguém demonstra desrespeito as figures ou ao cosplay. No começo da série, era um veterano junto de Madarame. Quando estava para se formar, entrou em uma escola para aperfeiçoar sua técnica de costura. No desenvolvimento, acaba encontrando uma cosplayer no clube, o que o deixa muito feliz. Depois de compartilhar esse gosto em comum, com muita enrolação, finalmente eles começaram a namorar. Uma coisa bacana no anime é que mostraram um pouco mais detalhado como foi que eles começaram a namorar, porque o mangá não mostra.


           
Mitsunori Kugayama é um homem um tanto na dele. Ama desenhar, mas não se sente capaz o suficiente para investir nesse hobby para ser um mangaka. Ele gosta de dificultar as coisas e está sempre pondo obstáculos, no entanto, é apenas medo de avançar, por isso sempre desiste no meio do caminho. É um otaku nato, com seus gostos em particular. É um veterano como Madarame e Soushiro, se formaram juntos. No desenvolvimento, Sasahara, como presidente, resolve fazer um Doujinshi para participar no evento otaku que tem duas vezes ao ano. Ele consegue convencer o Mitsunori a desenhar, mas acabaram se desentendendo várias vezes.



            Kanako Ohno é uma mulher bonita, de corpo avantajado, calma e amigável. Ela morou por muitos anos nos Estados Unidos, e agora voltou para fazer faculdade. Talvez por essa convivência com estrangeiros, ela não tem vergonha de mostrar seu lado otaku, sendo a primeira mulher a entrar no Genshiken por conta própria. Apesar de amar todo o universo do mundo otaku, ela tem um gosto um tanto peculiar: tem um crush em personagens de meia-idade e carecas. Além disso, ama fazer cosplay. Por muita sorte, encontrou uma pessoa que ama fazer trajes, então ela estava sempre tendo vários personagens feitos por ele. Então, Ohno é a tampa e Tanaka é a panela. Não poderia dar mais certo. São uma combinação perfeita. 


            Chika Ogiue é uma garota séria, hostil e nada sincera. Apesar de ser uma otaku, ela diz odiar otakus fervorosamente, ao ponto de brigar feio com as demais otakus, por elas terem interesse em yaoi. Contudo, a jovem, que esconde ser uma fujoshi, é uma legítima fujoshi, daquelas que, quando vê um homem lidando amigavelmente com outro, a mente viaja longe em suas fantasias mais constrangedoras. Depois de muita luta contra seu próprio ser, ela acaba confessando seu gosto e revela o motivo de se odiar tanto. Tudo isso só passa no mangá, infelizmente, porque foi muito interessante. Depois de muito lenga-lenga, ela passa a namorar Sasahara, que a aceita como ela é.
            Eu tenho que dizer que o anime nunca chegará aos pés do mangá, no entanto, não é todo ruim. Eu peguei muita referência boa nessa história, que conta história real de uma variedade de otakus. Pode ver que também rola um preconceito, tanto das pessoas normais para os otakus, quanto dos próprios otakus entre si. Parece-me que existe um padrão e eles ficam perplexos quando um otaku é mais vaidoso ou chamativo. Vale muito a pena ler o mangá. Então, se tiverem uma oportunidade, leiam. Vocês vão amar!  IDICADÍSSIMO!!!

Gênero:    Comedia, Slice of life
Autor: Shimoku Kio
Mangá:  9 Volume  
Anime:    24 episodio + 2 ova

0 comentário

Postar um comentário